Segunda, 07 de Outubro de 2024

DólarR$ 5,50

EuroR$ 5,96

Santos

20ºC

ELEIÇÕES 2024 - SANTOS

Pesquisa aponta vitória de Rogério Santos no primeiro turno com 53% dos votos válidos

No comparativo com a pesquisa anterior, atual prefeito cresceu 3% enquanto Rosana Valle, sua principal adversária, encolheu 5%

Robson de Castro

01/10/2024 - terça às 11h07

A mais recente pesquisa do instituto Badra, divulgada hoje com exclusividade pelo Portal BS9, aponta o crescimento de Rogério Santos (Republicanos) na intenção de voto do eleitor santista. Ele pode vencer a eleição já no primeiro turno, com 53,1% dos votos válidos.

O levantamento ouviu 1.060 eleitores entre os dias 27 e 30 de setembro e está registrado na Justiça Eleitoral.

O atual prefeito lidera em todos os cenários. Na pesquisa estimulada, aquela onde é apresentado um disco com os nomes dos candidatos aos entrevistados, Rogério Santos é o preferido de 44,5% dos eleitores ouvidos. Em segundo lugar parece a deputada federal Rosana Valle (PL), com 29,7% das intenções de voto. A ex-prefeita Telma de Souza (PT) tem 9,0% e Nando Pinheiro (Avante), 0,6%. Não votariam em ninguém, branco e nulo somam 7,3%. E há exatos 8,9% de eleitores indecisos.

Ouvido pela reportagem do BS9, o jornalista Maurício Juvenal, analista de dados da Badra Comunicação, destaca que Rogério Santos mantém curva de crescimento, faltando poucos dias para a eleição. “É óbvio que essa curva tem um teto, mas o atual prefeito mantém um crescimento sustentado, enquanto sua principal adversária perdeu fôlego e registrou, pela primeira vez, decréscimo nas menções”, argumenta.

Segundo Juvenal, a candidata do PL vinha mantendo um patamar de estabilidade, na casa dos 35%, desde o registro das candidaturas e agora apresenta uma perda de cinco pontos. “O nervosismo nos debates, a escolha de narrativas equivocadas e o distanciamento das pautas locais, que é o que mais interessa aos santistas, podem estar cobrando um preço caro”, propõe.

Rejeição nas alturas - O especialista sustenta a tese, menos pela perda de intenção de voto e mais pelo crescimento da rejeição. “A rejeição de voto nela é quase três vezes maior do que em Rogério Santos, tendo ultrapassado o que tecnicamente imaginamos como uma rejeição administrável, que é de até 20%”.

Em termos de rejeição, revela a pesquisa, Rosana Valle, com 24,8%, só perde para Telma de Souza. A petista é rejeitada por 33,3% dos entrevistados. Nando Pinheiro registra rejeição de 8,9% e Rogério Santos de 7,0%. Poderiam votar em todos são 5,4%; não votariam em nenhum deles, 7,2%; e não souberam responder, 13,5%.

 

Rogério lidera também na espontânea – No cenário espontâneo, aquele em que o eleitor responde em quem vai votar sem nenhum tipo de estímulo por parte dos entrevistadores, o chefe do Executivo santista tem 26,1% das intenções de voto, seguido por Rosana Valle, com 18,4%; Telma de Souza, 5,3%; Nando Pinheiro, 0,2%; e Paulo Alexandre Barbosa, 0,1%. Exatos 41,8% se dizem indecisos e 8,1% que não votarão em ninguém, branco ou nulo.

 

Se houver segundo turno... Com possibilidade cada vez mais remota de acontecer, um hipotético segundo turno entre Rogério Santos e Rosana Valle teria como resultado, se fosse hoje, a vitória do republicano: 50,4% contra 29,7%. Mais de 20 pontos de diferença. Exatos 11,1% dos entrevistados não souberam responder e 8,8% não votariam em ninguém, branco e nulo.

Com base no cruzamento oferecido pela plataforma eletrônica da Badra, nada menos do que 64,2% dos eleitores de Telma de Souza migrariam, no segundo turno, para Rogério Santos. Já para Rosana Valle, mirrados 6,3%.

 

A pesquisa Badra – Registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP 04936/2024. Foram ouvidos 1.060 eleitores entre os dias 27 e 30 de setembro, em diferentes pontos de fluxo das três zonas eleitorais que compõem o município, respeitando a proporção de gênero, faixa etária, escolaridade, renda e local de residência/votação, na proporção que está presente no universo, ou seja, o conjunto do eleitorado santista. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa é autoral, ou seja, realizada com recursos próprios do instituto.

O caderno completo, inclusive contendo os quadros de tabulação e gráficos de potencial de voto, você baixa no site do instituto: badracomunicacao.com.br.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EDUCAÇÃO

Instituto Neoenergia fala sobre Patrimônio Cultural Brasileiro com 300 estudantes de Itanhaém (SP)

SEGURANÇA PÚBLICA

Bertioga avança no combate à violência contra as mulheres e inaugura Sala Maria da Penha

ELEIÇÕES 2024

Bertioga terá transporte público gratuito durante as eleições municipais

2
Entre em nosso grupo