Domingo, 28 de Abril de 2024

DólarR$ 5,12

EuroR$ 5,51

Santos

23ºC

A importância das ações de limpeza de rios e praias para a conscientização ambiental

Rosane Farah - Bióloga, responsável técnica pelo Instituto Gremar - Guarujá

Rosane Farah

30/01/2022 - domingo às 00h37

As ações de limpeza de rios e praias são parcte essencial da rotina de atividades do Instituto Gremar em todas as cidades da Baixada Santista em que atua, desde sua criação, em 2004.

Uma das razões para esta assiduidade é o impacto imediato que eles proporcionam, não só permitindo a retirada de uma grande quantidade de resíduos, mas principalmente amplificando a importância da sensibilização junto às comunidades e à opinião pública em geral através da educação ambiental.

Afinal, com o crescimento urbano desenfreado, os cuidados com o lixo e os hábitos de consumo precisam ser observados com ainda mais atenção, para evitar que o atual cenário de conflitos ecológicos se torne ainda mais grave.

E nada melhor que falar sobre essa problemática no período em que as praias e rios recebem o maior número de pessoas do ano, que são as férias de verão.

Nossa última ação neste sentido ocorreu no dia 15 de janeiro, quando realizamos – em parceria com o Iate Clube de Santos e contando com o apoio do Hortifruti Betel – um mutirão de limpeza do Rio Santo Amaro, um dos mais importantes do Guarujá. A data não foi escolhida ao acaso: trata-se do dia de Santo Amaro, padroeiro do município, o que tornou a mobilização ainda mais emblemática.

O Rio Santo Amaro nasce ao centro da cidade e deságua em diversos pontos do Estuário, especialmente ao Sul. A poluição da água e do mangue ao seu redor tem atingido níveis extremamente preocupantes nos últimos anos e é uma ameaça real à fauna local.

Por isso, seguindo a premissa de um de nossos projetos, o Maré Mangue, unimos forças para reunir voluntários e colaboradores nesta missão rio abaixo. Com caiaques, botes e stand-ups, coletamos todo o lixo flutuante e também o que estava às margens do manguezal, ao longo do leito do rio.

Foram três horas de coleta e os números justificaram a nossa ação: mais de uma tonelada de resíduos sólidos foi retirada e encaminhada para o descarte adequado. A expressiva quantidade mostra a real necessidade de que outras ações de conservação ambiental sejam executadas no local, periodicamente.

Outro exemplo recente deste trabalho capitaneado pelo Instituto Gremar ocorreu em novembro do ano passado, na Praia do Centro, em Itanhaém.

Naquela ocasião, mais de 110 voluntários – incluindo grupos locais como Conviver, Viver Bem, Camp Itanhaém, Rotary Club e Etec Itanhaém, além de munícipes e turistas – recolheram em uma extensão de aproximadamente 1 km de areia e restinga mais de 8,6 mil itens, totalizando 161 kg de resíduos.

Tanto no Rio Santo Amaro como na Praia do Centro, os “inimigos” são os mesmos: embalagens plásticas, bitucas de cigarro, fragmentos de madeira, vidro e metal, petrechos de pesca e até itens de higiene pessoal e hospitalar se misturam e podem ser facilmente confundidos com alimentos pelos animais.

O resultado deste descaso de parte da população é visto por nossa equipe diariamente, com o grande número de casos de animais resgatados com sintomas de intoxicação alimentar e muitas vezes apresentando lixo no trato gastrointestinal.

Em 2022, o Instituto Gremar seguirá organizando nossos mutirões, reunindo parceiros e atuando junto aos órgãos competentes para que políticas públicas ambientais possam ser aprimoradas regularmente. Quem sabe você possa se juntar a nós em um deles, não é mesmo?

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal BS9

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

LEIA A COLUNA

Juiz de SV volta atrás de decisão e enquete eleitoral virtual é mantida

SANTOS

Exposição de carros antigos terá dezenas de 'Fordinhos' e outros modelos

PROGRAMA

Chorinho no Aquário recebe pela primeira vez o som de Ary Borges Quarteto

2
Entre em nosso grupo