Quarta, 24 de Junho de 2026

DólarR$ 5,18

EuroR$ 5,88

Santos

17ºC

SAÚDE

Praia Grande/SP registra 7 mil atendimentos nas unidades de urgência e emergência no início de 2025

Pronto-socorro Central e UPAs Quietude e Samambaia atendem 24 horas por dia

Robson de Castro

04/01/2025 - sábado às 14h25

Praia Grande é o quarto destino turístico mais procurado de todo o  Brasil da alta temporada de verão, de acordo com estudo do Ministério  do Turismo. No período das festas de final de ano a Cidade chega a  receber cerca de 2 milhões de pessoas. O aumento de pessoas no  Município impacta significativamente nos serviços prestados pela  Prefeitura, inclusive, na área da Saúde. Os números comprovam este  cenário. Somente nos primeiros dias de 2025, foram 7 mil atendimentos  efetuados nas unidades do setor de Urgência e Emergência local.
 

A Cidade conta com três unidades que realizam atendimentos 24 horas  por dia. São eles: Pronto-socorro Central (Bairro Boqueirão), e as  Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Quietude e Samambaia. A  localização geográfica desses equipamentos é outra caraterística  importante, já que dividem esses atendimentos em três regiões, o que  agiliza a prestação dos serviços.
 

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande preparou um  esquema especial de funcionamento dessas três unidades durante a  temporada de verão. Equipes de saúde foram reforçadas para darem todos  o suporte necessário neste período.
 

“O aumento no volume de atendimentos nessas unidades está ligado ao  grande número de turistas que visitam a Cidade nesta época do ano, com  pico de cerca de 2 milhões de pessoas na virada do ano. A Sesap se  preparou para lidar com esta demanda e não estamos medindo esforços e  meios para atender da melhor forma possível os munícipes e turistas”,  declarou o secretário de Saúde Pública praia-grandense, José Isaías  Costa Lima.
 

Virose – Nesses primeiros dias de 2025, a Sesap comprovou que as  unidades de urgência e emergência estão realizando atendimentos  relacionados a casos de virose com maior frequência. De acordo com  protocolo do Ministério da Saúde, não é necessário produzir a  notificação desta doença, somente em caso de surtos, o que não condiz  com o cenário atual do Município.
 

“Nessa época do ano o aumento desses casos é algo esperado e até comum  devido às aglomerações e a forma de contágio que é a mesma do  COVID-19, ou seja, pelo ar. Aproveito para destacar alguns cuidados  que as pessoas devem ter como, por exemplo, repouso, hidratação,  procurar ambientes arejados e ingerir alimentos saudáveis”, disse o  secretário.
 

O secretário destacou ainda que os técnicos da pasta seguirão  monitorando as unidades de urgência e emergência da Cidade com relação  a estes atendimentos durante toda a temporada de verão, período em que  o Município recebe grande quantidade de turistas.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EVENTO

Morena Leite encerra evento de capacitação em Registro

DIREITOS HUMANOS

Guarujá inicia mapeamento de casas de religião de matriz africana

OPORTUNIDADE

PAT de São Vicente oferece mais de 80 vagas de empregos em diversos setores

2
Entre em nosso grupo