Segunda, 20 de Maio de 2024

DólarR$ 5,11

EuroR$ 5,54

Santos

21ºC

A sua Rua

Peruíbe tem Ernesto Dias de Castro em nome de via

Ele foi presidente da Associação Comercial da capital paulista

Redação BS9

24/02/2022 - quinta às 05h00

Com cerca de 2 km dividos em dez quadras, há poucos empreendimentos comerciais na avenida - (foto: Google Maps)

Em Peruíbe, a Avenida Dr. Ernesto Dias de Castro traz em seu nome a história de um importante engenheiro e empresário brasileiro. Antes de saber mais sobre ele, vamos conhecer um pouco sobre a via.
 
A tranquila avenida predominantemente residencial, de mão dupla, começa na Governador Mário Covas Júnior, cruza outras avenidas importantes como a Padre Anchieta e a Dom Pedro II, terminando na Rua Machado de Assis.
 
Com cerca de 2 km dividos em dez quadras, há poucos empreendimentos comerciais, mas é possível encontrar supermercado, sorveteria e a Sede Regional de Peruíbe.
 
Um pouco de história
Ernesto Dias de Castro foi engenheiro civil formado pela Politécnica em 1899, professor do estado de São Paulo, e participou da administração do Banco Mercantil de São Paulo da capital paulista.
 
Foi presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no período de 1917 a 1920, e teve um mandato marcado pelos problemas que o estado de São Paulo e o Brasil atravessaram com os eventos da Primeira Guerra Mundial e a epidemia de Gripe Espanhola, de 1918.
 
Ernesto e sua esposa, Lúcia Azevedo Dias de Castro, foram os primeiros proprietários da residencia atualmente chamada de Casa das Rosas, que foi projetada e construída em 1928, pelo renomado arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo.
 
Ernesto Dias de Castro faleceu no ano de 1955, aos 82 anos de idade.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

A SUA RUA

Quem foi José Bonifácio?

HISTÓRIA

Quem foi Amador Bueno, administrador e proprietário de terras que dá nome à rua em Santos?

HISTÓRIA

Quem é Francisco Manoel, que dá nome a rua no Jabaquara, em Santos?

2
Entre em nosso grupo