Sábado, 22 de Março de 2025

DólarR$ 5,73

EuroR$ 6,23

Santos

31ºC

SEGURANÇA PÚBLICA

Relatório aponta Guarujá como uma das 12 cidades mais seguras do Brasil

Município ganha destaque ao ser o melhor colocado na Baixada Santista

Robson de Castro

13/03/2025 - quinta às 11h55

Guarujá se destacou no ranking das cidades mais seguras do Brasil, de acordo com o relatório 2024 do Connected Smart Cities. O Município conquistou a 12ª posição no país e foi o melhor colocado da Baixada Santista, reafirmando os avanços obtidos na área da segurança pública, com destaque para o fortalecimento de grupamentos especializados da Guarda Civil Municipal e a reativação da central de monitoramento por câmeras, que já conta com mais de 100 equipamentos.

 

O ranking utiliza uma série de indicadores para avaliar a segurança nos municípios brasileiros. Entre os critérios analisados estão a taxa de homicídios, mortes no trânsito, monitoramento de áreas de risco, número de policiais por habitante, existência de centros de controle e operações, além dos investimentos em segurança pública.

 

A metodologia do levantamento atribui um peso maior ao índice de homicídios, que conta com 1,5 ponto na avaliação, enquanto os demais indicadores recebem notas menores. Com base nesses critérios, Guarujá se consolidou como referência em segurança na região, figurando entre as 15 cidades mais bem avaliadas do Brasil.

 

O objetivo do ranking é estimular a melhoria da segurança pública nos municípios brasileiros por meio de inovação e integração entre governos, empresas e entidades, promovendo soluções que tornem as cidades mais seguras e eficientes para a população.

 

Cidades inteligentes

 

O Connected Smart Cities é reconhecido como a principal plataforma de Cidades Inteligentes no Brasil envolvendo empresas, entidades, universidades e governos e por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias que contribuem com a formação de cidades mais inteligentes e conectadas entre si, sejam elas pequenas, médias ou megacidades.

 

Referência, GCM de Guarujá reativa central de câmeras e coleciona avanços

Instituída em 26 de outubro de 1999, a Guarda Civil Municipal de Guarujá conta com um efetivo de 377 homens e mulheres. Guarujá é referência em capacitação de GCMs: além de requalificar o próprio efetivo, já ministrou cursos para as corporações de Santos, Mairiporã e atuou na formação da primeira turma de guardas civis de Cubatão.

 

A GCM de Guarujá mantém grupamentos especializados, com destaque para as Rondas Ostensivas Municipais – Romu, Patrulha Guardiã Maria da Penha e Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), além das operações de fiscalização e combate às invasões, realizada pela Força-Tarefa. O Município mantém, também, a Operação Delegada, que investe no emprego de policiais militares em horário de folga, fardados e munidos do equipamento de proteção individual, que atuam em escala especial.

 

No início deste ano, a Cidade também consolidou a reativação da central de monitoramento por câmeras, que já conta com mais de 100 equipamentos, cobrindo pontos estratégicos como áreas turísticas, a entrada do bairro Morrinhos, Praça 14 Bis, terminal de passageiros de Vicente de Carvalho, Rua Joana de Menezes Faro e entrada da Cidade, Rodovia Cônego Domenico Rangoni com Avenida Áurea Gonzalez de Conde e, também, os principais corredores comerciais.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

PETS

Guarujá realiza feira de adoção de animais neste sábado (22)

MÉDIO E GRANDE PORTE

Forças de segurança de São Vicente intensificam trabalho conjunto para ocorrências

OPORTUNIDADES

Mais de 500 vagas de cursos estão disponíveis em unidades do PIC e do Cafe em Praia Grande/SP

2
Entre em nosso grupo