Terça, 30 de Abril de 2024

DólarR$ 5,19

EuroR$ 5,54

Santos

26ºC

PROGRAMA

Secretaria de Educação realiza atividades para comemorar aniversário de Cubatão

Com o tema 'Aprender, brincar e celebrar: a Educação no Parque' trouxe atividades ligadas à segurança, ao trânsito, piquenique, dança circular e apresentações musicais

da Prefeitura de Cubatão

17/04/2024 - quarta às 11h17

PMC

Argus, Hórus e Thor: têm nomes de deuses mas, melhor que isto: são considerados heróis da vida real, principalmente pelas crianças. Os três cachorros policiais foram as estrelas de um evento promovida pela Secretaria de Educação e Polícia Militar na última quinta (11), no Parque Anilinas. O primeiro cachorro é um dobermann e os outros dois são da raça Pastor Belga Malinois e estavam acompanhados dos seus guias policiais, respectivamente, Soldado-PM M. Santos, Cabo-PM Gonzaga e Cabo-PM Lagos. Além de presenciarem as habilidades na demonstração de adestramento dos cães, os estudantes fizeram carinho nos animais, sempre acompanhados pelos policiais.

"Esses cachorros foram treinados para terem obediência aos nossos comandos, proteção e muita destreza nas operações. Formamos uma dupla e juntos somos uma equipe de policiais a serviço da população. Os cães nos ajudam a combater a criminalidade", explicou policial M. Santos, procurando de forma suave interagir com as crianças que fizeram muitas perguntas após a apresentação.

Os policiais explicaram que os cães participam, no máximo, até os 10 anos na corporação.

Normalmente, eles chegam filhotes e são feitos testes para verificar se têm perfil ou já demonstram habilidades mínimas para continuar na Polícia. "O Argus, por exemplo, chegou com 35 dias de vida para nós, passou no teste e segue até hoje com a gente.  Os cachorros passam por vários tipos de treinamentos que compõem o adestramento e só vão para as ruas, de fato, a partir dos dois anos de idade. E quando chegam aos e 8 e aos 9, é feita uma avaliação se eles podem ou não continuarem. Após isso, eles são doados, com prioridade para o próprio tutor. Caso esse não possa, por não ter  lugar ou espaço adequado, outro policial pode ser o tutor", relataram.

A programação integra o projeto 'Aprender, brincar e celebrar: a Educação no Parque', da Secretaria de Educação, e proporcionou diversas atividades a estudantes de escolas municipais. Neste dia, além da ação com os cães-policiais, teve a escolinha da Companhia Municipal de Trânsito (CMT), bate-papo com o mascote 'Seninha' e uma volta de bugue dentro do projeto 'Educando Para o Trânsito', com orientação dos agentes da Companhia, além de um piquenique com direito a lanche servido pelos Professores da UME Ortega, do Jardim Casqueiro. Eles trouxeram para o Parque Anilinas cinco turmas dos segundos anos da Unidade Escolar, cerca de 150 alunos.

No final, só se ouviam comentários a respeito da atividade do dia. "Foi emocionante. Meu coração está batendo forte ainda", comentou o aluno Guilherme Ares Barbosa, de 7 anos, ao descer do bugue.  "No meu caso, eu adorei os cachorros, pois eu tenho também. Mas o legal é que esses são policiais e treinados para proteger a gente", disse a jovem Maisy Antonelli, 7 anos   "Já eu gostei de tudo. Foi uma tarde maravilhosa. Toquei nos cães da polícia, conversei com o Seninha e ainda andei de carro da CMT. Vou contar tudo para o meus pais", narrou Giovanna Godoy, de 7 anos de idade, arrancado risos dos colegas, ambos da turma do 2º D, acompanhados da professora Izabela Cerqueira, que gostou de ver a cara de felicidades dos seus alunos pela ampla atividade daquela tarde no Parque Anilinas.

Neste mesmo dia, pela manhã, 85 estudantes acompanharam apresentações musicais de alunos da Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão (ETMD) e dança circular.

Outras ações da Semana – No dia anterior, 10 de abril, cerca de 170 alunos da UME Marta Jose Impaléa (CEU III) e UME Jayme João Olcese  acompanharam apresentação musical de alunos da ETMD e da Banda da UME Padre José de Anchieta. Na sexta (12), 100 alunos da UME Rio Grande do Sul e outros 90 estudantes da das UME Acre e Pará acompanharam apresentações artísticas no Anilinas.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

MORADIA

Programa Viver Melhor deverá beneficiar mais 850 famílias de Praia Grande

SÃO VICENTE

Em patrulhamento, GCM recupera veículo furtado e encaminha às autoridades policiais

GUARUJÁ

Posto de Atendimento ao Trabalhador oferta 56 vagas de emprego nesta terça

2
Entre em nosso grupo