Sábado, 20 de Julho de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,09

Santos

16ºC

SESC REGISTRO

Consciência Negra: feriado de segunda, 20 de novembro, tem atividades especiais

Programação gratuita celebra a cultura afro-brasileira com oficina e espetáculo de dança africana, oficina de xilogravura e vivências de brincadeiras de África

da Redação BS9

20/11/2023 - segunda às 00h01

A programação especial da Consciência Negra no Sesc Registro é gratuita e aberta a todos os públicos - Reprodução

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE (PNAD/2022) mostram que os negros são a maioria da população (55,8%) brasileira. Com o projeto "Do 13 ao 20 – (Re)Existência do Povo Negro", o Sesc São Paulo vem promovendo diálogos sobre a condição social da população negra no Brasil e buscando a valorização e o fortalecimento da cultura negra, por meio de diversas atividades educativas, artísticas e vivências de manifestações culturais. A iniciativa faz referência aos marcos históricos de 13 de maio (Lei Áurea) e 20 de novembro (Consciência Negra).

O Dia da Consciência Negra, instituído nacionalmente desde 2011, homenageia e resgata as raízes afro-brasileiras e rememora a luta e a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares (em 1695), símbolo da resistência negra à escravidão. Em setembro deste ano, a data comemorativa também foi estabelecida por lei no estado de São Paulo, passando a ser feriado estadual.

No Sesc Registro, o feriado de 20 de novembro chega com atividades que celebram a cultura afro-brasileira e dialogam com a história de resistência dos povos negros do Vale do Ribeira, território que concentra, na parte paulista, mais de 30 comunidades quilombolas reconhecidas, entre elas, o Quilombo de Ivaporunduva (em Eldorado), o mais antigo da região, com mais de 300 anos de história e de lutas.

A programação especial da Consciência Negra no Sesc Registro é gratuita e aberta a todos os públicos. Confira os detalhes:

Na segunda-feira de manhã (dia 20) tem Oficina de dança africana para crianças e jovens, com a professora e coreógrafa Flávia Mazal. Com base na releitura dos balés da Guiné Conacri, a prática é acompanhada por música ao vivo, seguindo a linha tradicional onde a conversa entre os tambores e o corpo em movimento entram em sincronia, formando uma coreografia harmônica. A oficina começa às 10h30, na Área de Convivência.

No início da tarde as crianças são convidadas a ouvir e contar histórias na vivência Brincadeiras D´África, com o projeto Brincar D´África. Experiências com jogos, músicas e descobertas de elementos da cultura africana e afro-brasileira ajudam a construir referências de África junto às crianças e familiares. A atividade será realizada das 14h às 17h, no Espaço de Brincar, voltado a crianças até 6 anos, acompanhadas por um adulto de referência. A vivência também acontece nos finais de semana (dias 18 e 19 e 25 e 26/11), no mesmo horário.

Ainda no dia 20, às 14h, no Espaço de Tecnologia e Artes, tem a oficina Kilombo Impresso – Xilogravura e Vilania, com o artista Ramo, que se inspira nos pictogramas de impressão Adinkra do povo Akan, hoje espalhado pelos territórios de Gana e Costa do Marfim. A oficina ressignifica essas formas artísticas nas técnicas da xilogravura em papel e em tecido. A atividade tem vagas limitadas e é preciso se inscrever antes na Central de Atendimento.

E finalizando o feriado de segunda, o Sesc traz o espetáculo de dança Nimba, com Trupe Benkady, que se utiliza dos elementos e simbologias femininas da natureza para homenagear o espírito feminino existente em todos os seres. A apresentação será na Área de Convivência, com início às 17h.

A programação especial continua no sábado (dia 24, às 18h), com a vivência Brincadeiras Africanas: o brincar que nasce do chão, desenvolvida por educadores em atividades infanto-juvenis do Sesc Registro. Por meio de jogos e brincadeiras afro-brasileiras, as crianças podem conhecer outras maneiras de tornar mais plural o território onde vivem.

Mais informações: https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/

Telefone (13) 3828-4950. O Sesc Registro fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.

Serviço:

Sesc Registro - Programação

Do 13 ao 20-(Re)Existência do Povo Negro

Oficina

Oficina de dança africana para crianças e jovens

Com Flávia Mazal

Dia 20, segunda, 10h30.

Grátis. Área de Convivência.

Vivência

Brincadeiras D' África

Com Brincar D'África

De 18 a 26, sábados e domingos, 14h.

Dia 20, segunda, 14h.

Grátis. Espaço de Brincar. Até 6 anos.

Oficina
Kilombo Impresso - Xilogravura e Vilania

Com Ramo

Dia 20, quarta, 14h.

Espaço de Tecnologia e Artes. A partir de 16 anos.

Grátis. Vagas limitadas. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

Show
Nimba
Com Trupe Benkady

Dia 20, segunda, 17h.

Grátis. Área de Convivência

Vivência
Brincadeiras Africanas: o brincar que nasce do chão

Com educadores em atividades infanto-juvenis do Sesc

Dia 24, sexta, 18h. Grátis. Espaço de Brincar. Até 6 anos.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SAÚDE

Endometriose e saúde mental: Psicóloga Izaianni Risco orienta sobre cuidados

SAÚDE

Jejum intermitente acelera a queima de gordura? Entenda quanto tempo de jejum é indicado e eficaz

MELHOR IDADE

Ações simples podem diminuir o risco de quedas no idoso

2
Entre em nosso grupo