Segunda, 20 de Maio de 2024

DólarR$ 5,11

EuroR$ 5,55

Santos

21ºC

Litoral

Crea-SP reforça discussão sobre cidades inteligentes em evento neste fim de semana, em Santos

Palestra sobre o tema e oficinas interativas fazem parte da programação de mais um encontro do Colégio Regional de Inspetores, nestas sexta e sábado

Redação BS9

04/01/2022 - terça às 16h00

O Colégio Regional de Inspetores busca auxiliar os municípios na produção de diagnósticos para a efetivação de projetos sobre cidades inteligentes - Divulgação

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) promove em Santos o primeiro Colégio Regional de Inspetores de 2022. Marcado para sexta-feira, dia 7, e sábado, dia 8, o encontro tem como objetivo avançar com as discussões relativas às cidades inteligentes, para que profissionais da área tecnológica possam aplicar o conceito em projetos em seus municípios. A expectativa é receber cerca de 205 inspetores do Conselho na região.  
 
A abertura do evento será na sexta, às 18h, no auditório da Unisanta (Rua Dr. Cesário Mota, 8, Bloco E - 4° andar, Boqueirão). Na oportunidade, será apresentado o balanço de fiscalização de 2021, que superou a meta de 200 mil estabelecida no início do ano passado. O mês de dezembro terminou com mais de 282 mil ações fiscalizatórias, cerca de 40% a mais que o previsto. 
 
No sábado, das 8h45 às 15h30, a programação do evento segue com palestra sobre cidades inteligentes, ministrada pela doutora em Engenharia e Planejamento Urbanos, Iara Negreiros, da Spin (Soluções Públicas Inteligentes) - primeira consultoria brasileira voltada exclusivamente ao movimento. Além disso, o evento oferece oficinas interativas encabeçadas pela especialista.  
 
Com o foco de fortalecer o debate sobre cidades inteligentes, o Colégio Regional de Inspetores busca auxiliar os municípios na produção de diagnósticos para a efetivação de projetos sobre o tema. E, dessa forma, trabalhar estratégias para que os municípios atendam de forma efetiva cada cidadão. Nessa linha, o Crea-SP busca ampliar a presença da engenharia, agronomia e geociências e acelerar a transformação das cidades.   
 
“Por meio destes encontros, buscamos incentivar novas iniciativas que desenvolvam o conceito de cidades inteligentes, ao passo que proporcionamos aos profissionais uma visão cada vez mais estratégica sobre a cidade que temos e queremos. Por isso, é preciso pensar como as ações podem ser trabalhadas para que sejam realmente efetivas para todos os cidadãos”, observa o presidente do Conselho, Vinicius Marchese.  
 
Os inspetores são os profissionais voluntários designados pelo Conselho para, junto a suas comunidades, melhorar a eficiência da ação fiscal em defesa do exercício profissional e da sociedade. O Colégio de Inspetores é o Fórum Permanente, que tem como funções o aprimoramento dos inspetores, discussão e proposição de ações, elaboração de estratégias para melhoria das relações institucionais na sociedade, entre outros. Dessa forma, o Colégio promove a valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea como agentes transformadores, importantes para o desenvolvimento sustentável dos municípios. 
 
Avanços em 2021
O Colégio de Inspetores já passou por seis cidades em diferentes regiões do estado de São Paulo. Como os municípios de Piracicaba, Taubaté, Mogi-Guaçu, Catanduva, Campinas e Santo André. 
 
O treinamento voltado a cidades inteligentes já contemplou mais de mil profissionais da área tecnológica, abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. E todos os participantes, ao final do curso, tiveram o desafio de promover as mudanças em suas cidades, com base nos diagnósticos levantados durante o encontro.
 
Os próximos encontros serão em Ribeirão Preto (21 e 22/01), Avaré (28 e 29/01) e em Araçatuba (05 e 06/02). 
 
Sobre o Crea-SP
Instalada há 87 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 75 mil empresas registradas.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

COMA BEM

Caminhão do Peixe em Guarujá tem pescados a preços acessíveis

CONTRA INVASÕES

Bertioga interrompe comércio ilegal de lotes em operação com a polícia ambiental

EVENTO

Domingueira da Saudade promete agitar Mongaguá em junho

2
Entre em nosso grupo