Segunda, 24 de Junho de 2024

DólarR$ 5,39

EuroR$ 5,79

Santos

28ºC

A SUA RUA

Quem foi Padre Manuel da Nóbrega?

Religioso é homenageado em diversas vias da Baixada Santista e dá nome à rodovia SP-055

Robson de Castro

06/06/2024 - quinta às 00h01

Padre Manuel da Nóbrega foi um importante padre jesuíta português que teve um papel fundamental na colonização e evangelização do Brasil no século XVI. Ele nasceu na vila de Sanfins do Douro, no norte de Portugal, em 18 de outubro de 1517. Estudou no Porto, Coimbra e na cidade espanhola de Salamanca. Mais tarde, ele entrou para a Companhia de Jesus, fundada por Inácio de Loyola, em 1544, com o objetivo de converter os índios para a religião católica.

Nóbrega foi um dos mais destacados sacerdotes enviados para catequizar os indivíduos encontrados no Brasil, durante a conquista portuguesa, em 1549. Durante sua estadia em terras brasileiras, tornou-se amigo dos governadores gerais, Tomé de Sousa e Mem de Sá. Esteve presente na fundação da primeira capital do Brasil, Salvador, e, mais tarde, da fundação da segunda capital, o Rio de Janeiro.

Além disso, fundou em 1553 o Colégio São Paulo na aldeia de Piratininga, ao lado do padre José de Anchieta, marco de fundação da cidade. Isso porque a função dos padres jesuítas não estava restrita somente à religião, mas também à educação. Apesar de sua função como missionário, Padre Manuel da Nóbrega foi um conselheiro e articulador do poder político. Ele faleceu em 1570 no Rio de Janeiro, no dia em que cumpriria 53 anos.

Manuel da Nóbrega escreveu diversas “cartas” que contribuíram para a divulgação do povo brasileiro, das quais se destacam: Diálogo sobre a conversão do gentio (1557), Informação das coisas da terra e necessidade que há para se proceder nela (1558), Cartas do Brasil (1549-1570), Tratado contra a Antropofagia e contra os Cristãos Seculares e Eclesiásticos que a Fomentam e a Consentem (1559), Caso de Consciência para a Liberdade dos Índios (1567).

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

A SUA RUA

Quem foi Monteiro Lobato?

A SUA RUA

Quem foi José Bonifácio?

HISTÓRIA

Quem foi Amador Bueno, administrador e proprietário de terras que dá nome à rua em Santos?

2
Entre em nosso grupo