A sua Rua
Ele foi presidente da Associação Comercial da capital paulista
Redação BS9
24/02/2022 - quinta às 05h00
Com cerca de 2 km dividos em dez quadras, há poucos empreendimentos comerciais na avenida - (foto: Google Maps)
Em Peruíbe, a Avenida Dr. Ernesto Dias de Castro traz em seu nome a história de um importante engenheiro e empresário brasileiro. Antes de saber mais sobre ele, vamos conhecer um pouco sobre a via.
A tranquila avenida predominantemente residencial, de mão dupla, começa na Governador Mário Covas Júnior, cruza outras avenidas importantes como a Padre Anchieta e a Dom Pedro II, terminando na Rua Machado de Assis.
Com cerca de 2 km dividos em dez quadras, há poucos empreendimentos comerciais, mas é possível encontrar supermercado, sorveteria e a Sede Regional de Peruíbe.
Um pouco de história
Ernesto Dias de Castro foi engenheiro civil formado pela Politécnica em 1899, professor do estado de São Paulo, e participou da administração do Banco Mercantil de São Paulo da capital paulista.
Foi presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no período de 1917 a 1920, e teve um mandato marcado pelos problemas que o estado de São Paulo e o Brasil atravessaram com os eventos da Primeira Guerra Mundial e a epidemia de Gripe Espanhola, de 1918.
Ernesto e sua esposa, Lúcia Azevedo Dias de Castro, foram os primeiros proprietários da residencia atualmente chamada de Casa das Rosas, que foi projetada e construída em 1928, pelo renomado arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo.
Ernesto Dias de Castro faleceu no ano de 1955, aos 82 anos de idade.
Deixe a sua opinião
ver todos