Domingo, 05 de Maio de 2024

DólarR$ 5,07

EuroR$ 5,47

Santos

23ºC

O Paradoxo Covid-19 e as vacinas

Márcia Faria Rodrigues - Médica pediatra e especialista em adolescentes (CRM 65275 SP)

Márcia Faria Rodrigues

18/10/2021 - segunda às 16h34

Minha mãe costuma dizer: “Não aprendeu nada e esqueceu a metade”.

Vamos mudar isso? Primeiro vamos relembrar alguns fatos importantes.

A gripe, Influenza A  H1N1, causou cerca de  20 milhões de mortes entre 1918 e 1920 no mundo. O Covid-19 quase 5 milhões até agora.

Em 1920 o planeta possuía menos de 2 bilhões de habitantes, hoje são quase 8 bilhões. Ou seja, proporcionalmente, se acontecesse hoje, a gripe H1N1, variante de 1918, poderia matar 60 milhões de habitantes (mais de 10 vezes mais do que matou até agora o Covid-19).

Em 2009 uma nova VARIANTE da Influenza A H1N1 surgiu matando “APENAS” 200 mil pessoas no mundo. Mas 80% dessas mortes foram ABAIXO de 65 anos. OU seja, 160 mil mortes ocorreram abaixo de 65 anos. Já em ralação ao COVID 19, cerca de 80% das mortes ocorreram em pessoas acima de 65 anos.

Mas porque o H1N1 afetou tão menos os maiores de 65 anos? A principal hipótese é que esse grupo etário já possuía certa imunidade, seja por ter tido outras infecções por outras variantes do Influenza A H1N1 ou por já estarem sendo vacinados há anos contra a GRIPE, o que lhes conferiu proteção parcial contra essa nova variante. Ou seja, sem vacinas, poderiam ter havido 5 vezes mais mortes (cerca de 1 milhão de mortes).

Já os jovens, apesar de saudáveis, na sua grande maioria nunca haviam sido vacinados.

Agora vamos aos novos aprendizados: Vocês aprenderam com o COVID expressões como “nova variante”, “proteção parcial”, “vacina não é tudo igual” e com certeza aprendeu que “vacinas salvam vidas”.

Sim! Cerca de 2 milhões de vidas são salvas todos os anos graças às diversas vacinas existentes, muitas há mais de 50 anos! (sabe aquela desculpa de que a vacina foi desenvolvida muito rapidamente?).

No entanto, as coberturas vacinais no Brasil nunca foram tão baixas!

E doenças muito importantes como a GRIPE (sim ! Influenza A H1N1  e outras), Meningites, sarampo, e tantas outras, que ameaçam a vida de nossas crianças ameaçam voltar, principalmente com a volta às aulas e diminuição das restrições de circulação, uso de máscara etc.

Se falarmos em pessoas com menos de 5 anos, ocorreram cerca de 10 mil mortes por Covid-19 no mundo desde o início da pandemia.

Só a meningite, antes das vacinas, matava cerca de 3 mil mil crianças todos os anos! E, no entanto, apenas 20% dos adolescentes receberam a vacina contra meningite em 2020! Isso falando de uma vacina gratuita nos postos de saúde entre os 11 e os 12 anos de idade!

Mais de 30% das crianças não receberam a vacina pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus e Hepatite B) e 35% não foram vacinadas contra paralisia infantil!

Vai tentar entender ou explicar. Esse é o paradoxo: com medo de expor os filhos ao COVID-19, os pais não estão vacinando os filhos contra doenças que são muito mais perigosas para as crianças.

São dados de extrema preocupação e que exigem envolvimento de todos para ser solucionado: médicos, escolas, imprensa e não apenas o governo!
Façamos a nossa parte para superar esse paradoxo!

Converse com seu médico, leve seu filho ao Posto de Saúde ou Clínica de Vacinas mais próxima. Se é responsável por uma escola, solicite E VERIFIQUE corretamente a caderneta de vacinação todos os anos.

Fonte: http://sipni-gestao.datasus.gov.br/si-pni-web/faces/relatorio/consolidado/dosesAplicadasMensal.jsf .Dados extraídos em: 18/02/2021. Estimativa da população de 11 e 12 anos de idade, para a vacinação com a vacina meningocócica ACWY (conjugada) disponível em: http://vigilancia.saude.mg.gov.br/index.php/download/informe-tecnico-orientacoes-tecnico-operacionais-para-a-vacinacao-dos-adolescentes-com-a-vacina-meningococica-acwy-conjugada/?wpdmdl=7604
Fonte: Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, acessado em 2 de outubro de 2020
 
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52042879
 

 

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

Apoio aos gaúchos

Governo de São Paulo lança campanha para arrecadar doações para as vítimas das chuvas no RS

Envie solidariedade

Correios recebem doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Obras previstas

Governo de São Paulo inova com pacote de infraestrutura, moradia e ensino em Santos

2
Entre em nosso grupo