Domingo, 21 de Julho de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,01

Santos

17ºC

LEIA A COLUNA

Marcelo Vilares será candidato à Prefeitura de Bertioga

O atual chefe do Executivo, Caio Matheus (PSD), anunciará publicamente, hoje à noite, que apoiará o atual vice na disputa pela Administração Municipal nas eleições deste ano 

Sandro Thadeu

05/07/2024 - sexta às 02h30

Fim do mistério
O prefeito de Bertioga, Caio Matheus (PSD), decidiu apoiar o seu vice, Marcelo Vilares (União), na disputa pelo Executivo nas eleições deste ano, conforme apurado ontem pela coluna. O anúncio oficial será feito hoje, às 18 horas, na Avenida Anchieta,  2410, Albatroz. 

Disputa interna
Outros dois nomes estavam sendo cotados para concorrer ao pleito com o apoio do Governo: o ex-prefeito e ex-secretário de Obras e Habitação, Luiz Carlos Rachid (PSDB), e a ex-titular da pasta da Segurança e ex-chefe de gabinete do prefeito, Thalita Walperes (PSD). Um fato que pesou a favor de Vilares foi a sua trajetória política referendada pela população e a experiência na gestão pública. Além de atuar no Executivo desde 2017, ele foi vereador por dois mandatos (2005 a 2012) e presidiu a Câmara no biênio 2021-2022.

Vice definida
Em maio, Matheus já havia anunciado a vice da chapa majoritária: a advogada Lucília Goulart (PL), que comandou a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda entre outubro do ano passado e o início de abril deste ano. 

Sem impacto
A vereadora e pré-candidata à Prefeitura de Santos pelo PT, Telma de Souza, foi recebida ontem, em Brasília, pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). O representante do Governo Federal garantiu que a Reforma Tributária não trará impactos à arrecadação de municípios portuários, pois haverá a unificação dos cinco impostos que existem sobre consumo (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS). Eles serão substituídos pelo Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Além disso, o representante do Governo Federal explicou que o Fundo de Compensação garantirá os mesmos patamares de arrecadação do ISS quando a cobrança desse imposto passar a ocorrer no destino e não na origem, como é hoje. 

Nova era
Outro ponto abordado por Haddad nessa audiência foi o Plano de Transformação Ecológica, que busca fomentar a mudança para uma economia mais sustentável e limpa, possibilitando a geração de trabalho, emprego e renda e o aumento da produtividade por meio da criação e da difusão de inovações tecnológicas e da construção de uma infraestrutura sustentável.

Mais emprego
O prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Pode), anunciou ontem nas redes sociais que a Sigma instalará um grande complexo logístico em um terreno de 60 mil metros quadrados localizado na Área Continental do Município. Esse investimento na Cidade deverá gerar cerca de 300 empregos diretos e de 100 a 150 indiretos. A empresa vai se beneficiar de uma proposta defendida pelo atual chefe do Executivo e acatada pela Receita Federal, que autorizou, no mês passado, a expansão das atividades de Recinto Especial de Despacho Aduaneiro (Redex) na Baixada Santista.

Impacto positivo
Com a mudança, a distância máxima do edifício da Alfândega de Santos para a instalação de um Redex foi aumentada de 10 para 40 quilômetros. Essa medida buscou expandir esse tipo de atividade na região para atender à demanda crescente de armazenamento e estufagem de contêineres de exportação, alavancando a arrecadação de impostos e o potencial econômico das cidades do entorno. 

Lançamento
Médico e ex-secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta (PSD) lançará hoje, às 19 horas, a pré-candidatura a vereador. A atividade será realizada no Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios (Sindedif), que fica na Rua Júlio Conceição, 238, Vila Mathias. 

Na trave
Ex-presidente municipal do PP, Catapreta por muito pouco não conseguiu uma vaga no Legislativo nos dois últimos pleitos. Em 2016, ele foi o primeiro suplente da coligação formada por PP, PSC (incorporado ao Podemos) e PEN (que virou Patri e se fundiu com o PTB para formar o PRD) ao conquistar 1.049 votos. Quatro anos mais tarde, ele obteve 2.112 sufrágios e ficou como primeiro suplente do PP.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ELEIÇÕES 2024

Limite de gastos das campanhas eleitorais é divulgado pelo TSE

LEIA A COLUNA

Emer Jaoude e Gilson Bargieri lançam candidaturas à Prefeitura de Peruíbe

LEIA A COLUNA

MDB garantirá preciosos segundos em rádio e TV para Rosana Valle

2
Entre em nosso grupo