Domingo, 21 de Julho de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,01

Santos

17ºC

AMAMENTAÇÃO

Saúde recebe doação de 200 potes de vidro para a coleta de leite materno

Os potes de vidro com tampa de plástico são ideais para esse processo,  já que os potes precisam ser esterilizados antes da realização da  coleta e do armazenamento do leite humano

Da Prefeitura de Praia Grande

05/07/2023 - quarta às 09h13

Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas fez a entrega nesta segunda-feira (3) - Foto: PMPG

O Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande recebeu nesta  segunda-feira (3) uma doação importante para continuar com seu  trabalho de recolher o leite doado pelas mamães do Município aos bebês  internados na UTI Neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce. A Ordem  Internacional do Arco-Íris para Meninas esteve na sede da Secretaria  de Saúde Pública (Sesap) praia-grandense para entregar 200 potes de  vidro com tampas de plástico que serão utilizados para a coleta do  leite materno. A doação foi obtida a partir das ações sociais  desenvolvidas pela entidade na Cidade.

Os potes de vidro com tampa de plástico são ideais para esse processo,  já que os potes precisam ser esterilizados antes da realização da  coleta e do armazenamento do leite humano. “Essa doação é fundamental  para o nosso trabalho, pois nas visitas que fazemos às mamães doadoras  ocorre a troca dos potinhos. Nós recolhemos os potes com leite e  deixamos com elas outros potes, esterilizados. E o número de doadoras  vem aumentando bastante, então, essa doação veio em boa hora”, destaca  a coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano, e enfermeira  Nathamy Jannuzzi.

Essa é a segunda doação feita pela Ordem Internacional do Arco-Íris  para Meninas para o Posto de Coleta de Leite Humano. Ano passado foram  doados 173 potes de vidro. “Anualmente fazemos eventos sociais como o  ‘Almoço do Arco-Íris’ e nesse ano fizemos um festival de  escondidinhos. Com o dinheiro arrecadado, nós revertemos para os  nossos projetos. E uma parte desse valor separamos para doar os  potes”, conta a jovem Isadora Maria Silva Araújo, uma das  representantes da entidade.

“Nós ficamos sabendo da necessidade, nos reunimos e aprovamos a  doação. Para nós é muito gratificante poder ajudar quem mais  necessita. Nos deixa muito felizes”, complementou a mãe conselheira da  entidade, Flora Maria.

Para doar – Quem quiser doar potes de vidro com tampas de plástico  para o Posto de Coleta de Leite Humano, basta entrar em contato com o  serviço através do telefone 3496-5262, por ligação ou mensagem, de  segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Posto de Coleta – Desde janeiro de 2022, Praia Grande tem um Posto de  Coleta de Leite Humano no Município que incentiva as mamães a doarem o  leite produzido por elas. Para doar o leite basta entrar em contato  com o Acolhe PG pelo número 3496-5262, de segunda a sexta-feira, das  9h às 16h, por ligação ou mensagem. A equipe vai orientar a doadora  sobre o procedimento e também realizar um pré-cadastro.

Em seguida, é agendada uma visita na casa da mãe, onde as técnicas do  Posto levam um kit para a coleta do leite e são fornecidas todas as  orientações para a realização da ordenha. E uma vez por semana, a  equipe da Sesap passa na casa da mãe para retirar o leite coletado e  entregar um novo kit higienizado.

O leite doado é armazenado em caixas térmicas com temperatura adequada  e encaminhado por técnicos da Sesap para o Banco de Leite Humano de  Peruíbe, parceiro neste projeto. No local são feitas análises  físico-químicas e microbiológicas e o leite é pasteurizado (processo  térmico que garante a qualidade do leite e mata microorganismos que  poderiam causar doenças), antes de ser encaminhado para a UTI Neonatal  do Complexo Hospitalar Irmã Dulce.

O Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande também tem uma sede  física para as mamães que desejarem doar o leite no local ou mesmo  tirar dúvidas presencialmente com a equipe, composta por pediatra,  enfermeiro e nutricionista. O posto fica no Centro Especializado em  Reabilitação (CER), na Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, 8.813,  Bairro Mirim, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Disque Amamentação – Outro serviço importante de Praia Grande quanto  ao incentivo ao aleitamento materno é o Disque Amamentação, feito pelo  Acolhe PG. É um canal direto com profissionais capacitados em tirar  dúvidas a respeito do tema. O objetivo é reforçar a importância do  aleitamento materno para manter os bebês saudáveis e diminuir a  mortalidade infantil. O atendimento ocorre pelo telefone 3496-5262 de  segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem.

Abordagem Precoce – O Acolhe PG também tem feito uma abordagem junto  às mamães logo após a alta hospitalar. Além do encaminhamento para a  Usafa, a equipe do Acolhe PG faz um contato para tirar dúvidas sobre a  amamentação e também oferecer o serviço de coleta de leite humano.  Esse acompanhamento ocorre também em outros períodos até os três meses  do parto, visando evitar o desmame precoce.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SAÚDE

Hospital Regional Jorge Rossmann divulga calendário do Programa de Visita à Maternidade

HABITAÇÃO

Projeto Câmera Habitação leva câmeras de segurança para 25 conjuntos habitacionais de Praia Grande

DIVERSÃO

Praia Grande revitaliza playground na orla do Canto do Forte

2
Entre em nosso grupo