Segunda, 24 de Junho de 2024

DólarR$ 5,39

EuroR$ 5,78

Santos

28ºC

TRANSPORTE PÚBLICO

Técnicos da Prefeitura de São Vicente visitam extensão do VLT à Área Continental

Ponte dos Barreiros passa por recuperação do trecho ferroviário, além de implantação de passarela para pedestres e ciclovia

Robson de Castro

10/06/2024 - segunda às 11h38

Uma das estratégias da Prefeitura para o crescimento de São Vicente é o desenvolvimento da Área Continental. Ciente disso, a Administração Municipal tem investido arduamente na região, buscando alavancar empregabilidade, qualidade de vida e a economia. Um dos carros-chefes é a obra de extensão do VLT, que segue avançando. 

 

Na manhã desta quarta-feira (5), técnicos do Município compareceram ao canteiro de obras e fiscalizaram as intervenções sobre a Ponte dos Barreiros. O projeto engloba a recuperação do trecho ferroviário da estrutura, além da criação de uma ciclovia e uma passarela para pedestres. 

 

Celebrando os avanços para que o meio de transporte se torne realidade na Área Continental, o prefeito Kayo Amado traçou uma linha do tempo destacando todos os avanços desde os início das tratativas. "Em 2021, tudo era um sonho. Em 2022, conseguimos destravar com o Estado e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) para que, em 2023, essa obra constasse no orçamento. Hoje, em 2024 temos licitação feita, empresa contratada e obra acontecendo. Não tem mágica, é muito trabalho". 

 

Além do canteiro de obras formado pelo consórcio Paulitec-Agis (responsável pela obra do VLT), a região tem sido contemplada com intervenções da Sabesp, que consistem na execução de uma adutora subaquática cujo objetivo é dobrar a capacidade de abastecimento de água, como explica o subsecretário de Infraestrutura, Paulo Fiamenghi. "Estamos acompanhando cada passo dessas obras. Por parte do trabalho da Paulitec-Agis, teremos duas novas passarelas: uma para pedestres e uma ciclovia. Hoje temos apenas uma, que é compartilhada. Vale lembrar que o terceiro trecho para execução da obra está em tramitação".

 

A Fase 3 do VLT é dividida em duas etapas: as dos trechos pré e pós-ponte. Os trabalhos serão convertidos na construção de quatro novas estações (Quarentenário, Ponte Nova, Rio Branco e Terminal Samaritá). 

 

Segundo a EMTU, o prazo para conclusão do primeiro estágio é de dois anos.

 

Desenvolvimento Área Continental - A Administração Municipal traçou três pilares para alavancar a Cidade. Um deles é o desenvolvimento da Área Continental (além da construção civil e o investimento no eixo centro-praia). Desde então, a região tem sido contempladas com grandes entregas em diversos setores, como a AMEI Rei Pelé (escola de tempo integral), o Pronto-Socorro do Rio Branco e a nova Avenida Ulisses Guimarães. 

 

A Prefeitura de São Vicente segue informando cada detalhe relativo à obra de extensão do VLT à Área Continental.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SAÚDE

Carreta da mamografia com exames gratuitos inicia atendimento em Bertioga nesta terça (25)

SAÚDE

Novo Centro de Especialidades Odontológicas de Guarujá será entregue no dia 25

EVENTO

Festival une meio ambiente, cultura, moda, empreendedorismo e tradição em Cubatão

2
Entre em nosso grupo