Domingo, 21 de Julho de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,01

Santos

17ºC

LEIA A COLUNA

PT cogita lançar Rosana Caruso para disputar a Prefeitura de São Vicente

O nome da assistente social ganhou força internamente nos últimos dias. O ex-prefeito e pré-candidato da sigla ao Executivo, Pedro Gouvêa, admite que pode abrir mão dessa disputa

Sandro Thadeu

12/06/2024 - quarta às 03h30

Todos somos um
O ex-prefeito de São Vicente e pré-candidato ao Executivo pelo PT, Pedro Gouvêa, admitiu à coluna, ontem, que está avaliando a possibilidade de abrir mão de disputar a eleição majoritária neste ano e analisando o melhor papel dele dentro desse grupo progressista de oposição à atual gestão municipal. "Posso jogar em qualquer posição ou até mesmo ir para a reserva. Sou um cara de grupo. Ao longo desses últimos anos, construímos propostas e soluções para os problemas da nossa cidade e sonhamos com uma São Vicente melhor. Não há como ficar fora desse sonho", afirmou.

Rosana na disputa de São Vicente
Caso Gouvêa desista de se lançar nessa disputa pelo comando do Município, uma das possibilidades estudadas internamente é lançar o nome da assistente social Rosana Caruso para concorrer à Administração Municipal. Essa ideia começou a ganhar força nos últimos dias e foi bem aceita por representantes de movimentos sociais e servidores públicos que têm proximidade com a legenda da estrela vermelha. Ela é irmã do ex-vereador Renato Caruso (falecido em 2018), que ocupou várias secretarias na Cidade, como Cultura e Esporte, Administrações Regionais e Relações Governamentais. 

Referência técnica
Filiada ao PT desde os anos 1980, Rosana é servidora pública aposentada da Prefeitura de Santos, onde trabalhou por 25 anos e ocupou cargos importantes na área da Assistência Social. Ela também atuou como secretária adjunta dessa pasta, em São Vicente, durante a gestão de Pedro Gouvêa (2017-2020). "Nunca disputei uma eleição. Minha experiência sempre foi na área de políticas públicas. Se o meu nome for decidido nessas discussões internas do partido, eu estarei à disposição para participar dessa disputa", explicou a assistente social. 

Pauta futura
A possibilidade de Rosana concorrer ao Executivo terá de ser discutida com PCdoB e PV, que integram a federação Brasil da Esperança ao lado do PT. O presidente da legenda comunista, Marcelo Arias, afirmou ontem à coluna que esse assunto ainda não havia sido debatido internamente. O mesmo foi dito pelo responsável dos verdes na Cidade, Antonio Aguiar Teixeira. 

Unanimidade
A Executiva nacional do PT deliberou, na última segunda-feira, que o vereador de Guarujá Edilson Dias é o pré-candidato da legenda ao Executivo. O parlamentar garantiu que está pronto para assumir esse desafio. "Essa decisão unânime foi muito bem-vinda, o que mostra o reconhecimento por ser militante do partido há 30 anos e nunca ter abandonado o presidente Lula", ressaltou.

Confiança plena
Ontem, a Executiva estadual do PCdoB decidiu, de forma unânime, que o advogado Sidnei Aranha é o pré-candidato a prefeito da legenda, em Guarujá. "Temos a convicção de que o nome de Sidnei Aranha é o que melhor expressa a amplitude e a capacidade que Guarujá precisa", divulgou a sigla.

Disputa interna
Aranha e Dias estão na disputa para ver quem será o escolhido para disputar o Executivo da Pérola do Atlântico pela federação Brasil da Esperança. Essa decisão será tomada pelo comando nacional desse coletivo nos próximos dias. 

Novo pedido de impeachment
O vereador de Cubatão Alessandro Oliveira (Republicanos) protocolou ontem no Legislativo o pedido de abertura de uma comissão processante para que o prefeito Ademário Oliveira (PSDB) sofra o impeachment, devido aos "reiterados momentos em que o chefe do Executivo revelou seu desrespeito e, de forma acintosa, praticou atos enquadrados dentro do conceito de misoginia".

Tom agressivo
Nessa solicitação que deverá ser analisada pelo Parlamento na próxima semana, o legislador citou que o gestor municipal já utilizou os termos "jumenta" e "escrota" ao responder críticas e questionamentos de mulheres em entrevistas e nas redes sociais. O vereador também mencionou que, durante um evento, uma munícipe que fez parte da atual gestão foi agredida verbalmente por Ademário, na frente de inúmeras pessoas.

Resposta
A Prefeitura de Cubatão informou "que respeita os assuntos correlatos a cada poder na Cidade e acompanhará, com seu grupo técnico, mais este tema discutido na Casa Legislativa".

Exemplo positivo
O vereador santista Marcos Libório (Republicanos) esteve recentemente na Secretaria da Pessoa com Deficiência da capital paulista para conhecer melhor a proposta do Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (Centro TEA). Localizada na Zona Norte, essa nova unidade está em construção e deverá ser inaugurada em novembro deste ano, trazendo uma nova perspectiva de vida aos pacientes e familiares.

Caminho certo
O parlamentar também tomou ciência sobre estratégias intersetoriais que estão sendo desenvolvidas em São Paulo para garantir a autonomia e o bem-estar dessa população. "Santos também tem adotado políticas semelhantes para atender as necessidades dessa população. Nossa proposta é ter um programa de atendimento às mães ou cuidadores diretos de pessoas autistas para que seus familiares tenham melhores condições de vida e saúde emocional. 
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ELEIÇÕES 2024

Limite de gastos das campanhas eleitorais é divulgado pelo TSE

LEIA A COLUNA

Emer Jaoude e Gilson Bargieri lançam candidaturas à Prefeitura de Peruíbe

LEIA A COLUNA

MDB garantirá preciosos segundos em rádio e TV para Rosana Valle

2
Entre em nosso grupo