Segunda, 24 de Junho de 2024

DólarR$ 5,38

EuroR$ 5,78

Santos

31ºC

A sua Rua

Avenida de Peruíbe traz nome de importante político

Mário Covas Júnior nasceu em Santos e lutou pela Baixada

Redação BS9

07/02/2022 - segunda às 05h00

Uma das principais vias da cidade homenageou o homem que foi de engenheiro civil a governador do estado de São Paulo - (foto: GoogleMaps)

A avenida da praia de Peruíbe traz em seu nome uma homenagem ao político Mário Covas Júnior. Ela é bem extensa. Seus 9,7 km começam na Rua Andrenandes Costa e terminam na Rua Piratinins, mais de 100 quadras depois.
 
Nela, além dos quiosques espalhados por toda orla, é possível encontrar, além de residências, diversos restaurantes, igreja, hotéis, pousadas, e vários outros tipos de comércio.
 
Mário Covas Júnior
Nascido em Santos no dia 21 de abril de 1930, se formou em química industrial e engenharia civil e trabalhou como engenheiro na Prefeitura de Santos até 1962, onde desenvolveu sua base política com o presidente Jânio Quadros, conquistando seu primeiro cargo político: o de deputado federal em São Paulo pelo Partido Social Trabalhista (PST).
 
Em 1969, foi cassado com a aprovação do AI-5 e ficou durante 10 anos com os direitos políticos suspensos. Com a cassação, e a perda dos direitos políticos, Mário Covas dedicou-se à engenharia.
 
Após reconquistar os direitos políticos, Covas retomou a luta contra a ditadura e em 1982 se candidatou mais uma vez a deputado federal em São Paulo, agora pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), sendo eleito com 300 mil votos.
 
Em novembro de 1986, foi eleito senador constituinte por São Paulo, também pelo PMDB, com a maior votação da história política do Brasil até então - 7.785.667 votos.
 
Se tornou governador do estado de São Paulo e em junho de 1988, participou da fundação e tornou-se o presidente provisório do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que tinha como símbolo um tucano, e que foi formado majoritariamente por dissidentes do PMDB.
 
Em sua carreira política, Zuza, como era carinhosamente chamado pelos amigos e familiares, procurou dar uma atenção diferente para a Baixada Santista, tentando ajudar nas dificuldades da região, sempre que possível.
 
Ele teve dois filhos: Mário Covas Neto que, assim como o pai, também optou pela política; e Renata Covas Lopes, que lhe deu dois netos: Gustavo Covas Lopes, e Bruno Covas Lopes, ex-prefeito de São Paulo que morreu no dia 16 de maio de 2021, vítima de câncer.
 
Mário Covas Júnior faleceu no dia 6 de março de 2001 em decorrência de câncer na bexiga, no qual lutava desde 1998. Seu corpo está sepultado no Cemitério do Paquetá, em Santos.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

A SUA RUA

Quem foi Padre Manuel da Nóbrega?

A SUA RUA

Quem foi Monteiro Lobato?

A SUA RUA

Quem foi José Bonifácio?

2
Entre em nosso grupo