Segunda, 20 de Maio de 2024

DólarR$ 5,11

EuroR$ 5,55

Santos

21ºC

Litoral

Efeito La Niña faz volume de chuvas aumentar na Baixada Santista e liga alerta amarelo na região

A principal característica desse fenômeno é a desregulação das chuvas

Por Lucas Campos - Redação BS9

11/01/2022 - terça às 10h43

A previsão é que o mês termine com uma quantidade de chuvas acima da média - (foto: divulgação/PMS)

A Baixada Santista tem sido atingida por fortes chuvas nos últimos dias e a situação deve piorar nos próximos dias, principalmente a partir desta terça-feira, dia 11.
 
O Instituto Climatempo explica que já é bastante comum acontecerem chuvas volumosas no verão em boa parte do Brasil, mas um fenômeno que está acontecendo desde o ano passado tem contribuído para isso.
 
Alguns fatores fazem com que a chuva se potencialize e fique mais forte, mais persistente e volumosa. E estamos passando desde o ano passado sob a influência do fenômeno La Niña, que provoca o resfriamento das águas do Pacífico.
 
A principal característica desse fenômeno é a desregulação das chuvas, impactando em sua distribuição, que deve permanecer até o fim do verão, podendo se esticar até o começo do outono. A previsão é que o mês termine com uma quantidade de chuvas acima da média começando a ficar mais intensas nesta semana.
 
A Baixada Santista encontra-se em alerta amarelo (chuvas intensas) até o final da semana. Nesta terça-feira, dia 11, a previsão é que a chuva chegue a 50 mm e a temperatura não passe de 26º.
 
Já nesta quarta e quinta-feira, a expectativa é que chova ainda mais, com raios e trovões, com índices de até 70 mm e temperatura na casa dos 25º.
 
Para sexta-feira, a previsão ainda é de fortes chuvas (50 mm) mas a temperatura sobe um pouco, chegando nos 28º. No final de semana, as chuvas devem dar uma trégua, com temperatura média de 29º.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

COMA BEM

Caminhão do Peixe em Guarujá tem pescados a preços acessíveis

CONTRA INVASÕES

Bertioga interrompe comércio ilegal de lotes em operação com a polícia ambiental

EVENTO

Domingueira da Saudade promete agitar Mongaguá em junho

2
Entre em nosso grupo