Sábado, 04 de Maio de 2024

DólarR$ 5,07

EuroR$ 5,45

Santos

25ºC

O Jiu Jitsu e a vida próspera

Renato Luiz de Jesus - Advogado, empresário e professor universitário, mestre em Direitos Difusos e Coletivos

Renato Luiz de Jesus

21/01/2022 - sexta às 11h52

Bem aventurados são aqueles que tiveram a oportunidade de vivenciar os ensinamentos das artes marciais.

Princípios como disciplina, foco, perseverança, resiliência estão presentes no dia-a-dia desses atletas.

No Jiu-jitsu não é diferente, pelo contrário, o apego aos detalhes e a essência do que se pretende desenvolver são cruciais para se alcançar o objetivo.

Não é possível precisar sua origem histórica, mas a “arte suave” (do japonês jiu=suave jutsu= arte, técnica) ganhou o mundo, mas se aprimorou aqui no Brasil muito pelo empenho da família Gracie, fazendo surgir o chamado “Jiu-Jitsu Brasileiro”.

Na Gracie Barra, a maior e mais tradicional equipe de Jiu-Jitsu do mundo, tanto a parte marcial quanto esportiva do jiu-jitsu é ensinada com metodologia e rígido currículo filosófico.

Os praticantes desta modalidade são diuturnamente incentivados a valorizar trabalho em equipe, vez que é impossível o desenvolvimento pleno de maneira isolada, individualizada e egoística.
No rola (combate entre dois atletas) os praticantes percebem que em momentos de apuros se faz necessário manter a calma, preservar a mentalidade positiva, suportar a pressão, se defender da melhor maneira e, manter-se atento para enxergar a menor brecha para virar o jogo. E por mais forte que seja a pressão, o jogo vira.

Não é à toa que esta modalidade marcial recebe o nome de “arte suave”, em verdade ela foi desenvolvida para que o mais fraco fisicamente, desde que possua técnica apurada, possa vencer o aparentemente mais forte.

Lá vai um testemunho: Eu como faixa preta de judô (ju=suave do= caminho), fui até a Gracie Barra Santos para conhecer de perto ao legado do Mestre Carlos Gracie. Lá encontrei praticantes de todas as idades, pessoas cordiais, felizes, disciplinadas.

Todos vestem o mesmo uniforme, de tal maneira a reduzir a zero as desigualdades e lembrar à todos que ali são iguais e, a única forma de se diferenciar é pelo seu trabalho duro e pela sua competência técnica.

Muito do que ali se aprende pode e deve ser levado para o desenvolvimento de uma vida prospera e feliz. Espirito de equipe, pensamento positivo, habilidade mental para vencer as adversidades são exemplos dos ganhos certos com a pratica desse esporte.

É importante lembrar que não se deve esperar a motivação para iniciar o seu desenvolvimento... você precisa iniciar o seu aprendizado que a motivação vem, e vem com força.
Tanto na vida quanto na arte marcial: Pense como um vencedor, sinta-se como um vencedor, aja como um vencedor e, terá um resultado de vencedor.  

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal BS9

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

Obras previstas

Governo de São Paulo inova com pacote de infraestrutura, moradia e ensino em Santos

LEIA A COLUNA

Felipe Bernardo terá o apoio do PSB na disputa pela Prefeitura de Peruíbe

PLANEJAMENTO

Praia Grande recebe Selo CSC GovTech por boas práticas de governança e inovação

2
Entre em nosso grupo