Domingo, 21 de Julho de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,01

Santos

17ºC

ELEIÇÕES 2024

Se candidato, Paulo Alexandre venceria eleição para a Prefeitura de Santos

É o que revelam as duas mais recentes pesquisas de intenção de voto realizadas no município

Da Redação

30/06/2024 - domingo às 17h12

Os institutos de pesquisa Badra e IPAT (A Tribuna) divulgaram, respectivamente no sábado, dia 29, e no domingo, dia 30, o resultado de duas pesquisas de opinião, registradas na Justiça Eleitoral, com vistas a eleição de outubro próximo, marcada para o dia 6.

O ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa, do PSDB, atual deputado federal, lidera a corrida eleitoral em todos os cenários propostos por ambos os institutos.

Na simulação de segundo turno, contra a também deputada federal Rosana Valle, do PL, se a eleição fosse hoje ele venceria o pleito – segundo a Badra – com 51,7% dos votos. Rosana teria 35,0%. Ninguém, brancos e nulos somam 6,2% e indecisos 7,1%.

Já segundo o IPAT/A Tribuna, a disputa seria mais apertada, mas ainda com vitória do tucano. Paulo Alexandre registraria 43,7% da preferência, contra 39,7% de Rosana Valle. Exatos 13,1% disseram que não votariam em nenhum dos dois, que não irão votar ou votariam branco ou nulo. Outros 3,6% não souberam dizer.

No primeiro turno

Também nos cenários de primeiro turno, tanto pela Badra como pelo IPAT/A Tribuna, o ex-prefeito supera a deputada federal. Pela Badra, Paulo Alexandre tem 45,0% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Rosana Valle, com 32,2%, seguida da ex-prefeita e vereadora Telma de Souza, do PT, com 12,4%. Em quarto lugar está a vereadora Débora Camilo, do PSOL, com 2,0%. Ninguém, brancos e nulos são 4,4% do eleitorado e indecisos 3,9%.

Segundo o IPAT/A Tribuna, Paulo Alexandre tem, no primeiro turno, a preferência de 39,6% do eleitorado santista. Rosana vem logo atrás com 36,7% e Telma de Souza alcança 10,9%. O IPAT não propôs cenário estimulado com o nome de Débora Camilo, do PSOL. De acordo com esse levantamento, os indecisos somam 3,2% e brancos, nulos, não vão votar e não votariam em nenhum dos dois, 9,7%.

Já com Rogério Santos...

A situação é de flagrante empate técnico, ainda que numericamente a deputada federal Rosana Valle apareça em vantagem em todos os cenários. Na simulação de segundo turno ela teria 41,9% contra 38,3% do atual prefeito, segundo a Badra. Diferença de mirrados 2,5%. Ninguém, brancos e nulos somam 7,8% e não souberam responder 12,0%.

O levantamento produzido por IPAT/A Tribuna traz diferença idêntica, de 2,6%. Rosana Valle alcança  42,1% das intenções de voto contra 40,4% de Rogério Santos. Os indecisos são 3,2% e não votaria em nenhum dos dois, não vão votar, brancos e nulos, 14,3%,

O que de mais interessante os resultados desses levantamentos revelam é a diferença para a pesquisa produzida pelo instituto Paraná Pesquisas, também em junho, e que aponta uma vantagem de Rosana Valle para Rogério Santos de 14,1%, seis vezes mais do que apontam as pesquisas da Badra e do IPAT/A Tribuna. O levantamento da Paraná foi contratado e pago pelo Partido Liberal (PL).

Registro no TSE

A pesquisa Badra para o município de Santos está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 02226/2024. Ela ouviu 1.060 eleitores santista entre os dias 25 e 28 de junho de 2024. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa é autoral, com recurso do próprio instituto. O caderno completo você pode obter no site do instituto: badracomunicacao.com.br.

Já o levantamento realizado por IPAT/A Tribuna tem o seguinte número de registro: 05131/2024. Foram realizadas 800 entrevistas entre os dias 24 e 26 de junho de 2024. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada pelo IPAT e contratada pelo Jornal A Tribuna.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ELEIÇÕES 2024

Limite de gastos das campanhas eleitorais é divulgado pelo TSE

LEIA A COLUNA

Emer Jaoude e Gilson Bargieri lançam candidaturas à Prefeitura de Peruíbe

LEIA A COLUNA

MDB garantirá preciosos segundos em rádio e TV para Rosana Valle

2
Entre em nosso grupo