Domingo, 26 de Maio de 2024

DólarR$ 5,16

EuroR$ 5,60

Santos

19ºC

MEIO AMBIENTE

Santos é a melhor avaliada da Região no Programa Município Verde Azul, que mede ações sustentáveis

O objetivo do programa é alinhar a gestão ambiental do Estado e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios. As ações são organizadas em dez diretivas nos seguintes temas estratégicos

Da Prefeitura de Santos

24/12/2023 - domingo às 00h01

Agora anual, o ciclo de 2023 do programa teve a participação de 412 municípios, uma adesão de mais de 60% das cidades do Estado - Foto: PMS

Pelo segundo ano consecutivo, Santos foi a cidade da Baixada Santista melhor avaliada no Programa Município Verde Azul (PMVA) do Governo do Estado de São Paulo, atingindo 87,5 pontos neste 9º ciclo da iniciativa. O segundo município da região foi Guarujá, com 82,5 pontos. O Governo do Estado entregou as certificações às cidades em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, na tarde desta terça-feira (19). 

O objetivo do programa é alinhar a gestão ambiental do Estado e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios. As ações são organizadas em dez diretivas nos seguintes temas estratégicos: governança ambiental, avanço na sustentabilidade, educação ambiental, uso do solo, gestão das águas, esgoto coletado e tratado, resíduos sólidos, qualidade do ar, arborização urbana e biodiversidade. Agora anual, o ciclo de 2023 do programa teve a participação de 412 municípios, uma adesão de mais de 60% das cidades do Estado.

Santos participou da iniciativa sendo incluída no Grupo 4, que é a relação das cidades com população entre 100 mil e 499.999 moradores. Pela primeira vez, desde que participa do Programa Município Verde Azul, a Cidade consegue 100% de aproveitamento em todas as 47 tarefas previstas na resolução.

Algumas destas tarefas, explica o secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório, são ter um Plano Municipal de Ação Climática, fazer o gerenciamento da iluminação pública do Município e executar o plantio de mudas no território urbano, além de propor a articulação intermunicipal para criação de um Plano Regional de Resíduos Sólidos.

A participação de Santos em 2022 resultou em nota máxima em quatro diretivas: município sustentável, qualidade do ar, conselho ambiental e uso do solo. Na edição deste ano, o Município deu um salto qualitativo: obtendo nota máxima em todas as diretivas.

Sobre o resultado obtido este ano, o prefeito Rogério Santos destaca que “Santos é uma cidade que planeja suas ações com responsabilidade, transparência e que tem foco na sustentabilidade. Seguimos os princípios de governança e entendemos que o desenvolvimento humano não pode estar dissociado do progresso econômico e do respeito ao meio ambiente. Todas essas questões são complementares. Somado a isso, temos um povo cidadão, que sabe exercer seus direitos e deveres na busca por uma Cidade cada vez melhor”.

PARTICIPAÇÃO DE TODOS

Marcos Libório comemora o fato de a Cidade ter cumprido todas as diretivas propostas pela iniciativa. “Acabamos com pontuação de 87,5 e ficamos felizes por termos completado todas as metas. O que a gente vê é que estamos todos no caminho certo”.

O fato de Santos ter ficado com a primeira colocação entre os municípios da região é, na visão de Marcos Libório, “"um reconhecimento do trabalho realizado pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente e um reconhecimento também à população santista, que tem aderido aos programas ambientais da Cidade. Com este resultado, é hora de agregar e compartilhar esse mérito com todos da Cidade”. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EDUCAÇÃO

Brincadeiras africanas e indígenas integram Semana do Brincar em São Vicente

EMPREENDEDORISMO

Feito em Santos: artesã comemora chance de ampliar os negócios e ver produtos indo para o Exterior

TRÂNSITO

Santos reinaugura 'minicidade' educativa e anuncia criação da Escola Pública de Trânsito

2
Entre em nosso grupo