Sábado, 27 de Abril de 2024

DólarR$ 5,12

EuroR$ 5,47

Santos

27ºC

HISTÓRIA

Quem foi Luís Gama, patrono da Abolição da Escravidão do Brasil, que dá nome à rua de Santos?

Nascido em Salvador, no dia 21 de junho de 1830, Luís Gonzaga Pinto da Gama foi um advogado, abolicionista, orador, jornalista e escritor brasileiro.

da Redação BS9 - Victor Persico

07/03/2024 - quinta às 10h46

Reprodução

Nascido em Salvador, no dia 21 de junho de 1830, Luís Gonzaga Pinto da Gama foi um advogado, abolicionista, orador, jornalista e escritor brasileiro.

Filho de mãe negra livre e pai branco, foi escravo aos 10 anos, permanecendo analfabeto até os 17 anos de idade. Após conquistar, judicialmente, a própria liberdade, passou a atuar na advocacia em prol dos cativos, onde aos 29 anos já era um autor consagrado e considerado "o maior abolicionista do Brasil".

Apesar de ser considerado um dos expoentes do romantismo, não há menção de seu nome em obras como "Apresentação da Poesia Brasileira" de Manuel Bandeira. 

Sua vida, do mesmo modo que brilhante, foi ímpar, ao ponto de que é difícil de encontrar alguém que não se torne passional ao retratá-lo, sendo ele mesmo carregado de paixão e emoção. Neste sentido, podemos usar as palavras de Boris Fausto que diz que Gama era dono de uma biografia de novela.

Durante o século XIX, foi um dos raros intelectuais negros no Brasil escravocrata. Sendo o único autodidata e o único a ter passado pela experiência do cativeiro, pautou sua vida na luta pela abolição da escravidão e pelo fim da monarquia no Brasil.

Luiz Gama veio a falecer no dia 24 de agosto de 1882, aos 52 anos, seis meses antes da concretização de suas causas, devido a diabetes.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

HISTÓRIA

Quem foi Amador Bueno, administrador e proprietário de terras que dá nome à rua em Santos?

HISTÓRIA

Quem é Francisco Manoel, que dá nome a rua no Jabaquara, em Santos?

HISTÓRIA

Quem foi Ruy Barbosa, intelectual que dá nome a praça no centro de Santos?

2
Entre em nosso grupo