Sexta, 19 de Abril de 2024

DólarR$ 5,20

EuroR$ 5,54

Santos

21ºC

SICOOB

UniMais Metropolitana promove concurso escolar para estimular senso de comunidade e sustentabilidade

Evento é realizado em escolas públicas e privadas de todo o país há 13 anos e já acumulou mais de 700 mil participações

da Redação BS9

03/04/2024 - quarta às 16h23

Para mais informações, acesse o portal do Instituto Sicoob - Freepik

Estão abertas as inscrições para a 13ª edição do Concurso Cultural, evento promovido pelo Sicoob UniMais Metropolitana em parceria com o Instituto Sicoob. O objetivo do concurso é disseminar a cultura da cooperação entre as crianças, incentivando a reflexão, o debate e a produção de desenhos e textos narrativos. O tema deste ano será “Atitudes simples, escolhas conscientes”. As inscrições vão até 31 de maio.

Podem participar estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental, regularmente matriculados nas redes pública e privada, convidadas por uma cooperativa Sicoob para integrar o projeto. Cada agência do Sicoob UniMais Metropolitana será responsável pelas inscrições das escolas em toda Baixada Santista, ABC e São Paulo - porém, as escolas interessadas também podem procurar a cooperativa mais próxima para integrar o projeto.

Cada ano escolar representa uma categoria que produzirá um tipo de  conteúdo ligado ao tema para ser avaliado pela banca julgadora: 

- 3º ano do Ensino Fundamental I - Desenhos
- 5º ano do Ensino Fundamental I - Textos narrativos, dando ênfase a uma sequência de eventos e imagens alinhados ao tema
- 7º ano do Ensino Fundamental II - Poemas compostos por versos livres ou de estrutura fixa
- 9º ano do Ensino Fundamental II - Tiras em quadrinhos com texto crítico-reflexivo
 
O concurso é dividido em três etapas: local, regional e nacional, e todas as etapas contam com premiação tanto para os alunos quanto para os professores vencedores. 

Na premiação local, até 12 alunos serão premiados com um kit escolar (três por categoria de participação); na etapa regional, até oito alunos premiados (um a dois por categoria) receberão tablet e medalha, enquanto os professores serão reconhecidos com medalhas. Já na etapa nacional, oito alunos (dois por categoria) recebem um notebook e um troféu, enquanto os professores recebem um troféu, um data show e uma caixa de som para as instruções.  

“Além de poder trabalhar com crianças de diferentes idades e realidades, o tema da edição de 2024 incentiva os estudantes a refletirem sobre suas atitudes em prol do coletivo, trabalhando valores como cooperação, sustentabilidade e senso de comunidade”, afirma o especialista de Sustentabilidade do Sicoob UniMais Metropolitana, Alberto Alves.

Iniciado em 2011, o Concurso Cultural já acumulou mais de 700 mil participações. Em 2023, contou com mais de 2,4 mil escolas, envolvendo mais de 280 mil alunos matriculados regularmente em instituições públicas, privadas e cooperativas educacionais.

Programação

A diferenciação das datas está na avaliação e o concurso ocorre durante todo o período, até a premiação final em dezembro. Confira:
- 09/09 a 27/09 - Coleta e avaliação dos trabalhos na Etapa Local (Premiações de 30/09 a 04/10 e repasse para a Central para a próxima etapa);
- 07/10 a 18/10 - Coleta e avaliação dos trabalhos na Etapa Regional (Premiações de 21/10 a 25/10 e repasse para o Instituto Sicoob para a próxima etapa);
- 28/10 a 08/11 - Avaliação dos trabalhos na Etapa Nacional com premiação nos dias 01/12 a 15/12.

Para mais informações, acesse o portal do Instituto Sicoob por meio do link.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

MÚSICA

Henrique Marx leva o melhor do sertanejo para o Brisamar Shopping

PROGRAMA

Brisamar Shopping recebe exposição da Esquadra do Descobrimento do Brasil

PROGRAMA

Festival Internacional Indígena de Bertioga começa hoje e segue até domingo

2
Entre em nosso grupo