Sábado, 27 de Abril de 2024

DólarR$ 5,12

EuroR$ 5,47

Santos

21ºC

DO GONZAGA ATÉ A VILA MATHIAS

Quem foi Ana Costa, mulher que dá o nome à uma das principais avenidas de Santos?

A avenida Ana Costa foi oficialmente nomeada em 1921, mas já era conhecida assim desde 1887. A mudança ocorreu após o assassinato do marido de Ana Costa, em 1889.

da Redação BS9 - Victor Persico

21/06/2023 - quarta às 10h10

Em seus 3km de extensão, a Avenida corta cinco dos principais bairros da cidade. - Google Maps

Cruzando os bairros do Gonzaga, Vila Belmiro, Campo Grande, Encruzilhada e Vila Mathias, a Avenida Ana Costa é uma das principais da cidade, com seus quase 3km de extensão.

Nascida em Maricá (RJ), Ana Costa foi esposa de Mathias Casimiro Alberto da Costa, cujo nome batiza o bairro da Vila Mathias. O casal possuía vastas propriedades na cidade, e embora haja controvérsias sobre doações de terras para a criação de ruas, eles também operavam uma linha de bondes, essenciais para a expansão urbana ao longo da costa.

A história da avenida Ana Costa remonta a 1921, quando seu nome foi oficialmente estabelecido, embora já fosse conhecida assim desde 1887. A mudança ocorreu após o assassinato de seu marido em 1889. Apesar de relatos da época afirmarem que Casimiro Matias havia doado terras para a via, versão que é contestada já que há registros de que a maior parte das terras da região pertenciam a outras pessoas.

Essa avenida pioneira foi a primeira na cidade a ser parcialmente asfaltada e a contar com iluminação pública elétrica, além de bondes movidos a energia, já no início do século XX. Após a tragédia, Dona Ana Costa se casou novamente e retornou ao Rio de Janeiro, onde faleceu em 1926. Sua família deixou um legado que se reflete em outras ruas da cidade, homenageando as famílias Azevedo Sodré, Carvalho de Mendonça e Macedo Soares.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

HISTÓRIA

Quem foi Amador Bueno, administrador e proprietário de terras que dá nome à rua em Santos?

HISTÓRIA

Quem é Francisco Manoel, que dá nome a rua no Jabaquara, em Santos?

HISTÓRIA

Quem foi Luís Gama, patrono da Abolição da Escravidão do Brasil, que dá nome à rua de Santos?

2
Entre em nosso grupo