Segunda, 27 de Maio de 2024

DólarR$ 5,17

EuroR$ 5,61

Santos

20ºC

"LIMPEZA"

Vídeo mostra limpeza e remoção de barracos na lateral do viaduto em São Vicente

Por meio de nota, a Prefeitura de São Vicente informa que no momento em que as máquinas estavam trabalhando, não havia pessoas em situação de rua no local, assim como pertences pessoais ou roupas

Da Redação BS9 - Isabella Monteiro

18/12/2023 - segunda às 10h30

Além de muita sujeira, é de conhecimento público que naquele local há muitas habitações irregulares (barracos) de pessoas em situação de rua - Foto: Reprodução/Instagram

Um vídeo publicado nas redes sociais do vereador Thiago Peretto (PL), de São Vicente, na terça-feira, 12, mostra uma retroescavadeira fazendo a limpeza da lateral do viaduto da Vila Margarida. Nas imagens é visivel ver um caminhão com intulho. 

Além de muita sujeira, é de conhecimento público que naquele local há muitas habitações irregulares (barracos) de pessoas em situação de rua. 

A Reportagem do BS9 entrou em contato com o vereador, porém até o momento da publicação da reportagem não houve retorno da parte. 

O Ministério Público Federal (MPF) e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) foram acionados para averiguar se houve violação de Direitos Humanos, e afirmou que apura os fatos, porém não há prazo definido para o cumprimento das novas etapas. 

Por meio de nota, a Prefeitura de São Vicente informa que no momento em que as máquinas estavam trabalhando, não havia pessoas em situação de rua no local, assim como pertences pessoais ou roupas.

A Administração Municipal ainda informa, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), que as ações de limpeza de abrigos irregulares ocorrem junto a uma força-tarefa composta pelas secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e Defesa e Organização Social (Sedos). Em conjunto, as equipes atendem as demandas acolhendo as pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferecendo acolhimento e encaminhamento para os serviços oferecidos pela Prefeitura, para, posteriormente, serem efetuados os serviços de limpeza.

A Prefeitura afirma que todas essas ações são realizadas dentro das normas estabelecidas, com planejamento e integração entre as forças de defesa e segurança, buscando combater ocupações irregulares, acúmulo de resíduos e demais irregularidades.

Ainda em nota a administração cita que nenhum pertence pessoal foi retirado. Os moradores em situação de rua são orientados para o encaminhamento ao Centro Pop, que oferece alimentação e higiene diariamente. As ações conjuntas retiram, apenas, materiais utilizados para a instalação de 'cabanas'.

Este espaço está em estudo para a viabilização de abertura de uma rua ou canalização. Porém, como se trata de uma área de domínio da Ecovias, o Município segue em tratativa com a mesma para ações efetivas.

A Administração Municipal salienta que a adesão a abrigos por parte das pessoas em situação de rua é espontânea. A Prefeitura segue promovendo ações intersecretariais, contando apoio das polícias Militar (PM) e Ambiental (PAmb).

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

TEATRO

CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos da Companhia de Teatro Heliópolis chega à cidade de Pra

EVENTO

Procor SV fala sobre ações de combate ao racismo nas escolas a universitários de Santos

OBRAS

Avançam obras de novo espaço que acolherá mulheres vítimas de violência em Santos

2
Entre em nosso grupo