Domingo, 21 de Julho de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,01

Santos

17ºC

Pesquisa BS9-Badra

Pesquisa revela quais são os vereadores mais bem avaliados nas 9 câmaras municipais da região

Peruíbe apresentou a maior diferença entre o primeiro e o segundo colocado; Praia Grande registrou a menor

Redação BS9

03/10/2021 - domingo às 09h00

Esses são os vereadores mais bem avaliados em suas respectivas cidades

Os prefeitos e vereadores das 9 cidades da Baixada Santista eleitos em 2020 tomaram posse no início deste ano. Em julho, a Badra Comunicação, a pedido do Portal BS9, fez uma série de pesquisas de avaliação dos chefes do Executivo. Agora, chegou a vez de todos os vereadores de cada município terem seus desempenhos colocados à prova.
 
As entrevistas foram feitas de forma presencial de terça a quinta-feira, dias 28, 29 e 30 de setembro. Foram ouvidos 2.500 moradores-eleitores a partir de 16 anos. Esse número representa a soma da quantidade proporcional do eleitorado de cada cidade. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
 
Foi perguntado a cada um deles qual o melhor vereador da Câmara da sua cidade. Antes de mais nada, é bom destacar que o número de pessoas que responderam nenhum foi alto em todas elas. Em Itanhaém, Cubatão e Guarujá, por exemplo, foram mais da metade. Mesma coisa para quem não soube responder. Em Santos e São Vicente chegou a 28% e em Praia Grande, 36%!
 
Para se ter uma ideia de como as porcentagens de nenhum e não sabe foram altas, dos 137 vereadores das 9 cidades, apenas dois passaram de dois dígitos: Tamer Júnior em Peruíbe (15,0%) e Matheus Rodrigues em Bertioga (12,8%).
 
E já que citamos Bertioga, que é a primeira da Baixada na ordem alfabética, Matheus Rodrigues (PSD) ficou sete pontos percentuais à frente do segundo colocado. Carlos Ticianelli (PSDB) teve 5,8%. Na sequência aparecem empatados Ney Lira (PSDB) e Eduardo Pereira (PSD), cada um com 3,4%. Veja a lista completa dos nove vereadores da cidade:

 

Em Cubatão, Sérgio Calçados (PSB) foi considerado o melhor por 4,1% dos entrevistados. Logo depois, três parlamentares do PSDB tiveram 3,4% cada um: Rodrigo Alemão, Alan Matias e Cesar. Veja a lista completa dos 15 vereadores da cidade:

       Guarujá foi um dos três municípios da região que tiveram na primeira colocação o vereador mais votado. Eleito com 4.648 votos, Santiago Angelo (Progressistas) foi o mais bem avaliado para 2,8%. A seguir, três vereadores aparecem empatados com 2,1% cada: Fernando Peitola (MDB), Raphael Vitiello (PSD) e Naldo Perequê (PSB). Veja a lista completa dos 17 vereadores da cidade:

Da Câmara Municipal de Itanhaém, Professor Fernando (MDB) foi o primeiro colocado, com 7,7%. Em segundo apareceu Silvinho Investigador (Solidariedade), com 5,3%. Completou o pódio Lucas Abbasi (PSDB), com 4,6%. Veja a lista completa dos dez vereadores da cidade:    

Em Mongaguá, o vereador mais bem avaliado foi Baianinho (MDB), com 8,0%. Assim como Cubatão e Guarujá, três parlamentares empataram no segundo posto. Pelé da Cachoeira (PSDB), Fábio Arena (Republicanos) e Paulinho da Farmácia (PSL) tiveram 5,3% cada um. Veja a lista completa dos 13 vereadores da cidade:

Peruíbe é outra cidade em que o vereador considerado o melhor foi o mais votado. Tamer Júnior (PSB), eleito com 1.382 votos, teve 15,0%. Não bastasse isso, o município registrou a maior diferença do primeiro para o segundo colocado (10,8%). Pedrinho D'Lara (Republicanos) e Dr. Bruno (PSDB) aparecem na sequência, cada um com 4,2%. Veja a lista completa dos 15 vereadores da cidade:

Se Peruíbe teve a maior diferença do primeiro para o segundo, a menor foi em Praia Grande (0,3%). Rodrigo Rosário dos Santos atingiu 1,8%, contra 1,5% para Rômulo Brasil (Podemos) e Carlos Eduardo Barbosa, o Cadu Barbosa (PTB). Veja a lista completa dos 22 vereadores da cidade:

Em Santos, maior colégio eleitoral da Baixada, a vereadora mais votada, Telma de Souza (PT), apareceu em primeiro. Eleita com 8.381 votos, ela teve 7,7%. Em segundo apareceu Audrey Kleys (Progressistas), com 6%. Curiosamente, ela ficou atrás de Telma também no pleito de 2020, recebendo 5.863 votos. Na terceira posição ficou o presidente da Câmara, Adílson Júnior (Progressistas), com 3,9%. Veja a lista completa dos 21 vereadores da cidade:

Finalizando, em São Vicente, Tiago Martins Peretto (PL) foi considerado o melhor por 5,7%. Em segundo vêm Rodrigo Digão (Progressistas) e Adilson da Farmácia (DEM), cada um com 2,7%. Veja a lista completa dos 15 vereadores da cidade:

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ELEIÇÕES 2024

Se candidato, Paulo Alexandre venceria eleição para a Prefeitura de Santos

INSTITUTO BADRA

O que pensam os eleitores de Santos, Guarujá, São Vicente e Praia Grande?

BAIXADA SANTISTA

Instituto Badra divulga nova série de pesquisas em parceria com a TV Thathi Band Litoral

2
Entre em nosso grupo