Sábado, 27 de Abril de 2024

DólarR$ 5,12

EuroR$ 5,47

Santos

26ºC

EDUCAÇÃO

Prefeitura de Bertioga apoia curso para formar novos monitores ambientais e guias de turismo

De acordo com o chefe de Ecoturismo, Aluízio Durço Bernardino, as aulas práticas aprimoram o conhecimento dos alunos sobre os pontos turísticos existentes no município

da Prefeitura de Bertioga

28/03/2024 - quinta às 15h19

PMB

Na manhã da última terça-feira, aconteceu uma aula prática para alunos do ensino público estadual médio e técnico na Trilha de Itaguaré - Relíquias do Passado, em Bertioga, ministrada pela Secretaria de Turismo e Cultura. A aula faz parte da grade dos cursos técnicos de Administração e Guia de Turismo realizados na Escola Estadual William Aureli, em parceria com a Prefeitura.

De acordo com o chefe de Ecoturismo, Aluízio Durço Bernardino, as aulas práticas aprimoram o conhecimento dos alunos sobre os pontos turísticos existentes no município. Conforme o Plano Diretor de Turismo, Bertioga apresenta vários pontos turísticos, tanto em áreas preservadas, como em área urbana.

Formação aberta ao público

Com uma procura crescente por atividades de ecoturismo na região, a Prefeitura de Bertioga informa que o SENAC Bertioga abrirá inscrições para o curso de formação de monitores ambientais. A partir de 9 de julho os interessados podem realizar a inscrição através do site do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) https://www.sp.senac.br/senac-bertioga/cursos-livres/curso-de-monitor-ambiental

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado de São Paulo, o curso visa capacitar profissionais específicos para atuar na área de monitoramento em destinos turísticos, como as áreas naturais do Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB) e o Parque Estadual Serra do Mar Núcleo Bertioga (PESM-NB).

Com duração semestral e totalizando 240 horas entre aulas teóricas e práticas, o curso oferece uma formação abrangente, focada na elaboração de roteiros turísticos personalizados. Os participantes são treinados para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além de estarem aptos a atuar em conformidade com a legislação ambiental vigente.

Entre os principais pontos abordados durante o curso está o conhecimento das características locais, ambientais e turísticas, análise de dificuldades em trilhas, identificação de riscos, estratégias de segurança em grupo e primeiros socorros. As aulas práticas supervisionadas são realizadas nas unidades de conservação vinculadas à Fundação Florestal, proporcionando uma experiência real e enriquecedora.

Após a conclusão do curso, os profissionais deverão registrar-se na Secretaria de Turismo e Cultura e na Fundação Florestal para atuarem nas áreas dos parques PERB e o PESM-NB, bem como em todo o território municipal.

Conforme o chefe de Ecoturismo, Aluízio Durço Bernardino, essa formação é muito importante, pois abre portas para o desenvolvimento turístico local, fornecendo uma capacitação coerente com as necessidades da cidade. "Os profissionais formados nesse curso são os primeiros contatos dos turistas com as belezas naturais e históricas de Bertioga, são eles que apresentam e descrevem os atrativos naturais e históricos que podem ser visitados no nosso município", acrescentou.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SANTOS

Exposição de carros antigos terá dezenas de 'Fordinhos' e outros modelos

PROGRAMA

Chorinho no Aquário recebe pela primeira vez o som de Ary Borges Quarteto

CULTURA

Gibiteca recebe cartunista para bate-papo sobre HQ que se passa em Santos

2
Entre em nosso grupo