Segunda, 24 de Junho de 2024

DólarR$ 5,38

EuroR$ 5,78

Santos

31ºC

A sua Rua

Ex-presidente dá nome a avenida comercial de PG

General Artur Costa e Silva foi um importante político brasileiro

Redação BS9

03/02/2022 - quinta às 05h00

Remodelação recente transformou o corredor comercial em um shopping a céu aberto - (foto: Fred Casagrande/PMPG)

Por terem sido criadas no período de emancipação da ditadura, grande parte das ruas de Praia Grande tem o nome de presidentes militares. Esse é o caso da Avenida Presidente Costa e Silva, no Boqueirão.
 
Esta é uma das principais avenidas do comerciais da cidade, ela vai da Praça A Tribuna até a Avenida Presidente Castelo Branco, outro importante político da nossa história. 
 
Com um quilômetro e meio de extensão, dividios em 19 quadras, é possível encontrar de tudo um pouco: shopping, grandes lojas de departamento, vários bancos, papelaria, academia, correio, posto de combustível, centro médico, distrito policial, farmácia, mercado e tudo mais que você precisar.
 
Mas quem foi Costa e Silva?
Artur da Costa e Silva nasceu em Taquari, cidade do interior do Rio Grande do Sul, em 3 de outubro de 1899.
 
Silva era general do Exército Brasileiro quando assumiu o cargo de presidente da República, tornando-se o segundo do período da ditadura militar.
 
Seu governo deu início ao período mais brutal do regime militar no qual foi promulgado o AI-5, que lhe deu plenos poderes para fechar o Congresso Nacional, cassar políticos e institucionalizar a repressão, que ocorreu por meios legais e ilegais, como torturas contra a população civil.
 
O ex-presidente também foi marcado pelo período conhecido como milagre econômico brasileiro, pois assumiu o governo com uma inflação de 25,01% e saiu dele com 19,31%. Faleceu no dia 17 de dezembro de 1969, aos 70 anos, em Guanabara, Rio de Janeiro.
 
Remodelação
Há alguns anos a Avenida passou por obras de urbanização. A remodelação agregou um desenho moderno, com marquises, iluminação, floreiras, calçamento e outros componentes que transformaram o corredor comercial em um shopping a céu aberto.
 
Além disso, todas as mudanças foram pensadas para eliminar a poluição visual e aumentou o espaço para circulação de pedestres, iniciativa pensada para acompanhar padrões urbanísticos europeus.
 
Com o prolongamento das calçadas, que passaram a ter 6,5 metros de largura, bares e lanchonetes usam atualmente parte do caminho de passeio para a colocação de mesas e cadeiras padronizadas.
 
As vagas de estacionamento, hoje paralelas à avenida, evitam problemas comuns no momento em que os motoristas precisam sair de ré e acabam por ocasionar lentidão no trânsito. Postes enfeitados com vasos de plantas e floreiras decoram as calçadas em locais que não prejudicam o fluxo de pedestres.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

A SUA RUA

Quem foi Padre Manuel da Nóbrega?

A SUA RUA

Quem foi Monteiro Lobato?

A SUA RUA

Quem foi José Bonifácio?

2
Entre em nosso grupo