Domingo, 21 de Julho de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,01

Santos

17ºC

LEIA A COLUNA

Ministro Carlos Lupi participa hoje de agenda política em Santos 

Sigla trabalhista fará parte da aliança da pré-candidata do PT à Prefeitura, Telma de Souza

Sandro Thadeu

11/07/2024 - quinta às 01h15

Time reunido
O ministro da Previdência Social e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, participará hoje, em Santos, de um encontro regional do partido. O evento será realizado, a partir das 18h30, na Casa da Madeira, que fica na Rua Júlio Conceição, 169, Vila Mathias. A atividade também deverá contar com a presença do deputado estadual Márcio Nakashima, que comanda a agremiação em São Paulo. 

Unidade progressista
Essa agenda do titular da pasta representará um encontro dos militantes e simpatizantes dos partidos que fazem parte da aliança de apoio à pré-candidata do PT à Prefeitura, a vereadora Telma de Souza. Além dos trabalhistas e das siglas que fazem parte da federação Brasil da Esperança com a legenda da estrela vermelha (PV e PCdoB), a parlamentar contará com o apoio da federação formada por PSOL e Rede. 

Fortes sinais
O vice de Telma ainda não está definido, mas não será surpresa para a coluna se o nome indicado para assumir esse desafio for alguém do PDT. Após o PT, os trabalhistas têm a maior representatividade no Congresso Nacional dentro do grupo de partidos que farão parte dessa coligação de centro-esquerda na disputa pelo Executivo santista. Atualmente, a sigla possui três senadores e 18 deputados federais. 

Etapa concluída
A Câmara dos Deputados finalizou ontem a apreciação do Projeto de Lei Complementar 68/2024, que regulamenta a Reforma Tributária. O texto-base foi aprovado por 336 votos favoráveis, 142 contrários e 2 abstenções. Dos parlamentares da Baixada Santista, dois foram favoráveis ao texto - Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e Delegado da Cunha (PP) - e um contrário - Rosana Valle (PL). Alberto Mourão (MDB) não participou da votação.

Visões divergentes
O tucano destacou que a mudança na lei busca simplificar o ultrapassado sistema tributário brasileiro ao consolidar o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que é adotado por 90% dos países. "Também introduzimos mecanismos como seguro receita e um período de transição até 2077, buscando proteger as finanças municipais para que haja equilíbrio, ao contrário de muitas fake news que estão espalhando terrorismo por aí", ressaltou.

Aumento de impostos
Já a integrante do PL tem uma visão totalmente diferente do colega de plenário, conforme pode ser observado em uma publicação dela no Instagram. "Votei contra, mas foi aprovada a regulamentação da Reforma Tributária. A maioria dos deputados aprovou o texto. Na teoria, era para simplificar o sistema tributário brasileiro, mas, na prática, a reforma aumenta impostos. É mais uma investida desse governo que tem ânsia de arrecadar. Os brasileiros, mais uma vez, pagarão a conta", frisou.

Pedido indeferido
O juiz da 406ª Zona Eleitoral de Praia Grande, Felipe Esmanhoto Mateo, indeferiu a representação apresentada pelo diretório municipal do PSB que pedia uma punição ao pré-candidato a prefeito pelo União Brasil, Danilo Morgado, sob a alegação que ele teria realizado propaganda antecipada negativa ao publicar um vídeo nas redes sociais com críticas ao deputado federal Alberto Mourão (MDB), que estará novamente na disputa pelo Executivo municipal. 

Interferência mínima
A decisão é do último dia 27. Segundo o magistrado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já reconheceu que "o caráter dialético imanente às disputas político-eleitorais exige maior deferência à liberdade de expressão e de pensamento". Por esse motivo, ele justificou que "se recomenda a intervenção mínima do Judiciário nas manifestações e críticas próprias do embate eleitoral, sob pena de se tolher substancialmente o conteúdo da liberdade de expressão".

Contagem regressiva
O engenheiro Emer Jaoude será oficializado como candidato à Prefeitura de Peruíbe pelo PL no próximo dia 20, quando será realizada a convenção partidária da sigla. O evento terá início às 20 horas e ocorrerá na Câmara. O vice da chapa será Anderson Fabiano Pupo Fernandes, o Sargento Anderson, policial militar da ativa que concorreu ao Executivo no último pleito e ficou em terceiro lugar na disputa.

Apoios de peso
Na semana passada, ambos estiveram no escritório político do deputado estadual Paulo Mansur (PL), em Santos, onde o anfitrião e os parlamentares federais Eduardo Bolsonaro e Rosana Valle (ambos do PL) gravaram vídeos de apoio à dupla de Peruíbe. Os três legisladores manifestaram a intenção de prestigiarem a convenção da agremiação, em Peruíbe.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ELEIÇÕES 2024

Limite de gastos das campanhas eleitorais é divulgado pelo TSE

LEIA A COLUNA

Emer Jaoude e Gilson Bargieri lançam candidaturas à Prefeitura de Peruíbe

LEIA A COLUNA

MDB garantirá preciosos segundos em rádio e TV para Rosana Valle

2
Entre em nosso grupo