Sábado, 27 de Junho de 2026

DólarR$ 5,17

EuroR$ 5,90

Santos

18ºC

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

PSDB realiza hoje encontro regional na Câmara de Santos

Reunião terá início às 9 horas e servirá de palco para o lançamento de cinco pré-candidaturas da Baixada Santista: duas à Câmara dos Deputados e três à Assembleia Legislativa

Sandro Thadeu

27/06/2026 - sábado às 03h00

Mobilização tucana
A Câmara de Santos recebe hoje, a partir das 9 horas, o encontro regional do PSDB da Baixada Santista. O evento tem como objetivo reunir lideranças, filiados e apoiadores da legenda para debater propostas voltadas ao desenvolvimento regional e alinhar estratégias para as eleições deste ano.

Nomes definidos
Durante o evento, o partido apresentará seus pré-candidatos da Baixada Santista. Para a Assembleia Legislativa, estarão na disputa os vereadores Cacá Teixeira, de Santos, e Anderson de Lana, de Cubatão, além do ator e comunicador Alexandre Doria, de Itanhaém. Já para a  Câmara dos Deputados, os nomes são o professor e presidente do PSDB de Guarujá, Márcio Reis, e o jornalista e escritor Raul Christiano, uma das figuras históricas da agremiação. 

Nova missão
A atividade contará com a participação do presidente estadual da sigla, Paulo Serra. Ex-prefeito de Santo André, ele chegou a se colocar à disposição para concorrer ao Governo do Estado nas eleições deste ano. No entanto, recuou da pretensão e confirmou, no último domingo, que buscará uma vaga na Câmara dos Deputados. 

Atenção especial 
Na última terça-feira, o prefeito de Bertioga, Marcelo Vilares (União), sancionou a Lei 1.756/2026, que institui no Município a Linha de Cuidado para Pessoas com Bexiga Neurogênica, doença caracterizada pela perda do controle urinário causada por lesões neurológicas e frequentemente associada a lesões da medula espinhal, acidente vascular cerebral (AVC), esclerose múltipla e mielomeningocele. 

Acesso garantido
De autoria da vereadora Renata Barreiro (PL), a legislação busca garantir a atenção integral à saúde dos pacientes diagnosticados com a doença, abrangendo desde a reabilitação até o tratamento especializado. Entre as medidas previstas estáo fornecimento de insumos essenciais, como o cateter uretral hidrofílico de uso intermitente (dispositivo médico de uso único e estéril que permite o esvaziamento da bexiga de forma segura e com menor risco de infecções).

Linha de cuidado integral
A norma estabelece ainda o acesso à reabilitação multiprofissional em unidades especializadas e atendimento por urologista ou outro profissional. Além disso, a Administração Municipal será obrigada a fornecer, no mínimo, quatro cateteres hidrofílicos por dia aos cidadãos contemplados pela nova política pública. 

Presente inusitado
Durante a inauguração das obras de ampliação do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, em Pariquera-Açu, realizada na última quinta-feira, o prefeito Wagner Costa (PL) presenteou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) com uma caixa de mexericas cariocas. O Município é considerado um dos maiores produtores dessa fruta no País. 

Homem de sorte
Ao discursar no evento, o deputado estadual Paulo Corrêa Jr. (Republicanos) disse que o chefe do Executivo paulista é um "homem de sorte". O parlamentar revelou que sempre pede mexericas a Wagner. "Ele nunca me dá a fruta, mas sempre me procura para pedir emendas", disse, em tom descontraído. 

Troca de presentes
Antes de iniciar a fala, Tarcísio entrou na brincadeira, abraçou o legislador e lhe entregou uma mexerica. Corrêa Jr. ergueu a fruta como se fosse a taça da Copa do Mundo. "O Paulo é tão carinhoso comigo que, no meu aniversário, celebrado na semana passada, ele me deu meia dúzia de camisas do Santos. Eu tinha que retribuir com ao menos uma mexerica agora", disse o governador.  

Novo mandato
O presidente do Sindicato dos Empregados em Edifícios de Santos (Sindedif), José Maria Félix, foi conduzido para mais um mandato de cinco anos à frente da instituição, que representa cerca de 5 mil trabalhadores na cidade mais verticalizada do País. "A confiança depositada em nosso trabalho me honra profundamente e fortalece ainda mais minha vontade de continuar lutando pela nossa categoria", destacou. 

Sindicato cidadão
Atento às transformações e desafios do mundo do trabalho, Félix participa semanalmente como comentarista do podcast Papo de Trabalhador, da Rádio Ômega Web, apresentado pelo jornalista Mário Jorge de Oliveira. Além disso, o dirigente tem um olhar diferenciado sobre o papel dos sindicatos na sociedade. Por essa razão, abre as portas da sede da entidade para as reuniões e plenárias do Conselho Municipal de Saúde e da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, ampliando o papel social do Sindedif.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Márcio França será o vice de Haddad em chapa ao Governo de São Paulo

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Um novo partido político começa a ser desenhado a partir da Baixada Santista

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Armazém 3 do Parque Valongo será inaugurado na próxima sexta-feira

2
Entre em nosso grupo