POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA
Marina Silva (Rede) e Simone Tebet (PSB) serão lançadas ao Senado. O anúncio foi feito ontem, um dia após o grupo estar reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Sandro Thadeu
26/06/2026 - sexta às 03h00
Martelo batido
O pré-candidato a governador pelo PT, Fernando Haddad, confirmou ontem que o vice na chapa será o ex-chefe do Executivo paulista e de São Vicente, Márcio França (PSB). Ambos foram colegas de ministério na atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista comandou a pasta da Fazenda, enquanto o socialista esteve inicialmente à frente da área de Portos e Aeroportos e depois migrou para a de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
Herança de Tarcísio
França almejava disputar o Palácio dos Bandeirantes e sempre manteve um tom elevado nas críticas ao mandato do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). "Se você perguntar qual é a marca do governo de São Paulo hoje, talvez a venda da Sabesp e o pedágio free flow sejam as duas coisas assim mais marcantes. Não teve uma obra nova, uma ideia nova", destacou.
Perda de protagonismo
O integrante do PSB disse, ainda, que São Paulo tem crescido menos que o restante do Brasil nos últimos cinco anos, perdendo seu papel histórico de "locomotiva" do País para se tornar apenas mais um trem no cenário nacional. França ressaltou a importância da rede universitária pública paulista e defendeu que o Estado volte a exercer papel de liderança nacional, especialmente diante dos desafios trazidos pela nova Reforma Tributária.
Mulheres em destaque
Para a disputa do Senado, Haddad anunciou a intenção de lançar duas mulheres ao Senado: Simone Tebet (PSB), ex-ministra do Planejamento e Orçamento, e Marina Silva (Rede), deputada federal e ex-titular da pasta de Meio Ambiente e Mudança do Clima. "São lideranças com história, experiência e serviços prestados ao Brasil. Gente que conhece São Paulo, tem compromisso com o nosso povo e vai ajudar o estado a voltar a ocupar o lugar de destaque que merece", destacou.
Nova tentativa
O vereador de Santos Lincoln Reis (Pode) apresentou ontem um novo requerimento para o Executivo para saber como estão as tratativas para a Secretaria Municipal de Educação criar o cartão uniforme e o cartão material escolar. A ideia é disponibilizar um crédito para que esses produtos sejam comprados em lojas credenciadas, o que fomentaria o comércio local. O parlamentar já havia feito essa cobrança em abril do ano passado.
Estudo em andamento
Em julho do ano passado, a Administração Municipal informou que foram realizadas reuniões entre os representantes das pastas de Educação, Governo e Finanças para tratar deste assunto. Porém, o Município optou em realizar esse procedimento licitatório tradicional para a aquisição de uniformes e materiais escolares por meio de uma ata de registro de preços.
Sessão extraordinária
Os vereadores de Cubatão realizarão hoje, às 15h20, uma sessão extraordinária para analisar o veto integral do Executivo ao Projeto de Lei 61/2026, da Mesa Diretora do Legislativo, cujo objetivo é criar dois novos padrões de funções gratificada: os símbolos F18, com remuneração mensal de R$ 17.521,80, e F19, que teria um salário de R$ 21 mil.
Análise equivocada
A Comissão de Justiça e Redação do Parlamento opinou pela rejeição do veto do prefeito Cesar Nascimento (PSD). O entendimento é que a decisão foi tomada sem fundamento jurídico válido, pois a alteração está sendo feita por meio de uma legislação, conforme previsto pela Constituição Federal e com a jurisprudência consolidada.
Retenção de talentos
A Mesa Diretora justificou que a mudança sugerida atende uma necessidade de modernização administrativa do Parlamento para assegurar a atração e a retenção de profissionais qualificados para o desempenho de funções estratégicas. A proposta busca "instituir mecanismos para remunerar de forma justa e aedquada as atribuições que exigem alta complexidade, notório saber técnico e acentuada responsabilidade administrativa".
Reforço na saúde
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) entregou ontem as obras de ampliação do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, em Pariquera-Açu. A unidade dispõe atualmente de 53 leitos de enfermaria, número que será ampliado gradualmente até atingir 93 vagas. O local concentrará os atendimentos de oncologia e maternidade desse complexo de saúde, que é referência para os cerca de 300 mil moradores do Vale do Ribeira.
Projetos futuros
Durante o evento, o chefe do Executivo paulista anunciou a construção de um novo prédio para o hospital, que está na mesma estrutura há 75 anos. Após a conclusão dessa obra, esse edifício terá 220 novos leitos, além dos 93 entregues ontem. Além disso, ele confirmou a instalação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Registro.
Deixe a sua opinião
ver todos