Terça, 21 de Maio de 2024

DólarR$ 5,10

EuroR$ 5,54

Santos

20ºC

NA PRAIA GRANDE

7ª Semana da Cultura Caiçara oferece atividades culturais gratuitas

Evento acontece de 25 a 31 de maio no PDA, Portinho e Biblioteca Porto do Saber

Robson Castro

15/05/2024 - quarta às 15h20

Praia Grande está pronta para receber a 7ª Semana da Cultura Caiçara,  evento que busca resgatar os costumes e tradições dos povos que  habitam as regiões litorâneas do Sudeste e Sul do Brasil. A  programação é gratuita e acontece de 25 a 31 de maio no Palácio das  Artes, Portinho e Biblioteca Porto do Saber do Samambaia.

As atividades da 7ª Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande reúnem  apresentações de teatro, dança, rodas de conversa, exposições e  oficinas. Além disso, quatro exposições abrem as portas nesta quinta  (16), com temática referente ao evento. 'Contos e Encantos Caiçaras',  'O Descanso da Pesca', 'Revivendo o Passado, Refletido no Presente' e  a 'Exposição Harmonia Caiçara' ficam em cartaz no Palácio das Artes  com visitação gratuita.

No dia 25, a programação tem início às 15 horas com a exposição Ocian:  História, Cultura e Beleza, do artista Thiago Reis, no Hall de  Entrada. No Salão de Eventos, a atração é a Contação de Histórias  Musicadas, com André Barros Nunes.

No domingo, dia 26, a programação segue para a Área de Lazer Ézio  DallÁcqua (Portinho) a partir das 12 horas, com a Feira de Artesanato  Itinerante. Às 14 horas, acontece a Contação de história e música  Dorotéia em Contos, Cantos e Encantos – Balaio Caiçara, com os  artistas Cacau Jones e Matheus Passos. O grupo Cirandeiras da Maré do  Amor se apresenta às 15 horas. Já às 16 horas, o grupo de capoeira  Herdeiros da Senzala finalizam as atividades do dia com acrobacias,  jogo de capoeira, puxada de rede e maculelê.

Na segunda-feira (27), a programação é nas bibliotecas Porto do Saber  do Palácio das Artes e do Samambaia. No Palácio, a oficina: Adereços  Caiçara em Macramê acontece às 14h30. São 30 vagas para maiores de 14  anos, com inscrições 30 minutos antes do início. No Samambaia às  15h30, os participantes podem aproveitar a Roda Literária Caiçara e  seus Poemas, com os integrantes da Casa do Poeta Brasileiro de Praia  Grande.

Terça, dia 28, a galeria Nilton Zanotti (Palácio das Artes) exibe o  longa metragem Mar Brasileiro pelo programa Ponto Mis, às 14h30. Na  biblioteca Porto do Saber no Samambaia, às 15 horas, acontece a  oficina Há sempre um copo de mar para um homem navegar, da artista  Lourdes Marszolek, ensinando aos participantes desenho, dobradura e  técnica de assemblagem. São 20 vagas para munícipes a partir dos 10  anos, com inscrições meia hora antes.

A programação de quarta (29) é no Palácio das Artes. A partir das  14h30, a professora Fernanda Ianuzzi apresenta o Baile Caiçara, com a  dança típica Fandango. Na Biblioteca Porto do Saber, às 16 horas,  acontece a oficina de Caricatura com o professor Marcelo Victor  Araújo. A oficina tem 20 vagas disponíveis para maiores de 14 anos.  Finalizando as atividades de quarta-feira, os integrantes da Academia  de Letras de Praia Grande realizam uma homenagem aos patronos locais,  marcada para às 19 horas.

Quinta (30), a biblioteca Porto do Saber do Palácio das Artes  apresenta o Sarau dos Pensadores: Letras Caiçaras às 14h30. E na  sexta, dia 31, o espetáculo Sobre as Ondas – com Trupe do Mar, projeto  contemplado na Lei Paulo Gustavo, acontece às 20 horas no Teatro  Serafim Gonzalez.  Os ingressos são distribuídos uma hora antes do  espetáculo.

O secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz,  comenta a importância do evento para a Cidade. "Esse resgate dos  costumes e modo de vida do caiçara é importante porque essas tradições  foram passadas de geração para geração. Alguns costumes foram mantidos  até os dias de hoje, mas o público mais jovem muitas vezes não sabe.  Nosso objetivo é apresentar essa cultura, relacionando com costumes  atuais".

Exposições - A partir desta quinta (16), o Palácio das Artes contará  com quatro exposições, que estarão abertas ao público. São elas:  'Contos e Encantos Caiçaras' (Galeria Nilton Zanotti), 'O Descanso da  Pesca' (Hall superior) 'Revivendo o Passado, Refletido no Presente'  (Museu da Cidade) e a 'Exposição Harmonia Caiçara' (Hall superior),  que buscam contar um pouco mais sobre a história do Município e da  cultura caiçara em si. A visitação estará aberta até o dia 31 de maio  (terça a sexta e domingo – das 14h às 17h, e sábado, das 14h às 19h),  com entrada gratuita.

Confira a programação completa da 7ª Semana da Cultura Caiçara:
16/05 - QUINTA
PALÁCIO DAS ARTES
15 HORAS
HALL SUPERIOR
- Abertura da exposição: “HARMONIA CAIÇARA: NATUREZA E TRABALHO”    (José João Gobbo)
- Abertura da exposição:  FOTOGRAFIAS CAIÇARAS: O DESCANSO DA PESCA  (Fernanda Morbeck)
GALERIA NILTON ZANOTTI
- Abertura da exposição: CONTOS E ENCANTOS CAIÇARAS (Marcelo Victor de Araújo)
MUSEU DA CIDADE
- Abertura da Exposição: REVIVENDO O PASSADO, REFLETINDO O PRESENTE
BIBLIOTECA PORTO DO SABER
- Estante: Letras Caiçaras (com escritores da região)
17 HORAS - BIBLIOTECA PORTO DO SABER
Roda Literária – Caiçara e Seus Poemas  (Casa do Poeta Brasileiro de  Praia Grande)

25/05 - SÁBADO
PALÁCIO DAS ARTES
15 HORAS - HALL DE ENTRADA
- abertura da exposição OCIAN: HISTÓRIA, CULTURA E BELEZA  (artista  Thiago Reis)
15 HORAS - SALÃO DE EVENTOS
- Contação de Histórias Musicadas (com André Barros Nunes) - 70 vagas  – inscrições 30 minutos antes no local

26/05 - DOMINGO
PORTINHO
13 HORAS - Feira de Artesanato Itinerante
14 HORAS  - Contação de história e música: DOROTÉIA EM: CONTOS, CANTOS  E ENCANTOS – BALAIO CAIÇARA (Cacau Jones e Matheus Passos)
15 HORAS - Cirandeiras da Maré do Amor (prof. Emerson e alunos)
16 HORAS - Grupo de Capoeira Herdeiros da Senzala – apresenta:  maculelê, puxada de rede, acrobacias e jogo de capoeira

27/05 - SEGUNDA
BIBLIOTECA PORTO DO SABER (PALÁCIO DAS ARTES)
14H30 - Oficina: Adereços Caiçara em Macramê - 30 vagas com inscrições  30 minutos antes do início. Para maiores de 14 anos.
BIBLIOTECA PORTO DO SABER (SAMAMBAIA)
15H30 - Roda Literária – Caiçara e Seus Poemas  (Casa do Poeta  Brasileiro de Praia Grande)

28/05 - TERÇA
GALERIA NILTON ZANOTTI (PALÁCIO DAS ARTES)
14h30 - PONTO MIS – Filme: Mar Brasileiro
BIBLIOTECA PORTO DO SABER (SAMAMBAIA)
15 HORAS - Oficina: Há sempre um copo de mar para um homem navegar   (Lourdes Marszolek) – desenho, dobradura e técnica de assemblagem
20 vagas, inscrições meia hora antes. Para munícipes a partir de 10 anos

29/05 - QUARTA
TEATRO SERAFIM GONZALEZ (PALÁCIO DOS ARTES)
14h30 - Baile Caiçara (Fandango) - professora Fernanda Iannuzzi
BIBLIOTECA PORTO DO SABER (PALÁCIO DAS ARTES)
16 horas - Oficina de Caricatura (prof. Marcelo Victor Araújo)
20 vagas com inscrições meia hora antes da oficina. Somente maiores de 14 anos
19 horas - Quarta com Patronos da ALAPG – homenagem aos patronos locais

30/05 - QUINTA
BIBLIOTECA PORTO DO SABER (PALÁCIO DAS ARTES)
14H30: Sarau dos Pensadores: Letras Caiçaras

31/05 - SEXTA
TEATRO SERAFIM GONZALEZ (PALÁCIO DOS ARTES)
20 horas - Espetáculo:  Sobre as Ondas – com Trupe do Mar, projeto  contemplado na Lei Paulo Gustavo
ingressos distribuídos uma hora antes do espetáculo
Exposição GREMAR

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

HABITAÇÃO

Sehab realiza levantamento do Casa Digna no núcleo Caieiras I

GASTRONOMIA

Guarujá participa da 2ª edição do Baixada Santista Burger Gourmet

OPORTUNIDADES

PAT Guarujá oferta 68 vagas de emprego nesta terça-feira (21)

2
Entre em nosso grupo