Terça, 28 de Maio de 2024

DólarR$ 5,16

EuroR$ 5,61

Santos

24ºC

Litoral

MSC Seaside chega ao Porto de Santos com 90 casos de Covid-19 confirmados pela Anvisa

Entre os infectados estão 65 tripulantes e 25 passageiros

Redação BS9

06/01/2022 - quinta às 08h02

Casos deixam o navio no nível 3 do cenário epidemiológico, que vai até o nível 4 - (foto: divulgação/PMS)

A história se repete no Porto de Santos. Nesta quinta-feira, dia 6, o MSC Seaside atracou por volta das 6h40 com 90 novos casos confirmados de Covid-19.
 
Após o desembarque dos passageiros, a embarcação seguirá para a área de fundeio do cais santista e fica por lá até o fim da suspensão da temporada de cruzeiros, previsto para o dia 21 de janeiro.
 
Em nota, a Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) disse que os infectados são 65 tripulantes e 25 passageiros. Isso deixa o navio no nível 3 do cenário epidemiológico, que vai até o nível 4, quando alcança 90% de contaminados.
 
Antes da suspensão, o itinerário oficial do MSC Seaside, que tem capacidade para transportar até 3.622 passageiros, era Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Ilheus (BA), Salvador (BA), Ilha Grande (RJ) e Santos (SP).
 
MSC Preziosa
O cruzeiro MSC Preziosa atracou na quarta-feira, dia 5, no porto do Rio de Janeiro com 33 casos de Covid-19 confirmados, sendo 25 entre os tripulantes e oito entre os passageiros, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
 
A embarcação, que tem capacidade para 3.016 pessoas, estava no litoral do Nordeste e chegou no início da manhã ao porto da cidade, onde os passageiros começaram a desembarcar.
 
Em nota, a Anvisa diz que está monitorando o desembarque e realizando avaliações de saúde na embarcação. "Os positivados e contactantes são orientados a quarentena, com assinatura de termo de compromisso de continuidade da quarentena, com observância do surgimento de possíveis sintomas", diz a agência, acrescentando que as pessoas cujos testes deram negativo também são orientadas ao isolamento. Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio ainda não respondeu.
 
No domingo passado, dia 2, o navio já havia atracado na cidade com um surto de Covid-19, no qual foram reportados 28 casos da doença -2 em tripulantes e 26 em passageiros.
 
Na ocasião, a MSC Cruzeiros disse que as pessoas com Covid representam 0,6% da população total do navio e que todos os casos eram assintomáticos ou com sintomas leves.
 
Outras embarcações também foram palco de surtos de Covid-19. No dia 30, a Anvisa interrompeu as atividades do Costa Diadema após 68 casos da doença terem sido confirmados, sendo 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros. A viagem tinha previsão para ser concluída em 3 de janeiro.
 
Já o cruzeiro da MSC Splendida, que teria como destino o Rio de Janeiro, teve que atracar no porto de Santos na quarta (29) após aumento de casos de Covid observados entre os tripulantes. No total, 51 tripulantes e 27 passageiros testaram positivo.
 
Segundo a Anvisa, 829 casos de Covid-19 já foram confirmados em cruzeiros entre os dias 1º de novembro e 3 deste mês. Em razão do aumento das contaminações, a agência recomendou ao Ministério da Saúde a suspensão provisória de todos os cruzeiros marítimos.
 
A Clia Brasil, associação que representa as companhias de navios de cruzeiros no país, anunciou nesta segunda (03) a suspensão das operações nos portos brasileiros até o dia 21 de janeiro. O comunicado foi feito em nome da MSC e da Costa Cruzeiros. A suspensão vale para as novas partidas, ou seja, não haverá mais embarque de hóspedes até o dia 21.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SUA SAÚDE

Bertioga inicia projeto de culinária saudável para pacientes diabéticos

TEATRO

CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos da Companhia de Teatro Heliópolis chega à cidade de Pra

EVENTO

Procor SV fala sobre ações de combate ao racismo nas escolas a universitários de Santos

2
Entre em nosso grupo