Segunda, 29 de Abril de 2024

DólarR$ 5,12

EuroR$ 5,46

Santos

24ºC

HISTÓRIA

Quem foi Visconde do Rio Branco, estadista que dá nome a rua do centro de Santos?

Além de sua atuação política, Rio Branco destacou-se como jornalista, chamando a atenção para as ameaças nas repúblicas do rio da Prata. Seu papel crucial como secretário de Honório Hermeto Carneiro Leão contribuiu para a queda do de Juan Manuel de Rosas

da Redação BS9 - Victor Persico

15/01/2024 - segunda às 15h17

Rio Branco foi fundamental na formação do Partido Conservador e teve participação ativa na diplomacia - Reprodução

José Maria da Silva Paranhos, Visconde do Rio Branco (1819-1880), foi um proeminente estadista brasileiro, destacando-se como diplomata, militar e jornalista. Nascido em Salvador, em uma família inicialmente abastada, perdeu a maior parte de sua fortuna na infância após a morte dos pais. Seu legado inclui ser o pai do Barão do Rio Branco e o avô de Paulo do Rio Branco, um jogador de rugby.

Rio Branco iniciou sua carreira na Academia Real dos Guardas Marinhas em 1841, tornando-se aspirante de marinha. Após estudar na Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, optou por ingressar na política como membro do Partido Liberal, sendo eleito deputado provincial do Rio de Janeiro em 1845. Ele ascendeu ao poder com o apoio de Aureliano de Sousa e Oliveira Coutinho.

Além de sua atuação política, Rio Branco destacou-se como jornalista, chamando a atenção para as ameaças nas repúblicas do rio da Prata. Seu papel crucial como secretário de Honório Hermeto Carneiro Leão contribuiu para a queda do ditador argentino Juan Manuel de Rosas.

Rio Branco foi fundamental na formação do Partido Conservador e teve participação ativa na diplomacia, resolvendo conflitos como a Guerra do Uruguai e a Guerra do Paraguai. Em 1869, recebeu o título de Visconde do Rio Branco por seus esforços.

Nomeado Presidente do Conselho de Ministros em 1871, Rio Branco liderou o governo por um período significativo, marcado por prosperidade econômica e reformas, incluindo a importante Lei do Ventre Livre, que alforriava crianças de mulheres escravas. No entanto, enfrentou uma crise com a Igreja Católica, levando à sua renúncia em 1875.

Após sua renúncia, Rio Branco enfrentou problemas de saúde, sendo diagnosticado com câncer de boca. Ele faleceu em 1880, sendo lembrado como um dos maiores estadistas do Brasil, deixando um legado de realizações políticas e diplomáticas.

Avenida segue ao lado da Praça da República, no centro de Santos

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

HISTÓRIA

Quem foi Amador Bueno, administrador e proprietário de terras que dá nome à rua em Santos?

HISTÓRIA

Quem é Francisco Manoel, que dá nome a rua no Jabaquara, em Santos?

HISTÓRIA

Quem foi Luís Gama, patrono da Abolição da Escravidão do Brasil, que dá nome à rua de Santos?

2
Entre em nosso grupo