Segunda, 06 de Maio de 2024

DólarR$ 5,07

EuroR$ 5,47

Santos

22ºC

Muito além do Porto: ligação será entre duas cidades!

Audrey Kleys - Vereadora em Santos e vice-presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs)

Audrey Kleys

25/08/2021 - quarta às 16h07

O Ministério da Infraestrutura deve anunciar, no próximo mês, o modal que será adotado para a ligação seca entre Santos e Guarujá e o formato escolhido para seu financiamento. O mais provável é que ele seja incluído no pacote de privatização do Porto de Santos, que deve ser concluído até o final de 2022.
 
Diante desse cenário, é fundamental pontuar que, mais do que duas margens de um porto, a estrutura escolhida, ponte ou túnel, vai ligar duas cidades e será fundamental tanto para a economia e o desenvolvimento da região quanto para uma efetiva integração em uma região metropolitana, a da Baixada Santista, que chegou aos 25 anos há dois meses.
 
A ligação seca deve atender, sim, ao Porto e suas necessidades. Mas também à Baixada Santista, seus moradores, ao trabalhador que diariamente cruza o canal para ir do município em que mora até o local de trabalho e que, neste processo, perde horas diárias dentro de ônibus, na maioria das vezes lotados. Ao surfista de Santos que, num fim de semana de inverno, quer pegar onda na praia do Guaiúba, ao ciclista e a todos.
 
O único projeto que contempla o uso por toda a sociedade é o do túnel e por isso deve ser apoiado. Ele atende à demanda das viagens entre as margens e não afeta o trânsito de navios, nem o crescimento futuro do Porto.
 
O túnel incorpora também o trânsito de ônibus e caminhões, carros de passeio e motos, bicicletas e pedestres. É uma opção mais rápida, mais econômica e mais acessível, além de ser melhor localizado em relação às duas cidades. Vai reduzir sensivelmente a demanda pela balsa, não vai depender do tempo, nem vai parar por causa da neblina.
 
A tecnologia existe e a Baixada Santista seria, mais uma vez, pioneira, em um projeto de engenharia que se tornaria referência em todo o Brasil. Por tudo isso, junto minha voz às dos que defendem o túnel como melhor opção para o desenvolvimento da Baixada Santista. Inclusive todos os vereadores da Câmara Municipal de Santos já apresentaram importantes trabalhos para fortalecer o pedido da ligação seca entre as cidades!
 
Espero que o Ministro Tarcísio de Freitas traga esta boa notícia a todos os moradores da Baixada Santista. A região precisa e merece!

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

LEIA A COLUNA

Prefeitura de São Vicente lançará Refis

INFORMAÇÃO

Bertioga terá circuito de triathlon neste domingo

CELEBRIDADES

Ator com fortuna milionária afirma que não vai dar dinheiro aos filhos

2
Entre em nosso grupo