Sexta, 07 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,35

EuroR$ 6,16

Santos

19ºC

LEIA A COLUNA

Republicanos deverá ter mais 
um prefeito na Baixada Santista

Eleito pelo PSDB em 2020 e filiado ao PSD desde maio de 2023, o chefe do Executivo
de Itanhaém, Tiago Cervantes, está próximo de mudar de sigla para disputar a reeleição

Sandro Thadeu

04/04/2024 - quinta às 01h45

Surpresas de última hora
A data-limite para alguém concorrer a cargos públicos nas eleições deste ano termina neste sábado. As negociações e conversas nos bastidores estão intensas em várias cidades da Baixada Santista e alguns movimentos de última hora podem surgir, como em Itanhaém. Conforme apurado pela coluna, o prefeito Tiago Cervantes, tem uma conversa avançada para disputar a reeleição pelo Republicanos. 

Terceiro partido
Eleito em 2020 pelo PSDB, o atual chefe do Executivo deixou o ninho tucano em dezembro de 2022. Cinco meses depois, ele aceitou o convite do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para fazer parte da agremiação. Nas últimas horas, ganhou força a possibilidade de o gestor mudar para o Republicanos, que já tem mais dois prefeitos na região: Márcio Cabeça (Mongaguá) e Rogério Santos (Santos). 

Fortes sinais
A assessoria de Cervantes não confirma a mudança de partido, mas há sinais de que esse movimento deverá ser concretizado. No início do mês passado, o vereador Henrique Garzon havia trocado o Podemos pelo Republicanos, pois tinha a intenção de concorrer ao Executivo. O parlamentar confirmou à coluna ontem que saiu do partido e deverá ingressar hoje no Mobiliza (antigo PMN) para disputar a Prefeitura.

Apoio definido
Na manhã de ontem, o presidente do diretório estadual do Novo, Ricardo Alves, confirmou que a legenda vai apoiar o prefeito santista Rogério Santos (Republicanos) nas eleições deste ano. "O Novo acredita na construção de uma Santos cada vez mais comprometida com os princípios que sempre nortearam o partido, com incentivo ao empreendedorismo e estímulo à participação dos cidadãos na política", destacou o dirigente.

Nova casa
Dois importantes nomes do PP confirmaram ontem a mudança para o Novo: a vereadora Audrey Kleys e o médico Adriano Catapreta. A primeira estava licenciada do Legislativo para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Social e o segundo, à frente da pasta da Saúde. A filiação deles e de outros nomes ocorrerá hoje, a partir das 19h30, no Juicyhub, que fica na Avenida Ana Costa, 433, 4º andar - Torre B, Gonzaga.

Mais baixas
Os vereadores Marcos Libório, que saiu do PSB, e Bruno Orlandi (PSD) deixaram o comando da secretaria de Meio Ambiente e de Assuntos Portuários e Emprego, respectivamente. A vice-prefeita Renata Bravo também foi exonerada da pasta da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos. O trio tem a pretensão de concorrer ao Legislativo.

Sem inventar
O prefeito já definiu os novos titulares dessas pastas, com exceção daquelas que vinham sendo lideradas por Renata e Orlandi. O chefe do Executivo fez o simples ao promover os secretários adjuntos de cada área: Denis Valejo Carvalho (Saúde), Humberto Martinez de Souza (Desenvolvimento Social) e Marcus Neves Fernandes (Meio Ambiente). 

Retorno à Câmara
O secretário de Governo de Cubatão, Cesar Nascimento (PSD), sairá amanhã do cargo e reassumirá a cadeira como vereador. Ele disputará a Prefeitura neste ano e contará com o apoio do atual gestor municipal, Ademário Oliveira (PSDB). 

Mudanças na gestão
Dois nomes do PSD querem concorrer ao Parlamento e, por esse motivo, não ocupam mais cargos da Administração Municipal: Pedro de Sá Filho (secretário de Segurança Pública e Cidadania) e Guilherme Amaral (adjunto de Educação). A dupla foi substituída por Adenilson Amorim e Mário Torres, respectivamente. O comando da pasta de Assistência Social passou das mãos de Sebastião Ribeiro Zumbi para as de Wesley Freitas.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Prefeito de Santos confirma mudanças no primeiro escalão do governo

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Juiz nega pedido da Prefeitura de Santos para retomar área cedida à Abor

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Prefeitura de São Vicente tem novo secretário de Comércio e Indústria

2
Entre em nosso grupo