Domingo, 05 de Maio de 2024

DólarR$ 5,07

EuroR$ 5,47

Santos

23ºC

Túnel é necessário não apenas para o Porto e precisa deixar de ser lenda

Audrey Kleys - Vereadora em Santos e vice-presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs)

Audrey Kleys

25/03/2022 - sexta às 00h00

A ligação "seca" entre Santos e Guarujá é mais do que a união das duas margens do Porto de Santos. É a ligação entre duas cidades e seus moradores, que vivem em uma e trabalham na outra, têm parentes nas cidades vizinhas ou, simplesmente, querem passar um dia de lazer do outro lado do oceano. Hoje, esta travessia, de menos de um quilômetro, está sujeita a 50 minutos na estrada ou à instabilidade e precariedade do serviço de travessia de balsas, que na alta temporada de verão chega a uma espera de duas horas nas filas que se formam dos dois lados. Um castigo para os moradores da Baixada.

A necessidade desta integração é tão presente no nosso dia a dia que há quase um século é discutida, a ponto de cair em descrédito e virar piada. Mas nunca estivemos tão próximos deste sonho se tornar realidade. Em todas as esferas de governo - municipal, estadual e federal - o assunto é tratado como prioridade.

Estou convencida de que o túnel é a opção que atende da melhor forma não apenas o Porto mas a estas duas cidades e, por consequência, a toda a região da Baixada Santista. O túnel permite o tráfego de bicicletas, carros, ônibus, caminhões, pedestres e até de uma possível e provável futura extensão do VLT, que uniria ainda mais nossa região, metropolitana no papel mas muito pouco integrada em seu dia a dia. Além disso, seria pioneira nesta tecnologia no país, trazendo ao Brasil o know-how e a capacidade de implantar o modal em outras regiões.

Ainda tenho a esperança de que a ligação seca entre as cidades deixe de ser motivo de piadas e se torne uma muito bem-vinda realidade para todos. Participei do 1º Fórum Vou de Túnel de Mobilidade Urbana como mediadora de um dos paineis de debate e pude aprender muito com os especialistas que participaram desta importante iniciativa organizada pela União dos Vereadores da Baixada Santista, organização da qual estou como vice-presidente. O encontro terminou com a fala do ministro da infra-estrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que garantiu: é questão de tempo para que tenhamos o túnel submerso ligando Santos a Guarujá. Problemas, questões e obstáculos existem, mas prefiro acreditar e trabalhar para que o túnel seja realidade. Vamos cobrar!

 

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

Apoio aos gaúchos

Governo de São Paulo lança campanha para arrecadar doações para as vítimas das chuvas no RS

Envie solidariedade

Correios recebem doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Obras previstas

Governo de São Paulo inova com pacote de infraestrutura, moradia e ensino em Santos

2
Entre em nosso grupo