Sábado, 15 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,30

EuroR$ 6,13

Santos

22ºC

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Câmara de Peruíbe aprova o Dia do CAC

Anualmente, em agosto, o Legislativo fará a entrega dos títulos de "CAC Destaque do Ano"

Sandro Thadeu

06/10/2025 - segunda às 04h00

Situação contraditória?
Após ser reconhecida, no ano passado, como o primeiro município da história do Brasil a receber o título de "Cidade das Aves" pelas organizações Environment for the AmericasAmerican Bird Conservancy, por abrigar mais de 500 espécies de aves — inclusive em risco de extinção —, Peruíbe passará a celebrar uma nova data: o Dia do CAC (Colecionador, Atirador e Caçador), que será comemorado anualmente em 10 de agosto. Esse projeto de decreto legislativo é de autoria dos vereadores Adilson da Táxi Van (PSB), Cristen na Mira (MDB), Dr. Fernando Huraguti (PP), Fábio Mariano (PL), Gustavo Tamer (PSB), Júlio César dos Santos, o Julinho (União), Kaio Lima (Republicanos), Pedrinho D’Lara (Avante), Serginho Fonseca (PSDB) e Sérgio Teté (PP).

Combate ao preconceito
O texto prevê que o Legislativo fará uma sessão solene, em agosto, em homenagem ao Dia do CAC, com o objetivo de homenagear e reconhecer a atuação dos CACs do Município com a entrega dos títulos de "CAC Destaque do ano", indicados pelos vereadores. A proposta prevê, ainda, valorizar o papel dos CACs na promoção da segurança, do esporte e da cultura, além de promover debates, palestras e outras atividades de interesse público relacionadas ao tema para disseminar "informações corretas sobre a atuação dos CACs, combatendo preconceitos e incentivando a prática esportiva, cultural e social dentro dos parâmetros da lei".

Voz vencida*
Adriana Lima (PT), Daniela Teles (PSDB), Nelsinho do Posto (PSD) e Rodrigo Silva (PSDB) foram contrários à aprovação da propositura na sessão do último dia 17, quando a proposta recebeu o aval da Casa de Leis, apesar dos protestos de integrantes da causa animal de Peruíbe, conselhos municipais de Proteção e Bem-Estar Animal (Combem) e de Defesa do Meio Ambiente (Condema), do coletivo Cidade das Aves e de vários cidadãos que repudiaram a criação de uma data para homenagear caçadores.

*Observação: conteúdo modificado em 9 de setembro. A publicação original trouxe a informação equivocada que somente a vereadora Adriana Lima (PT) teria votado contra a criação do Dia do CAC. Na verdade, ela foi a única que justificou o voto contrário na propositura. Este colunista pede desculpas pelo equívoco. 

Péssima ideia
"A caça é proibida em nosso país. Peruíbe se destaca internacionalmente por ser a primeira Cidade das Aves do Brasil. Nosso município possui mais de 50% do seu território ocupado por unidades de conservação e temos uma administração pública e sociedade civil atuando intensamente na defesa dos animais silvestres. Apesar disso, os vereadores consideraram que homenagear caçadores seria uma boa ideia", lamentou a ambientalista e engenheira agrônoma Mari Polachini, que preside o Combem.

Doação
Na próxima quarta-feira, será assinado um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Santos e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para formalizar a doação de áreas na Zona Noroeste, segundo informou à coluna o coordenador do escritório descentralizado da SPU na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, Emerson Santos.

Retorno a Santos
Em contrapartida, a Administração Municipal assume o compromisso de fazer a regularização fundiária e a urbanização desses locais. A formalização desse documento contará com a participação da geóloga e diretora do Departamento de Destinação de Imóveis da SPU, Cassandra Nunes (PT), que atuou como vereadora em Santos entre 1997 e 2012.

Mais transparência
O vereador de São Vicente Tiago Peretto (União) apresentou, na última quarta-feira, o Projeto de Lei 116/2025, que autoriza a instalação e utilização de câmeras corporais nos coletes, fardas e demais vestimentas de uso oficial dos integrantes da Guarda Civil e dos agentes de trânsito. O objetivo dessa medida é assegurar maior transparência e segurança jurídica na atuação dos servidores públicos.

Experiência exitosa
Na avaliação do parlamentar, as gravações obtidas serão utilizadas como prova e fiscalização para prevenir eventuais abuso durante a atuação desses trabalhadores. "Experiências em diversos municípios e estados brasileiros demonstram que o uso desses equipamentos resulta em redução de conflitos, denúncias infundadas e condutas inadequadas, fortalecendo a confiança da sociedade nas instituições públicas", destacou.

Fazendo história
Na última quarta-feira, a deputada estadual Ediane Maria (PSOL) assumiu a liderança do partido na Assembleia Legislativa. Ela é a primeira trabalhadora doméstica a ocupar essa função no Parlamento paulista.

Grande responsabilidade
"Carrego comigo a responsabilidade de representar a classe trabalhadora, a luta por moradia e povo de periferia. Será um espaço ocupado com o objetivo de fortalecer os interesses do povo de São Paulo e continuar no enfrentamento contra a extrema direita, alinhada ao governo de Tarcísio, que atrasa os avanços em políticas públicas", destacou.

Transferência
A ex-prefeita de Santos Telma de Souza (PT) deixou ontem a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Beneficência Portuguesa e foi transferida para um quarto do Hospital SerPiero, localizado no bairro da Vila Mathias, para dar continuidade ao tratamento clínico e fisioterápico, após sofrer um AVC, na última quarta-feira.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

TCESP emite parecer desfavorável às contas de 2023 de Válter Suman 

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Justiça suspende licitação de limpeza urbana em Itanhaém

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Classe política de Guarujá critica nova conquista anunciada por Rosana Valle

2
Entre em nosso grupo