Quarta, 21 de Fevereiro de 2024

DólarR$ 4,94

EuroR$ 5,34

Santos

25ºC

HISTÓRIA

Guarujá perpetua arquivo do Diário Oficial do Município em Biblioteca Municipal

Acervo referente ao período de 2016 a 2022 foi encadernado e incorporado aos mais de 115 mil exemplares de livros, revistas e documentos da Biblioteca Martins Fontes; unidade também conta mini museu repleto de itens históricos

da Prefeitua do Guarujá

12/02/2024 - segunda às 00h01

Biblioteca situa-se na rua Quintino Bocaiúva, 183 - PMG

A história de Guarujá está perpetuada na Biblioteca Municipal Martins Fontes (Rua Quintino Bocaiúva, 183 - Centro). Isso porque todas as edições do Diário Oficial do Município, de 2016 a 2022, foram encadernadas e inseridas no acervo documental de mais de 115 mil exemplares da Unidade. A entrega aconteceu na última quinta-feira (8), em uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação e Relações Sociais (Secom).

As edições destes sete anos, distribuídos em 50 volumes encadernados, juntaram-se a outros volumes que já se encontravam no local. A Biblioteca Municipal já possuía exemplares físicos encadernados do Diário Oficial de Guarujá desde sua criação, em 2001, reunindo informações históricas da Cidade, tanto com notícias como atos oficiais administrativos.

O secretário de Comunicação e Relações Sociais de Guarujá, Tadeu Ferreira Júnior, fez a entrega dos documentos ao lado da gerente da pasta, Patrícia Araújo, e salientou que preservar a memória é algo essencial para uma sociedade. "O Diário Oficial do Município tem mais de 20 anos de trajetória e ajuda a contar a própria história da Cidade. É um instrumento poderoso de cidadania, trazendo, todos os dias, informações de interesse público diretamente às mãos de milhares de munícipes nas ruas de Guarujá", pontuou.

O titular da Secom garantiu que já trabalha na organização da encadernação do acervo de 2023, para completar a coleção da biblioteca. "Esse arquivo é muito rico e vai ajudar as futuras gerações a entenderem melhor os desafios e o passo a passo do desenvolvimento da nossa cidade", complementou, lembrando que a iniciativa pode ser um embrião para a criação de uma futura hemeroteca municipal.

Os exemplares foram recebidos pelo coordenador de Bibliotecas Públicas Municipais, o professor e historiador Pedro Menezes. "É uma iniciativa de suma importância. Toda a história da administração é retratada nesses documentos e, quando alguém precisar, é só vir aqui. Muitas pessoas procuram apenas por meio digital, mas o que continua durando para sempre é o material físico", afirmou.

Acervo da Biblioteca vai além de publicações editoriais

Além da coleção completa do Diário Oficial de Guarujá e centenas de milhares de obras literárias, a Biblioteca Municipal Martins Fontes conta com um espaço diferenciado: entre os 320 metros quadrados do local, preenchidos por obras de grandes escritores, há um mini museu, que reúne raridades referentes à Cidade, Brasil e o mundo.

Entre os itens, há cópia da certidão de óbito original de Santos Dumont, o Pai da Aviação, que faleceu em Guarujá em 1932, um capacete usado por soldados na Revolução Constitucionalista de 1932, além de diversos quadros e porta-retratos que ajudam a contar a trajetória do Município através das décadas, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo.

No mini museu, ainda é possível encontrar telefones fixos e máquinas fotográficas de diferentes épocas e outros aparelhos hoje já considerados jurássicos, como fax e discman. Mais de 10 máquinas de escrever também compõem o acervo, entre elas uma da marca Valentine, da década de 1970. No local, há também outro ítens curiosos, como uma vértebra de baleia e outros tantos, de diferentes naturezas.

Serviço

A Biblioteca Municipal Martins Fontes é um equipamento da Prefeitura e ligado à Secretaria Municipal de Educação (Seduc). O endereço é Rua Quintino Bocaiúva, 183, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Mais informações pelo telefone: 3386-6041.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

CULTURA

A Disqueria, um dos pontos culturais de Santos, fecha suas portas no próximo dia 29

INICIATIVA

Hospital Municipal de Cubatão promove Curso de Libras aos funcionários

BERTIOGA

DOA realiza apreensão de materiais de construção em áreas de preservação

2
Entre em nosso grupo