Sexta, 19 de Abril de 2024

DólarR$ 5,20

EuroR$ 5,54

Santos

21ºC

INFORMAÇÃO

Governo de SP lança a 1ª Jornada Estadual de Conscientização sobre o Autismo

O encontro será nesta terça-feira, dia 02/04, e contará com a presença de secretários de estado, palestras de especialistas e com o lançamento de identificação veicular para pessoas com TEA e Guia para auxílio de alunos

da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo

02/04/2024 - terça às 00h01

Divulgação

No âmbito das celebrações do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, em 2 de abril, o Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), promove a 1ª Jornada Estadual de Conscientização sobre o Autismo na capital. O evento será uma oportunidade para reunir especialistas e autoridades no assunto, oferecendo palestras que visam fomentar discussões e expandir o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

A mesa de abertura contará com o Secretário Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, que irá apresentar ao público novas iniciativas para a orientação e cuidados para a inclusão de pessoas com TEA. Participarão também o Secretário da Educação, Renato Feder; da Saúde, Eleuses Paiva; de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento; de Gestão; da Segurança Pública, Guilherme Derrite e Governo Digital, Caio Paes de Andrade, entre outras autoridades convidadas.

O evento marca o lançamento do  "Guia de Transtorno do Espectro Autista - Diretrizes para o Ensino Fundamental e Médio nas Escolas Estaduais Paulistas" pelas secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Educação. A Secretaria de Estado de Gestão e Governo Digital e o Detran-SP apresentarão uma nova identificação veicular para pessoas com TEA, um selo que alerta a presença de uma pessoa com autismo no veículo e, portanto,  é preciso evitar buzinar e dirigir de forma agressiva. 

Em resolução conjunta, a SEDPcD e a SSP anunciam a criação de grupo de trabalho para ampliação de equoterapia no estado de São Paulo, que leva a interação com cavalos aos núcleos terapêuticos. O evento contará com estatísticas inéditas da Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados), que apresenta a Pesquisa de Percepção sobre o Transtorno de Espectro Autista. 

Confira a agenda de palestras:

"Cuidado integral ao indivíduo com TEA" - Professora Eloísa Valler Celeri, da Unicamp.

"A importância do ensino de linguagem falada para a criança com TEA" - Professor Celso Goyos, da UFSCar

"Inclusão do aluno com TEA no contexto da Educação Básica" -  professora Vera Capellini, da Unesp

O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições devem ser realizadas via link: https://bit.ly/JornadaTEASP 

Serviço

1ª Jornada Estadual de Conscientização do Autismo

Data: 02 de Abril de 2024, às 10h

Local: Auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Avenida Mário de Andrade, nº 564 - portão 10.

Evento gratuito

Inscrições: https://bit.ly/JornadaTEASP

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ECONOMIA

Um em cada cinco lares recebia benefício do Bolsa Família em 2023

SAÚDE

Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico

EDUCAÇÃO

Uso de ChatGPT no ensino exige cuidado, alerta especialista

2
Entre em nosso grupo