Sábado, 27 de Julho de 2024

DólarR$ 5,66

EuroR$ 6,10

Santos

22ºC

TRANSPORTE PÚBLICO

Técnicos da Prefeitura de São Vicente visitam extensão do VLT à Área Continental

Ponte dos Barreiros passa por recuperação do trecho ferroviário, além de implantação de passarela para pedestres e ciclovia

Robson de Castro

10/06/2024 - segunda às 11h38

Uma das estratégias da Prefeitura para o crescimento de São Vicente é o desenvolvimento da Área Continental. Ciente disso, a Administração Municipal tem investido arduamente na região, buscando alavancar empregabilidade, qualidade de vida e a economia. Um dos carros-chefes é a obra de extensão do VLT, que segue avançando. 

 

Na manhã desta quarta-feira (5), técnicos do Município compareceram ao canteiro de obras e fiscalizaram as intervenções sobre a Ponte dos Barreiros. O projeto engloba a recuperação do trecho ferroviário da estrutura, além da criação de uma ciclovia e uma passarela para pedestres. 

 

Celebrando os avanços para que o meio de transporte se torne realidade na Área Continental, o prefeito Kayo Amado traçou uma linha do tempo destacando todos os avanços desde os início das tratativas. "Em 2021, tudo era um sonho. Em 2022, conseguimos destravar com o Estado e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) para que, em 2023, essa obra constasse no orçamento. Hoje, em 2024 temos licitação feita, empresa contratada e obra acontecendo. Não tem mágica, é muito trabalho". 

 

Além do canteiro de obras formado pelo consórcio Paulitec-Agis (responsável pela obra do VLT), a região tem sido contemplada com intervenções da Sabesp, que consistem na execução de uma adutora subaquática cujo objetivo é dobrar a capacidade de abastecimento de água, como explica o subsecretário de Infraestrutura, Paulo Fiamenghi. "Estamos acompanhando cada passo dessas obras. Por parte do trabalho da Paulitec-Agis, teremos duas novas passarelas: uma para pedestres e uma ciclovia. Hoje temos apenas uma, que é compartilhada. Vale lembrar que o terceiro trecho para execução da obra está em tramitação".

 

A Fase 3 do VLT é dividida em duas etapas: as dos trechos pré e pós-ponte. Os trabalhos serão convertidos na construção de quatro novas estações (Quarentenário, Ponte Nova, Rio Branco e Terminal Samaritá). 

 

Segundo a EMTU, o prazo para conclusão do primeiro estágio é de dois anos.

 

Desenvolvimento Área Continental - A Administração Municipal traçou três pilares para alavancar a Cidade. Um deles é o desenvolvimento da Área Continental (além da construção civil e o investimento no eixo centro-praia). Desde então, a região tem sido contempladas com grandes entregas em diversos setores, como a AMEI Rei Pelé (escola de tempo integral), o Pronto-Socorro do Rio Branco e a nova Avenida Ulisses Guimarães. 

 

A Prefeitura de São Vicente segue informando cada detalhe relativo à obra de extensão do VLT à Área Continental.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ENERGIA ELÉTRICA

Concessionária recupera mais de 130 quilos de cobre furtados da rede elétrica em Guarujá

VARIEDADES

Música e vivência olímpica fecham o mês na programação do Sesc Santos

VARIEDADES

Cubatão Sinfonia se apresenta no Parque Caminhos do Mar neste sábado (27)

2
Entre em nosso grupo