Sábado, 27 de Junho de 2026

DólarR$ 5,17

EuroR$ 5,90

Santos

23ºC

SAÚDE

Praia Grande recebe ambulância para o transporte de pacientes do SUS

Veículo é indicado para remoções eletivas a acompanhamento em saúde em outras cidades

Da Redação

27/06/2026 - sábado às 10h00

Foto: Rodrigo Herrero

Praia Grande recebeu do Ministério da Saúde uma ambulância para o  transporte de pacientes que necessitam de tratamento fora do  domicílio. A iniciativa faz parte do Programa Agora Tem Especialistas  – Caminhos da Saúde e visa ampliar o acesso e dar mais conforto à  população que necessita de consultas, exames, tratamentos e cirurgias  em serviços de saúde em outras cidades. O veículo foi entregue na  tarde de quarta-feira (24), durante visita do ministro da Saúde,  Alexandre Padilha, à Baixada Santista.



A ambulância recebida é indicada para o transporte individualizado de  pacientes com restrição de mobilidade, estáveis e sem risco de morte.  Seu uso deverá ser destinado para remoções eletivas, como  transferências entre unidades de saúde, altas hospitalares ou a  realização de consultas e exames médicos, garantindo o acesso aos  serviços de média e alta complexidade.



Segundo a secretária-adjunta da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de  Praia Grande, Lucia Helena Alcântara, a entrega dessa ambulância faz  parte de um pleito do Município, que está sempre buscando aderir aos  programas do Governo Federal com o objetivo de qualificar o  atendimento e modernizar a frota de saúde e o transporte de pacientes.  “A entrega deste veículo do Programa Agora Tem Especialistas, pelo  Ministério da Saúde, representa um avanço fundamental para garantir  acesso dos pacientes a tratamentos especializados fora do município  com segurança e conforto”.



Além da secretária-adjunta, também estiveram representando Praia  Grande na cerimônia ocorrida em São Vicente a subsecretária de Atenção  Terciária e Vigilância em Saúde, Alessandra “Chocolate” Rodrigues, e o  coordenador de frota do SAMU e UTS, Rodrigo de Oliveira Correia.



Sobre o programa – O Caminhos da Saúde é uma iniciativa do Programa  Agora Tem Especialistas na área de transporte sanitário eletivo no  Sistema Único de Saúde (SUS). Destinado a estados, Distrito Federal e  municípios, tem o objetivo de garantir que pacientes consigam chegar  aos serviços especializados de que necessitam, sem custos, com  segurança, e com acessibilidade.



O objetivo é reduzir barreiras de acesso, ampliar a realização de  consultas, exames e tratamentos especializados e fortalecer a  regionalização da assistência. Além dos veículos, há ampliação nos  recursos de custeio repassados pelo Ministério da Saúde para o  transporte de pacientes de hemodiálise e radioterapia.



O Ministério destinou 3,3 mil veículos, entre vans, micro-ônibus e  ambulâncias, para deslocamentos de mais de 50 km até os serviços de  saúde. O investimento na compra dos veículos foi de R$ 1,4 bilhão e é  executado pelo Novo PAC.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

PAISAGISMO

Produção de Viveiro Municipal beneficia paisagismo urbano em Praia Grande

SAÚDE

Guarujá disponibiliza vacina Pneumo 20 em todas as unidades de saúde

SERVIÇOS

Pesagem obrigatória do Bolsa Família deve ser realizada até 30 de junho em Bertioga

2
Entre em nosso grupo