Sábado, 27 de Abril de 2024

DólarR$ 5,12

EuroR$ 5,47

Santos

24ºC

O Porto vai parar

Sandro Olímpio Kbsa - Trabalhador portuário

Sandro Kbsa

29/11/2021 - segunda às 16h06

A ganância empresarial e a podridão por trás da política!

O Porto de Santos e os Portos do Brasil a qualquer momento podem estourar uma Greve Nacional.
 
Pode estourar a qualquer momento uma greve nacional nos portos do Brasil.
 
Não bastassem as diversas investidas patronais e governamentais, que em menos de dez anos envolveram duas mudanças da leis portuárias - uma delas a criação de uma medida provisória (MP) 945/2020, que se tornou a lei 14.047/2020, a lei da pandemia portuária, que em vez de vir como proteção para os trabalhadores, trouxe somente insegurança e perda de direitos adquiridos -, patrões, políticos e governo, não satisfeitos, estão com um projeto de lei (PL) 3771/21 pronta para tramitar na Câmara dos Deputados.
 
Mais uma paulada na cabeça dos trabalhadores portuários do Brasil, um PL que tem como finalidade tirar o único direito que garante o mercado de trabalho aos trabalhadores portuários em todo Brasil: a exclusividade.
 
Trabalhadores em todos os portos do Brasil já vinham sofrendo com os desmandos e o não cumprimento da Lei 12.815/2013. Mesmo a lei não permitindo, leva o vínculo 100% em alguns terminais, diminuindo o mercado de trabalho avulso nos portos, colocando pessoas de fora, sem cadastro e registro do Ogmo nas funções portuárias, sem nenhum tipo de fiscalização ou punição, aviltando salários, precarizando a mão de obra portuária.
 
A notícia desse PL caiu como uma bomba na cabeça dos trabalhadores portuários, que após a investida da lei da pandemia ouviu da boca de seus representantes que havia um pacto entre eles, patrões e governo. Os trabalhadores tinham que naquele momento entender o momento que o país estava vivendo, que não poderia ter nenhum tipo de paralisação nos portos do Brasil, principalmente no Porto de Santos, onde se concentram mais de 60% do PIB (produto interno bruto) nacional. Era de fundamental importância manter os portos trabalhando a todo vapor mesmo durante a pandemia.
 
E assim foi. Vieram as mortes por contaminação, trabalhadores e seus familiares se contaminando e morrendo e o porto trabalhando. Mesmo assim, a ganância do patrão e a podridão política nacional fazem um deputado do Rio de Janeiro, que com toda certeza tem seus interesses garantidos por esses patrões, pôr na Câmara dos Deputados esse PL 3771/21, que vai fazer estragos, podendo extinguir categorias de avulsos e deixar trabalhadores na miséria pelos portos do Brasil.

Sem exageros e com propriedade é passada essa visão a toda sociedade, pois temos exemplos desse desmando em portos como o de Manaus, onde temos estivadores, arrumadores e capatazia avulsos há mais de 5 anos sem trabalho. Santos trabalhadores avulsos de estiva e conferentes não trabalham nos terminais de contêineres há mais de seis anos. Tudo isso graças ao descumprimento da lei, com uma venda que fica nos olhos de autoridades, Justiça e governo, beneficiando patrões gananciosos, que têm como único objetivo fazer riquezas e transferi-las para fora do país e fazer do porto de Santos e dos portos do Brasil canteiros de mãos de obra escrava, precarizada, onde não existe fiscalização nem punição a quem descumpre as leis existentes.
 
E o recado está dado a todos que possam interessar. Rumores da beira do cais soam com tom de indignação a esse PL 3771/21, com a falta de palavra do governo e com a ganância dos patrões.
 
OS PORTOS DO BRASIL VÃO PARAR.
 
Fazendo que cargas importantes para a economia do país fiquem paradas, sem embarcar nos navios atracados nos portos, principalmente as cargas do agronegócio.
 
Trabalhadores estão se mobilizando para lutar pelos seus direitos e contra a falta de palavra do governo e do patrões, dita pelos seus representantes federativos, no pacto nacional para manter a economia do país durante a pandemia.
 
Somente o arquivamento desse PL 3771/21 poderá trazer a paz ao Porto de Santos e aos portos do Brasil!
 
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal BS9

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

SAÚDE

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

APRENDIZADO

Reciclown Circus mescla conscientização ambiental e a arte do picadeiro na AMEI Parque São Vicente

MÚSICA

Morre Anderson Leonardo, vocalista do grupo de pagode Molejo, aos 51 anos

2
Entre em nosso grupo