Sábado, 27 de Abril de 2024

DólarR$ 5,12

EuroR$ 5,47

Santos

26ºC

HISTÓRIA

Quem foi Visconde de Mauá, industrial que dá nome à praça da Prefeitura de Santos?

Pioneiro em várias áreas da economia brasileira, destaca-se a implantação da primeira fundição de ferro e estaleiro do país, além da consturição da primeira ferrovia brasileira, e estrada de ferro Mauá, na cidade de Magé

da Redação BS9 - Victor Persico

08/02/2024 - quinta às 00h01

Visconde de Mauá (1813 - 1889) - Reprodução

Nascido no dia 28 de dezembro de 1813, Irineu Evangelista de Sousa, o Visconde de Mauá, foi um industrial, comerciante, armador, fazendeiro e banqueiro. Ao longo de sua vida foi merecedor dos títulos nobiliárquicos primeiro de barão, em 1854 e depois Visconde de Mauá em 1874.

Pioneiro em várias áreas da economia brasileira, destaca-se a implantação da primeira fundição de ferro e estaleiro do país, além da consturição da primeira ferrovia brasileira, e estrada de ferro Mauá, na cidade de Magé, no atual estado do Rio de Janeiro. No Rio Amazonas, deu início à sua exploração de seus afluentes, bem como o Guaíba, com barcos a vapor, a instalação da iluminação pública a gás na cidade do Rio de Janeiro, a criação do terceiro Banco do Brasil e a instalação do cabo submarino telegráfico entre a América do sul e Europa.

Após a construção da primeira estrada de ferro da América do Sul, recebeu o título de barão. Vinte anos depois, recebendo o título de visconde, se tornou o principal representante dos primórdios do capitalismo na América do Sul, incorporando e adotando, ainda em período do Império Brasileiro (1822-1889), os recursos e maquinários aplicados na Europa e Estados Unidos durante a Revolução Industrial do século XIX.

Em registros históricos, é considerado como o primeiro grande industrial brasileiro, sendo também um dos grandes opositores da escravatura e do tráfico de escravos, entendendo que somente a partir de um comércio livre e trabalhadores libertos e com rendimentos, o Brasil poderia alcançar a prosperidade.

No auge da sua carreira, em 1860, controlava dezessete empresas localizadas em seis países.

Faleceu no dia 21 de outubro de 1889, aos 76 anos de idade, em sua residência na cidade de Petrópolis poucas semanas antes da queda do Império. Seu corpo foi trazido à corte de trem, pela mesma estrada de ferro que construíra anos antes.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

HISTÓRIA

Quem foi Amador Bueno, administrador e proprietário de terras que dá nome à rua em Santos?

HISTÓRIA

Quem é Francisco Manoel, que dá nome a rua no Jabaquara, em Santos?

HISTÓRIA

Quem foi Luís Gama, patrono da Abolição da Escravidão do Brasil, que dá nome à rua de Santos?

2
Entre em nosso grupo