Terça, 09 de Junho de 2026

DólarR$ 5,20

EuroR$ 6,00

Santos

26ºC

SEGURANÇA

Prefeitura e PM apertam o cerco contra irregularidades em ferros-velhos na Vila Atlântica

Da Redação

02/06/2026 - terça às 09h00

Com o objetivo de combater os furtos de fiação e garantir a segurança dos moradores, uma força-tarefa integrada realizou uma operação de fiscalização em ferros-velhos no bairro Vila Atlântica, na última quinta-feira (28). A ação conjunta reuniu equipes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), fiscais da Prefeitura, além de técnicos de concessionárias de serviços públicos.

 

A operação focou em locais estrategicamente mapeados pelo setor de inteligência da Polícia Militar, visando coibir a receptação de materiais ilícitos (como fios de cobre furtados) e fiscalizar as condições ambientais dos estabelecimentos, que muitas vezes geram reclamações da vizinhança devido ao acúmulo inadequado de materiais.

 

Fiscalização e notificações 

Sob o comando do Tenente Pontes e do Sargento Samuel, as equipes vistoriaram um primeiro endereço monitorado. No local, os fiscais da Prefeitura emitiram uma notificação administrativa, concedendo ao proprietário o prazo de cinco dias para regularizar a situação do espaço e organizar a área, sob pena de interdição e remoção de toda a sucata acumulada. Nenhum item de origem criminosa foi encontrado nesta abordagem.

 

Já no segundo estabelecimento vistoriado pelas equipes, a situação estava regularizada no que diz respeito aos materiais comercializados, sem qualquer registro de fios ou sucatas de origem ilícita. No entanto, o suporte técnico das concessionárias identificou uma infração estrutural: o técnico Nilton Paulo, da Sabesp, constatou uma ligação direta de água na rede pública ("gato"), sem a presença do hidrômetro medidor.

 

Cumprimento da lei 

O responsável pelo local alegou que a ligação clandestina já existia desde quando adquiriu o terreno. Embora a concessionária tivesse estipulado um prazo inicial para a instalação do relógio, a equipe da PM, composta também pelos Cabos Helder e Murilo e pelo Soldado Laurentino, efetuou a prisão em flagrante, uma vez que a fraude na rede de distribuição é tipificada por lei como crime de furto de água. O homem foi conduzido à Delegacia Sede para o registro oficial da ocorrência pela Polícia Civil.

 

A administração municipal, que contou também com o apoio técnico do profissional Murilo, da Elektro, reforça que o cerco e as vistorias integradas continuarão ocorrendo de forma periódica em vários bairros de Mongaguá. O foco é proteger o cidadão, combater a clandestinidade e garantir que o comércio local atue de forma organizada e dentro de todas as normas vigentes.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

CURSO

Começam as aulas do 'Caminho da Capacitação', Programa do Fundo Social de Cubatão

EVENTO

Crianças de escola de São Vicente conquistam 1º lugar em festival de dança em Santos

EVENTO

Revelando SP Iguape recebe 62 mil pessoas e encerra edição 2026

2
Entre em nosso grupo