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Pesquisa Badra-BS9 vai avaliar os seis primeiros meses de gestão dos prefeitos da Baixada Santista

Serão ouvidos 1.060 moradores em cada uma das nove cidades a partir da próxima terça-feira, dia 20

Redação BS9

14/07/2021 - quarta às 09h00

A Badra e seu time estatístico estão registrados no Conselho Regional de Estatística da 3ª Região, fato que mostra a seriedade da atuação - Badra

O Portal BS9 News acaba de renovar parceria com a Badra Comunicação, empresa especializada na realização de pesquisas de opinião, com o objetivo de identificar como a população das nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista avalia o desempenho de cada um dos prefeitos, eleitos e reeleitos, nos seis primeiros meses do atual mandato, iniciado em 1º de janeiro desse ano.
A partir de um questionário estruturado, ou seja, composto apenas de questões fechadas, além de opinarem a partir dos critérios de avaliação ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo, os entrevistados terão a oportunidade de responder sobre se aprovam ou desaprovam a forma de governar do atual chefe do Executivo local.
 
Não distantes disso, serão perguntados ainda se concordam ou discordam das medidas adotadas pela prefeitura de seu município no enfrentamento à pandemia do coronavírus. “É claro que vivemos hoje um momento menos tenso e denso em relação à Covid-19, no que pese ele requerer de todos os mesmos cuidados em termos de proteção à saúde e à vida. Mas entendemos que uma avaliação agora vai dar uma melhor dimensão em relação ao nível de assertividade de cada cidade”, explica Adriana Martins, editora-chefe do BS9.
 
Segundo ela, a intenção é repetir a cada semestre a mesma estratégia, compondo um ranking de desempenho que reconheça o trabalha de quem vai bem aos olhos e sentimentos da população, e que estimule os possíveis mal avaliados a correrem atrás. “Esse é um dos papéis do jornalismo sério e imparcial. O ranking inclusive tem um outro papel para lá de positivo que é o de ajudar o eleitor, quando das disputas municipais, a decidir o seu voto e com base no mérito, no desempenho, na qualidade do resultado da gestão”, explica a jornalista.
 
Analista de dados estatísticos da Badra Comunicação, Maurício Juvenal revela que a empresa vem trabalhando em sua área de tecnologia da informação para que na próxima rodada, em janeiro de 2022, portanto avaliando o primeiro ano das atuais gestões, o internauta que acessa o Portal BS9 possa acompanhar em tempo real os resultados da aplicação em campo. “A Badra hoje já atua com o monitoramento e acompanhamento da aplicação em campo e dos resultados em tempo real. Nossa área de desenvolvimento busca, agora, uma forma de disponibilizarmos esse conteúdo em tempo real para quem estiver acessando e interagindo com o BS9. Mais um passo em termos de transparência e credibilidade. Vai dar certo”.
 
O especialista explica, ainda, que a amostra definida, quando aplicada em campo, leva em consideração a proporção de eleitores nas diferentes zonas eleitorais de cada cidade, bem como de outras variáveis como sexo, faixa etária e escolaridade. “Colhemos também os dados de renda familiar, mas não como uma variável de seleção dos elementos da amostra. Esse dado coletado no campo, em geral se aproxima bastante da realidade, em termos de perfil do eleitor, o que nos permite precisão nos resultados”.
 
O início da aplicação da pesquisa de opinião está previsto para a próxima terça-feira, dia 20. Em cada um dos municípios serão entrevistados 1.060 eleitores. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%.
 
Sondagem eleitoral 
Não dá para chamar exatamente de pesquisa de intenção de voto e exigir resultado cravado, mas em conjunto com a avaliação do desempenho dos prefeitos, o instituto Badra vai promover uma sondagem eleitoral sobre o pleito para deputado estadual e federal que acontece em outubro de 2022.
 
“A gente sabe que pesquisa para eleição proporcional é muito difícil e que os percentuais obtidos individualmente pelos candidatos, muitas vezes se aproximam do percentual estabelecido como margem de erro. Mas é óbvio que a sondagem já vai dar uma ideia de quem está bem, com o nome forte, junto ao eleitorado”, explica Adriana Martins.
 
Em conjunto com a equipe técnica da Badra Comunicação, a jornalista e o articulista político do Portal BS9, o também jornalista Sérgio Vieira, definiram os 24 nomes que estarão nos discos de pesquisa que serão apresentados aos eleitores. São 12 nomes, puxadores de votos e com base eleitoral na Região, para estadual e outros 12 nomes para federal. “Faltando mais de um ano para o pleito, é lógico que estamos fazendo um exercício ao mesmo tempo de intuição e de análise do histórico. Como pesquisa é um retrato do momento, queremos justamente sentir como está a cabeça do eleitorado”, destaca Vieira.
 
Para Maurício Juvenal, os números vão oferecer um raio x muito consciente e próximo da realidade em termos de cenário eleitoral para o ano que vem. “Veja, nesse caso, teremos uma amostra total 9.540 eleitores. Isso é coisa pra caramba. É claro que alguns dos nomes que estão relacionados poderão nem estar no pleito e, outros, que hoje não estão na nossa lista, aparecerem em 2022 como candidatos. Mas a lista composta é bem realista e plural e os resultados, entendo, vão oferecer para os próprios candidatos uma ideia de posicionamento”, afirma.
 
O analista acrescenta, por fim, que há nomes de abrangência estadual que sempre acabam recebendo votos na Região e que isso, de certo modo, é outro fator que não permite precisão absoluta dos resultados. “E não é só isso. Tem muitos prefeitos e vereadores que, nas eleições municipais, assumem compromisso com caciques dos seus partidos e quando chegam as eleições para as câmaras estadual e federal têm que pagar a conta. Eles mesmos pedem votos para candidatos de fora da Baixada Santista, o que em termos de representação é péssimo. É que com uma amostra dessa, de quase 10 mil entrevistados, de fato será possível obter um cenário realista do processo eleitoral que está se iniciando. Que na verdade já começou: basta olhar o movimento das redes sociais dos possíveis candidatos”, conclui Maurício Juvenal.
 
Entre as principais 
A Badra Comunicação é especialista em pesquisa de opinião e monitoramento de dados e informações aplicados à gestão pública. A empresa atua no ramo de análise de governos, corridas eleitorais e também em avaliação de mercado de empresas.
 
Recentemente, a empresa, com sede na Vila Tramontano, São Paulo, recebeu nota B no Ranking de Institutos de Pesquisa do Pindograma, levantamento que analisa institutos do setor no País. A Badra teve 11 estudos avaliados pelo Pindograma. O B foi a mesma nota aplicada ao Datafolha, tradicional instituto ligado ao jornal Folha de São Paulo.
 
A Badra e seu time estatístico estão registrados no Conselho Regional de Estatística da 3ª Região, fato que mostra a seriedade da atuação.

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