Sexta, 17 de Maio de 2024

DólarR$ 5,11

EuroR$ 5,55

Santos

35ºC

SAÚDE

Conferência encaminha 120 propostas para o Plano Municipal de Saúde de Santos

Entre as propostas aprovadas, destacam-se a padronização do atendimento às pessoas com deficiência no modelo dos Centros Especializados em Reabilitação e a uniformização dos modelos de atendimento da atenção básica, para o modelo de saúde da família

da Prefeitura de Santos

30/04/2024 - terça às 00h01

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade - PMS

Durante a 14ª Conferência Municipal de Saúde, encerrada neste sábado (27), em Santos, 120 propostas foram definidas para integrar o Plano Municipal do setor para os próximos quatro anos (2025-2028). Com o tema 'Reconstruindo e Reunindo o SUS', o evento reuniu mais de 200 delegados eleitos em 40 pré-conferências, que representavam sindicatos, associações de bairro, universidades e a Secretaria de Saúde. 

Os participantes, divididos em salas de discussão, abordaram doze eixos fundamentais para o sistema de saúde. Dentre eles, destacam-se Gestão: Recursos Humanos, Financiamento SUS, Insumos e Medicamentos, Atenção Primária em Saúde: UBS/USF e Consultório na Rua, além da Rede de Atenção Psicossocial e Políticas Públicas de Atenção à Saúde.

Entre as propostas aprovadas, destacam-se a padronização do atendimento às pessoas com deficiência no modelo dos Centros Especializados em Reabilitação e a uniformização dos modelos de atendimento da atenção básica, para o modelo de saúde da família.

Geovana Ramalho, enfermeira eleita na pré-conferência da Sociedade de Melhoramentos da Vila Pantanal, ressalta a importância da participação dos cidadãos no evento, destacando que o espaço permite que as demandas regionais sejam levadas em consideração, contribuindo para a formulação de políticas mais adequadas às necessidades da população.

"Cada um traz os problemas que ocorrem em seu bairro, em sua realidade, para os debates. E eu acredito que este é um espaço onde a população tem voz mesmo e, desta forma, podemos ajudar a criar políticas e melhorar o SUS", diz a enfermeira.

O secretário de Saúde, Denis Valejo, que particIpou do encerramento do evento, reforça o compromisso de garantir a representatividade da população na elaboração de programas e diretrizes para políticas públicas de saúde, visando incorporar as demandas e contribuições da comunidade.

"É importante escutar a população e   ver quais são as diretrizes que podemos utilizar para  melhorar a saúde de Santos. Então, foi um sucesso, a organização e as ideias trazidas pelos participantes, que se transformaram nessas 120 propostas", disse o secretário.

Já a 5ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada em conjunto com a 14ª Conferência Municipal de Saúde, teve uma sala de discussão na qual foram definidas 27 propostas.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ACONTECE

Megaevento Saúde e Comunidade Guarujá oferece serviços gratuitos no dia 25 de maio

EVENTOS

Seminário sobre esporte de alto rendimento será neste sábado em Santos

OBRAS

Concluída mais uma obra de contenção em morro de Santos

2
Entre em nosso grupo