Domingo, 21 de Julho de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,01

Santos

17ºC

HISTÓRIA

Guarujá perpetua arquivo do Diário Oficial do Município em Biblioteca Municipal

Acervo referente ao período de 2016 a 2022 foi encadernado e incorporado aos mais de 115 mil exemplares de livros, revistas e documentos da Biblioteca Martins Fontes; unidade também conta mini museu repleto de itens históricos

da Prefeitua do Guarujá

12/02/2024 - segunda às 00h01

Biblioteca situa-se na rua Quintino Bocaiúva, 183 - PMG

A história de Guarujá está perpetuada na Biblioteca Municipal Martins Fontes (Rua Quintino Bocaiúva, 183 - Centro). Isso porque todas as edições do Diário Oficial do Município, de 2016 a 2022, foram encadernadas e inseridas no acervo documental de mais de 115 mil exemplares da Unidade. A entrega aconteceu na última quinta-feira (8), em uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação e Relações Sociais (Secom).

As edições destes sete anos, distribuídos em 50 volumes encadernados, juntaram-se a outros volumes que já se encontravam no local. A Biblioteca Municipal já possuía exemplares físicos encadernados do Diário Oficial de Guarujá desde sua criação, em 2001, reunindo informações históricas da Cidade, tanto com notícias como atos oficiais administrativos.

O secretário de Comunicação e Relações Sociais de Guarujá, Tadeu Ferreira Júnior, fez a entrega dos documentos ao lado da gerente da pasta, Patrícia Araújo, e salientou que preservar a memória é algo essencial para uma sociedade. "O Diário Oficial do Município tem mais de 20 anos de trajetória e ajuda a contar a própria história da Cidade. É um instrumento poderoso de cidadania, trazendo, todos os dias, informações de interesse público diretamente às mãos de milhares de munícipes nas ruas de Guarujá", pontuou.

O titular da Secom garantiu que já trabalha na organização da encadernação do acervo de 2023, para completar a coleção da biblioteca. "Esse arquivo é muito rico e vai ajudar as futuras gerações a entenderem melhor os desafios e o passo a passo do desenvolvimento da nossa cidade", complementou, lembrando que a iniciativa pode ser um embrião para a criação de uma futura hemeroteca municipal.

Os exemplares foram recebidos pelo coordenador de Bibliotecas Públicas Municipais, o professor e historiador Pedro Menezes. "É uma iniciativa de suma importância. Toda a história da administração é retratada nesses documentos e, quando alguém precisar, é só vir aqui. Muitas pessoas procuram apenas por meio digital, mas o que continua durando para sempre é o material físico", afirmou.

Acervo da Biblioteca vai além de publicações editoriais

Além da coleção completa do Diário Oficial de Guarujá e centenas de milhares de obras literárias, a Biblioteca Municipal Martins Fontes conta com um espaço diferenciado: entre os 320 metros quadrados do local, preenchidos por obras de grandes escritores, há um mini museu, que reúne raridades referentes à Cidade, Brasil e o mundo.

Entre os itens, há cópia da certidão de óbito original de Santos Dumont, o Pai da Aviação, que faleceu em Guarujá em 1932, um capacete usado por soldados na Revolução Constitucionalista de 1932, além de diversos quadros e porta-retratos que ajudam a contar a trajetória do Município através das décadas, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo.

No mini museu, ainda é possível encontrar telefones fixos e máquinas fotográficas de diferentes épocas e outros aparelhos hoje já considerados jurássicos, como fax e discman. Mais de 10 máquinas de escrever também compõem o acervo, entre elas uma da marca Valentine, da década de 1970. No local, há também outro ítens curiosos, como uma vértebra de baleia e outros tantos, de diferentes naturezas.

Serviço

A Biblioteca Municipal Martins Fontes é um equipamento da Prefeitura e ligado à Secretaria Municipal de Educação (Seduc). O endereço é Rua Quintino Bocaiúva, 183, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Mais informações pelo telefone: 3386-6041.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SAÚDE

Hospital Regional Jorge Rossmann divulga calendário do Programa de Visita à Maternidade

HABITAÇÃO

Projeto Câmera Habitação leva câmeras de segurança para 25 conjuntos habitacionais de Praia Grande

DIVERSÃO

Praia Grande revitaliza playground na orla do Canto do Forte

2
Entre em nosso grupo