Terça, 23 de Junho de 2026

DólarR$ 5,14

EuroR$ 5,87

Santos

21ºC

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Câmara de Santos discute ampliação de cargos para o setor da saúde

De autoria do Executivo, o projeto de lei prevê o aumento de 500 para 580 vagas efetivas para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias na Administração Municipal

Sandro Thadeu

23/06/2026 - terça às 02h00

Saúde reforçada
A Prefeitura de Santos pretende ampliar a presença de profissionais da saúde que atuam diretamente nos bairros. A Câmara votará hoje, em primeira discussão, o Projeto de Lei Complementar 55/2025, que prevê a ampliação de 500 para 580 o número de cargos efetivos de agentes comunitários de saúde (ACSs) e de combate às endemias (ACEs).

Mais profissionais na ponta
De autoria do Executivo, a proposta pretende criar 80 novas vagas, elevando de 350 para 415 o número de vagas de ACS e de 150 para 165 os postos de ACE. Segundo a Administração Municipal, a medida busca suprir deficits existentes em diversos bairros e fortalecer as ações de Atenção Básica e Vigilância em Saúde.

Concurso preservado
Na justificativa encaminhada ao Legislativo, o prefeito Rogério Santos (Republicanos) mencionou que a ampliação do quadro é necessária para viabilizar o preenchimento de vagas ainda não ocupadas pelos aprovados no concurso público homologado pelo edital 95/2024-SEPLA-RH. O chefe do Executivo alertou que, sem a adequação do quadro permanente, poderá haver questionamentos judiciais por parte dos candidatos classificados.

Prevenção em foco
A gestão municipal também sustenta que o reforço no efetivo permitirá assegurar a continuidade das visitas domiciliares, das ações de prevenção e combate às arboviroses, além do acompanhamento de famílias atendidas pela rede de Atenção Básica. Todas as atividades mencionadas acima são consideradas estratégicas para a saúde pública do Município.

Padilha na Baixada Santista
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), cumprirá agenda na Baixada Santista amanhã. O primeiro compromisso ocorrerá às 9h45, no EcoPátio, em Cubatão. Às 11h30, fará o lançamento no Município da Unidade Móvel de Saúde do Caminhoneiro e Caminhoneira, vinculada ao Programa Agora Tem Especialistas.

Atendimento diferenciado
A iniciativa busca ampliar o acesso à assistência médica aos trabalhadores e familiares que vivem na estrada. O serviço é ofertado nos pontos de parada e descanso, onde os caminhoneiros podem fazer exames e curativos, tomar vacinas e medicações, passar por consultas e receber orientações de saúde e bem-estar. 

Reforço para a Saúde Mental
Às 13 horas, Padilha estará em São Vicente para visitar as obras do novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) - Porte 3, no Jardim Rio Branco. Esse novo serviço público de Saúde Mental terá funcionamento 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados, com acolhimento noturno. A unidade é voltada para pacientes com sofrimento psíquico intenso. 

Ditadura do Judiciário
O advogado e escritor Cláudio Caivano passou os últimos dias em Santos para apresentar suas ideias e propostas para lideranças políticas da Cidade. Na avaliação dele, que é pré-candidato a deputado federal pelo Republicanos, o Brasil vive uma "ditadura do Judiciário", pois vem sendo utilizado como uma arma política para conter opositores. 

Defesa da anistia
Pré-candidato a deputado federal pelo Republicanos, Caivano é o autor do texto original do projeto de lei que propõd anistiar os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Por acompanhar de perto a situação dos réus, publicou dois livros sobre o tema. Um deles tem como foco os abusos e as histórias das pessoas condenadas nesse caso. O outro reúne experiêcias de sua atuação como colaborador do relatório paralelo da oposição na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI).

Contrato desfeito
A Autoridade Portuária de Santos (APS) rescindiu, de forma consensual, o contrato de R$ 72,8 milhões firmado com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) para prestar assessoria técnica especializada no acompanhamento, gerenciamento e controle do projeto do túnel Santos-Guarujá pelo período de 40 meses. O distrato foi assinado no último dia 17 e publicado na última sexta-feira no Diário Oficial da União.

Sob investigação
Em janeiro deste ano, o Ministério Público Federal (MPF) havia instaurado um inquérito para avaliar os valores contratados e o escopo dos serviços prestados pela FDTE, vinculada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). Além disso, a estatal foi chamada a prestar esclarecimentos sobre os critérios de contratação, justificativas técnicas e procedimentos licitatórios adotados. Na ocasião, a APS informou que o contrato estava suspenso cautelarmente, enquanto aguardava a análise do Tribunal de Contas da União (TCU). 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Tarcísio: antigo funicular é a opção preferencial para trem Santos-São Paulo

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Deputado cobra balanço sobre emissão de laudos permanentes para autistas

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Hospital Municipal de Guarujá deverá iniciar operação neste segundo semestre

2
Entre em nosso grupo