Quarta, 21 de Fevereiro de 2024

DólarR$ 4,94

EuroR$ 5,34

Santos

24ºC

Na sua Rua

Doutor Guedes Coelho é nome de rua em Santos

Sanitarista brasileiro contribuiu com o fim de vários tipos de epidemia

Redação BS9

03/03/2022 - quinta às 05h00

Via residencial começa na Rua Luiz de Camões e termina na Avenida Ana Costa - (foto: Google Maps)

A rua Dr. Guedes Coelho, em Santos, fica na Encruzilhada e não é extensa. Seus 950 metros se dividem em seis quadras. Duas delas antes do Canal 3 e, outras quatro, depois.
 
Ela é uma via residencial, que começa na Rua Luiz de Camões e termina na Avenida Ana Costa, e tem apenas uma loja de roupa feminina, um restaurante, e a Diretoria de Ensino de Santos.
 
No dia 18 de junho de 1953, o prefeito municipal de Santos Dr. Antônio Feliciano, concedeu o nome de Dr. Guedes Coelho à Rua 448.
 
Carolina Gomes tem 25 anos, nasceu em Santos, no bairro do Embaré, e é moradora da rua há 10 anos. A falta de comércios e outros estabelecimentos não é um problema para ela.
 
"A rua é bem tranquila e gosto bastante de morar ali. Até porque o ponto é muito bom, já que está perto do Gonzaga e tem tudo que preciso por ali: médicos, padaria, e a Avenida Ana Costa, que também tem de tudo um pouco".
 
Um pouco de história
Heitor Guedes Coelho nasceu em Santos no dia 20 de julho de 1879. Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, iniciou a profissão na terra natal, como médico sanitarista.
 
Foi inspetor sanitário e desenvolveu importantes comissões, como no litoral do Estado, onde combateu surtos epidêmicos, como o de meningite cérebro-espinal.
 
Em 1908, por nomeação do dr. Manuel Joaquim Albuquerque Lins, presidente do Estado, exerceu as funções de médico da Comissão de Tracoma, uma doença inflamatória ocular, ingressando logo depois na política.
 
Eleito vereador em 1902 e reeleito em 1905, desempenhou o cargo de secretário da Mesa. Foi ele quem saudou, em nome da Câmara Municipal de Santos, o grande engenheiro da época Pereira Passos.
 
Abandonando a política, se dedicou inteiramente à profissão, tornando-se chefe da Comissão Sanitária de Santos. Trabalhou bastante pelo estado sanitário da cidade, extinguindo doenças como a febre amarela. Exerceu por diversas vezes o cargo de delegado de Saúde, sem jamais aceitá-lo em caráter definitivo.
 
Foi um homem dedicado à profissão que percorria diariamente os bairros e morros, socorrendo toda a população. Filantropo, distribuía com as pessoas sem recursos tudo que ganhava em seus trabalhos. 
 
Médico da Santa Casa da Misericórdia, pertenceu a outras instituições assistenciais. Pesquisador e historiógrafo, era membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santos. Quase no fim de sua vida, concluiu trabalho notável sobre a história da Medicina em Santos, entregue ao ex-presidente da Associação dos Médicos de Santos, Dr. Edgard Ferraz Navarro.
 
Heitor Guedes Coelho faleceu em Santos no dia 27 de dezembro de 1951, no Hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência, aos 72 anos.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

HISTÓRIA

Quem foi Ruy Barbosa, intelectual que dá nome a praça no centro de Santos?

HISTÓRIA

Quem foi Visconde de Mauá, industrial que dá nome à praça da Prefeitura de Santos?

HISTÓRIA

Quem foi Martim Afonso de Sousa, primeiro donatário da Capitania de São Vicente?

2
Entre em nosso grupo