Sábado, 27 de Abril de 2024

DólarR$ 5,12

EuroR$ 5,47

Santos

28ºC

SAÚDE

PG reivindica recursos para o Hospital Irmã Dulce em evento sobre Regionalização da Saúde

Oficina reuniu o secretário de Estado e os secretários dos municípios da Baixada e do Vale do Ribeira

da Prefeitura de Praia Grande

28/03/2024 - quinta às 09h00

Os encontros visam reorganizar a rede de Atenção à Saúde da Região  para ampliar a oferta dos serviços públicos de saúde - PMPG

Praia Grande marcou presença na 2ª Oficina de Regionalização da Saúde  da macrorregião Baixada Santista e Registro (RRAS-7), que ocorreu  nesta terça-feira (26), em Registro, com gestores e técnicos das duas  regiões. O Município aproveitou o encontro para solicitar mais  recursos para o Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID), equipamento que  atende pacientes de toda a Região.

Os encontros visam reorganizar a rede de Atenção à Saúde da Região  para ampliar a oferta dos serviços públicos de saúde. Em um dos  momentos da oficina, o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva,  se reuniu com os secretários municipais de Saúde da Baixada Santista e  do Vale do Ribeira, permitindo com que cada gestor fizesse  reivindicações para a sua cidade, além das solicitações das demandas  regionais. Na oportunidade, o secretário de Saúde Pública de Praia  Grande, Cleber Suckow Nogueira, pediu mais apoio financeiro para o  custeio de leitos e dos procedimentos de alta complexidade efetuados  no Hospital e que são de competência do Estado.

“Foi um evento importante para cobrarmos o Estado as demandas que vão  atender e melhorar a Saúde não só de Praia Grande, mas de toda a  Região. Por exemplo, o Hospital Irmã Dulce tem 76 leitos  contratualizados com o Estado, então, nós buscamos junto ao secretário  estadual um maior aporte financeiro para auxiliar o custeio desses  leitos”, afirmou Nogueira.

Outra reinvindicação fundamental versa sobre a inclusão do Hospital  Irmã Dulce na Tabela SUS Paulista, que complementa os pagamentos às  unidades que prestam serviço ao SUS. “O Hospital é um equipamento  estruturante do SUS na Baixada, com 100% do seu atendimento SUS,  acolhendo pessoas de toda a Região. No entanto, o Hospital ainda não  foi contemplado dentro dessa atualização da tabela. Por isso, estamos  reforçando a necessidade do atendimento deste pleito, que vai  beneficiar toda a Baixada Santista”, pontuou o secretário de Saúde  praia-grandense.

Encontro – A Oficina Regionalização da Saúde de São Paulo está  acontecendo em todo o Estado e tem como objetivo estabelecer um  ambiente propício para a troca de ideias e formulação de estratégias  eficazes para abordar os problemas de saúde das regiões do Estado. O  encontro reúne gestores e técnicos da macrorregião Baixada Santista e  Registro, que corresponde à Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS-7).

Nesta terça-feira (26), os gestores da Saúde participaram de diversas  oficinas e discussões. Os seguintes temas foram abordados:  Apresentação do Programa Digital do Estado de São Paulo; Processos de  Regionalização da Saúde no Estado de São Paulo: avanços e  perspectivas; Desafios e alcance das expectativas municipais no  processo de Regionalização da Saúde no Estado de São Paulo; Processo  de Pactuação nas CIR e a implantação do Comitê Executivo de Governança  da Rede de Atenção à Saúde; e Apresentação dos resultados  preliminares, discussão e encaminhamentos da organização da Rede  Regional de Atenção à Saúde.

Além do secretário de Saúde, participaram do encontro representando  Praia Grande o subsecretário de Planejamento em Saúde, José Isaías  Costa Lima, a subsecretária de Urgência e Emergência e Atenção  Hospitalar, Fabiana Dourado, o secretário-adjunto de Urgência e  Emergência e Atenção Hospitalar, Jocemar Dias Pacheco, o  secretário-adjunto de Atenção à Saúde, Yuri Kalinin, e o coordenador  de frota – SAMU/UTS, Éder Quirino da Silva.

Referência – O Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) é um dos  principais equipamentos de saúde da Baixada Santista. Com mais de 250  leitos, a unidade atende pacientes de toda a Região e conta com  aparelhos modernos, de última geração, além de corpo clínico altamente  capacitado.

O HMID é unidade-referência do Estado na Baixada Santista nas  especialidades traumatologia e neurocirurgia. No entanto, realiza  cirurgias em diversas outras áreas, em especial cirurgia vascular,  atendendo inclusive, casos complexos. Outra área de destaque é a  maternidade que é a mais completa da região, com equipe de  neonatologistas, UTI neonatal totalmente equipada, estrutura que  poucos hospitais de região possuem.

No Centro Cirúrgico do Irmã Dulce trabalham 15 equipes de diferentes  especialidades: anestesiologia, traumatologia, vascular, cabeça e  pescoço, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia,  otorrinolaringologia, neurologia, proctologia, urologia, pediatria,  cirurgia torácica, bucomaxilo e cirurgia plástica. O local também  recebe equipes vindas de hospitais de referência para captação de  órgãos de doadores falecidos.
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SANTOS

Exposição de carros antigos terá dezenas de 'Fordinhos' e outros modelos

PROGRAMA

Chorinho no Aquário recebe pela primeira vez o som de Ary Borges Quarteto

CULTURA

Gibiteca recebe cartunista para bate-papo sobre HQ que se passa em Santos

2
Entre em nosso grupo