Domingo, 26 de Maio de 2024

DólarR$ 5,16

EuroR$ 5,60

Santos

19ºC

INÉDITO

Guarujá entrega 52 mil livros personalizados com avatares de estudantes

A Escola Municipal Presidente Franklin Delano Roosevelt entregou o kit nesta semana. Os profissionais da unidade aproveitaram a última reunião de pais de 2023 para surpreender as crianças e seus familiares, além de conversar sobre os avanços das turmas.

da Prefeitura do Guarujá

18/12/2023 - segunda às 00h01

Iniciativa faz parte da fase final do Projeto Dentro da História, desenvolvido no Ensino Fundamental I da rede municipal - PMG

Em Guarujá, os 13 mil alunos do Ensino Fundamental I da rede municipal encerram o ano letivo com um presente especial: quatro livros personalizados do Projeto Dentro da História – Dentro Educa, que a Prefeitura desenvolve junto a eles desde o início deste semestre. Os estudantes viraram personagem de quatro exemplares de autores como Tonia Casarin e Maurício de Souza, a partir do uso da tecnologia para a criação de seus próprios avatares.

A Escola Municipal Presidente Franklin Delano Roosevelt, no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho, entregou o kit nesta semana. Os profissionais da unidade aproveitaram a última reunião de pais de 2023 para surpreender as crianças e seus familiares, além de conversar sobre os avanços das turmas.

A professora Thalita Sá relata que a experiência do trabalho inédito em classe foi maravilhosa. "Assim que a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) apresentou a proposta, me senti desafiada. Os alunos amaram a ideia de serem protagonistas de histórias de autores como Tonia Casarin e Maurício de Souza. Usamos a lousa digital e muito diálogo em grupo para que todos se percebessem, explorando suas características físicas e coisas que gostam, como acessórios", ponderou.

A educadora ainda destaca que, durante o processo em plataforma virtual, tiverem momentos emocionantes. "Quando os nossos alunos começaram a se reconhecer, notamos que muitos nunca haviam visto como realmente são. Inclusive, um dos meninos gostou tanto de seu avatar com o cabelo curtinho, que pediu para a mãe fazer um novo corte", reforçou.  

Autoestima, criatividade e outras habilidades

Um dos objetivos do projeto é trabalhar as habilidades cognitivas e socioemocionais dos alunos, além de elevar a autoestima e criatividade. Os livros impressos são o resultado final da iniciativa.

Para o pequeno Arthur Vital, do 1° ano E, a espera finalmente acabou. "Já havia me imaginado nos quadrinhos da Turma da Mônica, mas não achei que fosse legal assim. Vou terminar de ler em casa", agradeceu.

A mãe do estudante, Vilma Maria, disse que está feliz com o progresso das crianças. "Eles chegaram "crus" e estão aprendendo gradativamente. As professoras, os amiguinhos e cada colaborador da escola fazem parte disso. A Prefeitura está de parabéns pelo novo projeto dos livros. Estamos encantados de vê-los nas páginas", comemorou.

52 mil livros

Ao todo, estão sendo entregue 52 mil livros porque cada aluno do Ensino Fundamental I recebe quatro exemplares. Os títulos variam entre 'Conhecendo o Monstrinho da Felicidade', 'Conhecendo o Monstrinho da Tristeza', 'Turma da Mônica pelo Brasil' e 'Turma da Mônica em Brincadeiras Criativas.

A estudante Alicia Cardoso, do 2° ano B, não tinha ideia de como ficaria um livro seu. "Quando fiz meu avatar, escolhi um óculos de coração porque queria me sentir na praia. Fiquei bem parecida com os desenhos e quero mostrar pra todo mundo", finalizou. 

Formação de professores e técnicos

O projeto começou a ser desenvolvido na rede municipal de ensino em março deste ano e os professores precisaram passar por uma capacitação para aplicação em classe.  

Dentro da História - Dentro Educa

A 'Dentro Educa' é o braço educacional por trás do Projeto Dentro da História, que nasceu há sete anos em uma bienal do livro, em São Paulo. A iniciativa segue as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e leva às escolas cadastradas um projeto híbrido, que começa no digital e resulta em livros físicos autorais.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EDUCAÇÃO

Brincadeiras africanas e indígenas integram Semana do Brincar em São Vicente

EMPREENDEDORISMO

Feito em Santos: artesã comemora chance de ampliar os negócios e ver produtos indo para o Exterior

TRÂNSITO

Santos reinaugura 'minicidade' educativa e anuncia criação da Escola Pública de Trânsito

2
Entre em nosso grupo