Segunda, 24 de Junho de 2024

DólarR$ 5,39

EuroR$ 5,78

Santos

31ºC

BERTIOGA

Confira os planos de Matheus Rodrigues, pré-candidato à prefeitura de Bertioga

Vereador pelo PSD em segundo mandato, ele é apontado pela população local como o melhor parlamentar da Câmara Municipal

da Redação BS9

24/01/2024 - quarta às 00h01

"A primeira medida será não parar os serviços públicos que estão dando certo e já no primeiro dia, [...] iniciar o diálogo com o Governo do Estado, na questão de Segurança Pública e Saúde Municipal - Reprodução/Facebook

O Portal BS9 Litoral e Vale, junto ao Instituto Badra, prossegue com a série de entrevistas com os candidatos a prefeito nas nove cidades da Baixada Santista. Conheça os planos de Matheus Rodrigues, filiado ao PSD.

As dez perguntas:

Portal BS9:  Por que o Sr. deseja ser prefeito de Bertioga?

Matheus Rodrigues: Esta é a pergunta que mais me fazem na rua... para falar do desejo de ser Prefeito de Bertioga, preciso falar do sonho... desde quando meu pai foi Vereador... E, eu nesta oportunidade em ser Vereador também, por dois mandatos, venho observando nossa cidade, venho convivendo com a população... vi a cidade caminhar para frente, as coisas acontecendo, mas também vejo muitas falhas, a falta de perspectiva de futuro do jovem bertioguense, vejo a nossa deficiência na saúde , na segurança, a deficiência em gerar mais empregos, emprego de qualidade para avançarmos, e aquele olhar especial pelas pessoas com necessidades especiais que é uma causa que carrego na alma( pois tive um irmão síndrome de down que faleceu aos 22 anos quando eu tinha 20 anos). Sendo assim, dentro das minhas expectativas, deste sonho em contribuir para melhorar Bertioga, reuni e sigo reunindo um grupo de pessoas que pensam no desenvolvimento de Bertioga. Estamos focados em construir um Projeto que faça Bertioga avançar. Me preparei e quero desenvolver este projeto com  pessoas que só querem o bem de Bertioga. 

BS9: Imaginando que o Sr. será eleito prefeito de Bertioga, qual será a primeira medida que o Sr. irá adotar ao chefiar o Executivo Municipal?

Matheus: A primeira medida será não parar os serviços públicos que estão dando certo, e já no primeiro dia, ou na transição caso seja eleito Prefeito, incansavelmente, iniciar o diálogo com o Governo do Estado, na questão da Segurança Pública e Saúde Municipal, que são os dois pilares que trabalharei de imediato, Segurança e Saúde . O Prefeito assume num período em que a nossa cidade estará cheia de turistas, a Operação Verão estará aí, o fluxo de usuários da Saúde aumentam, e precisamos olhar estas duas situações logo de cara, a saúde e a segurança. Farei um grande Projeto para a Saúde e Segurança no Município de Bertioga. 

BS9: Na sua opinião, qual o principal problema enfrentado hoje pelo município de Bertioga e que compromete a qualidade de vida do morador da cidade?

Matheus: Como já disse na resposta anterior, considero Saúde, Segurança, geração de Empregos e novas oportunidades para a população. Porém, o enfrentamento a saúde deve ser encarado de forma prioritária, porque pessoas estão sofrendo muito com demora em transferências de atendimentos que a cidade não tem, demora em realização de exames, e de uma melhor estrutura hospitalar… isso talvez pela falta de uma ação mais integrada entre Estado, Federação e Município, e também de um olhar no equilíbrio de investimentos. Então, focarei nas questões da Saúde e Segurança.

BS9: O Sr. poderia dizer quais as três principais ações e ou programas que pretende desenvolver caso venha tornar-se Prefeito de Bertioga?

Matheus: Minhas bandeiras serão Saúde, Segurança Pública e geração de Empregos, porém preciso acrescentar um assunto que já disse ser de suma importância para mim, a causa das pessoas com necessidades especiais. Pensando um pouco “fora da caixa”, para trazermos algumas indústrias não poluentes, e fortalecer nosso comércio local, tornando Bertioga mais atrativa para quem já empreende no município e para quem possa vir empreender. Talvez criar uma área industrial, focando em gerar mais oportunidades para que a população de Bertioga não precise sair daqui para trabalhar fora, e investir no Turismo como uma indústria. Esta é uma ideia na qual o nosso grupo já está trabalhando e desenvolvendo o Plano de Governo.

BS9: O Sr. já tem definido o nome do candidato a viceprefeito em sua chapa? Quem é ele (a)?

Matheus: Não está definido ainda, temos alguns nomes, com os quais estamos dialogando. Nosso grupo pensa em uma chapa com duas pessoas comprometidas ao extremo com Bertioga, que realmente queiram se dedicar, assim como eu. É um sonho ser Prefeito de Bertioga, e quero uma pessoa que sonhe comigo, mas que também esteja preparada para nos ajudar solucionar problemas, porque a Prefeitura tem problemas diários a ser resolvidos. Sou Vereador, vivencio isto, então é necessária uma dedicação exclusiva para fazermos realmente a transformação que Bertioga precisa e merece.

BS9: Em termos políticos e também de gestão pública, que qualidades o Sr. acredita possuir que o diferencia dos demais pré-candidatos?

Matheus: Como disse me preparei e tenho certeza que me preparo mais ainda cada dia que passa para ser Prefeito de Bertioga, me preparei para este momento, tenho dois mandatos de Vereador, meu pai foi Vereador durante seis mandatos, e isso só não é maior que o respeito que tenho pelas pessoas daqui que me viram crescer nessa cidade, cidade que me deu a oportunidade de estar onde estou, e devo retribuir isso a altura, além de também ter me preparado fazendo a faculdade de direito e pós graduado em administração pública com ênfase em gestão pública. Temos um grupo de pessoas preparadas e preparando um Plano de Gestão. Vi o que os gestores erraram, acertaram e não tenho o direito de errar as mesmas coisas que eles, tenho que fazer Bertioga avançar. Esta é a minha vontade. Acredito que as deficiências que qualquer Prefeito tenha, e outros tiveram, superaremos com vontade. Quem ouve mais erra menos. Estamos montando uma equipe determinada em realmente alcançar uma transformação da cidade. É isso que me motiva, e ter estas pessoas ao meu lado, me sinto preparado, porque sei o que quero para Bertioga e a população da nossa cidade.

BS9: O Sr. está satisfeito com a gestão do Governador Tarcísio de Freitas frente ao Governo do Estado de São Paulo? E o Presidente Lula, à frente da Presidência da República?

Matheus:  Acompanho de perto o Governo Tarcísio. Estou muito satisfeito, acho que o Tarcísio é uma grande surpresa, o Estado de São Paulo merecia um Governador como ele, com olhar mais humanitário e diferenciado. Identifico-me muito com o Tarcísio, porque também tenho este olhar, quero fazer uma gestão com eficiência, esta é a palavra de ordem na nossa gestão se assim alcançarmos: eficiência e respeito aos impostos do contribuinte, ao pagamento de impostos de cada um dos moradores de Bertioga. Nós sabemos que teremos eficiência com o gasto público para alcançar os índices e as melhorias que a cidade e a população precisam.

Não sou eleitor do Presidente Lula, mas como eu não torço contra a minha cidade, eu não torço contra o nosso país. Espero que o Brasil avance, que o país ande, e no momento em que precisar pensar sobre eleição nacional, terei meus posicionamentos. Agora meu foco é Bertioga.

BS9: O Sr. aprova ou reprova o desempenho do atual prefeito de Bertioga, Caio Matheus, À frente do Executivo Municipal?

Matheus: O Caio é um cara novo também, como todos os políticos tem erros e acertos. A cidade vem se desenvolvendo, mas acho que algumas coisas ficaram pelo meio do caminho e observei isto. E são estas coisas que quero colocar nos eixos. Continuar com o que está dando certo, não quero mexer no que dá certo, mas sim corrigir o que esta gestão falhou. Então, penso na gestão do Caio Matheus como baliza, não quero errar onde penso que ele tenha errado ou não priorizado.

BS9: O Sr. assume o compromisso de caso eleito, ampliar os recursos orçamentários destinados às áreas do Turismo, Esporte e Cultura, já no segundo ano de governo?

Matheus: Sempre falo com meus amigos que a Prefeitura é uma engrenagem cheia de dentes, e cada Secretaria é um dente desta engrenagem, e se elas patinam a cidade falha. O Turismo na nossa cidade deve ser sustentável, receptivo e uma grande indústria, gerando mais oportunidades para as pessoas, e o Turismo de Bertioga pode. Sem investimento não é possível, tem que fomentar. Se pretender abrir um comércio, você precisa alugar o ponto, comprar mercadorias, gôndolas, infraestrutura, para depois abrir e passar a faturar. A nossa cidade avançou bastante na questão do turismo, mas eu vejo muito mais potencial de crescimento. O Turismo é a maior indústria que nós temos, e precisamos investir mais. Hoje temos o turismo esportivo, cultural, de atletas, precisamos lidar com isso como um todo. Temos os esportistas locais, atletas de final de semana. Pretendemos desenvolver Projetos Culturais regionais, não só afro, mas também da raiz do bertioguense. Quero fortalecer o Turismo, Esporte e Cultura, pensando em eventos regionais. Pode acreditar que serão engrenagens que encontraremos equilíbrio e investimentos na minha gestão.

BS9: Como melhorar o desempenho das áreas da Saúde e Segurança no município de Bertioga?

Matheus: Estas são as duas bandeiras que defenderemos na minha gestão. A gestão de Bertioga falhou nestes sete anos. Estou buscando exemplos de cidades do porte de Bertioga que deram certo. Visitei a Central de Monitoramento de São José dos Campos, que é uma das cidades consideradas mais seguras do país, buscando conhecimento na questão de inteligência, de Segurança Pública. Estou mantendo diálogo com algumas pessoas do Governo do Estado, da Polícia Militar e Civil, que me estão orientando. Construindo um Projeto, a base da Segurança Pública em Bertioga, como disse o nosso Governador Tarcísio, com mais eficiência e resolutividade, realmente para que a população possa sentir que existe um trabalho em desenvolvimento. E na Saúde , quero fazer um Projeto de Reestruturação, penso na informatização e digitalização do sistema, No meu mandato de vereador já fiz um pedido de que as unidades básicas de saúde deixem de ter aqueles prontuários de papel e digitalizem, liberando espaço nas unidades e interligando o atendimento do paciente que passou na UPA central e em qualquer unidade de bairro num único sistema com o histórico na palma da mão do profissional de saúde, e que tivéssemos um aplicativo de agendamento de consultas e exames. Até os dias de hoje a gente vê rotineiramente que nos dias que são liberados os agendamentos de consultas médicas, as unidades com filas de pessoas que madrugam para garantirem sua senha, debaixo de sol ou chuva… isso é inadmissível nos dias de hoje com a evolução da internet e sabendo que outras cidades já utilizam esse sistema digital. Temos também a ideia e vontade de colocar em prática em parceria com o governo estadual uma UPA no extremo norte de Bertioga, para atender a população de Boracéia, Guaratuba e região, pois q necessidade e distância são visíveis e podem atrapalhar muito ao salvar uma vida. Algumas coisas avançaram, outras retrocederam, e no meio disso a população carente de melhores serviços, clamando por saúde. Tem a questão do hospital... Não quero antecipar, mas estamos construindo um grande Projeto para Saúde de Bertioga, com profissionais qualificados, administradores da área de saúde, de gestão hospitalar, pessoas que entendam de gestão pública. Eu tenho uma ideia do que quero e eles estão me ajudando a construir, com responsabilidade financeira, valorizando os impostos pagos pelas pessoas e acima de tudo valorizando os bertioguenses

Próxima semana - A série de entrevistas com pré-candidato às prefeituras da Região chega na próxima semana a Cubatão. No dia 29, segunda-feira, é a vez do Dr. Paiva. Dia 30, Toninho Vieira e fechando o ciclo, na quarta-feira, dia 31, César Nascimento.

O Portal BS9 Litoral e Vale destaca que serão entrevistados os três primeiros colocados, de cada um dos nove municípios da Baixada Santista, de acordo com a mais recente pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Badra, na primeira semana de janeiro. Todos os pré-candidatos responderão às mesmas perguntas. Não haverá edição ou cortes por parte da redação do BS9.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SAÚDE

Carreta da mamografia com exames gratuitos inicia atendimento em Bertioga nesta terça (25)

SAÚDE

Novo Centro de Especialidades Odontológicas de Guarujá será entregue no dia 25

EVENTO

Festival une meio ambiente, cultura, moda, empreendedorismo e tradição em Cubatão

2
Entre em nosso grupo