Segunda, 24 de Junho de 2024

DólarR$ 5,41

EuroR$ 5,81

Santos

28ºC

Santos

Começa a Operação Travessia Segura na orla da praia e segue até 6 de março

Ação ocorre sempre aos finais de semana, em 10 locais com faixa para travessia de pedestres

Redação BS9

08/01/2022 - sábado às 09h30

Objetivo é conscientizar os motoristas sobre prioridade do pedestre nas travessias - Foto: Marcelo Martins/PMS

A partir deste sábado, dia 8, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) desenvolve na orla a sua campanha de verão, a Operação Travessia Segura. A ação ocorrerá sempre aos finais de semana, em 10 locais com faixa para travessia de pedestres sem semáforo e vai mobilizar agentes de trânsito, além de recursos visuais (painéis e infláveis). As atividades seguem até 6 de março.

O objetivo é conscientizar os motoristas sobre a prioridade do pedestre nas travessias demarcadas e sem semáforo, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Vamos deflagrar essa operação pela orla, pois com a temporada de verão, é a região com maior movimento de motoristas e também de pessoas, turistas e santistas, se deslocando a pé. Posteriormente, a iniciativa vai migrar para outros pontos da Cidade”, diz o presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves.

“O que pretendemos é consolidar o respeito ao que estabelece a lei. É obrigação do motorista parar nas faixas de travessias sem semáforo e dar a passagem ao pedestre, para que este possa transpor a via com plena segurança".

Banners e infláveis
A Travessia Segura terá, nos 10 pontos mapeados, agentes que receberam treinamento especial para a operação. Sempre aos sábados e domingos, das 10h às 16h, estarão monitorando o trânsito e auxiliando na travessia de pedestres. Também banners e infláveis com o logo da campanha estarão posicionados na orla, para chamar a atenção dos condutores. Mais de 60 ônibus que têm trajeto pela orla circularão com o material da campanha, para reforçar a ação.

O trabalho também mira a conscientização dos pedestres. Os agentes da CET vão orientar os caminhantes no sentido de que procurem sempre atravessar pela faixa. O presidente da empresa enfatiza que a segurança no trânsito depende do respeito às normas e da mudança de comportamento de todos que utilizam vias públicas.

Locais onde haverá travessia realizada pelos agentes
1. Av. Presidente Wilson x Rua Maranhão
2. Av. Presidente Wilson x Rua Quintino Bocaiúva
3. Av. Presidente Wilson x Galeria AD Moreira
4. Av. Vicente de Carvalho x Rua Carlos Afonseca
5. Av. Vicente de Carvalho x Rua da Paz
6. Av. Vicente de Carvalho x Rua Ângelo Guerra
7. Av. Bartolomeu de Gusmão x Rua Anália Franco
8. Av. Bartolomeu de Gusmão x Rua Januário dos Santos
9. Av. Samuel Augusto Leão de Moura (Aquário)
10. Av. Saldanha da Gama x Museu de Pesca 


Dez anos de faixa viva
Desde maio de 2011, a CET-Santos realiza a campanha Faixa Viva, promovendo a conscientização de motoristas sobre a prioridade do pedestre nas travessias sem semáforo. 
Levantamento considerando 10 anos antes e 10 anos após (maio passado) o lançamento da campanha mostrou redução de 28% de atropelamentos. O efeito positivo contribuiu para a diminuição das mortes no trânsito santista.

Dados:
2010 - 52 óbitos
2020 - 34 óbitos
Redução de 35%
Campanha Faixa Viva foi criada em 2011


Desde maio último, já com o propósito de consolidar o respeito ao direito do pedestre, a campanha Faixa Viva ganhou nova dinâmica, com ações contínuas num mesmo local. Foram atendidos importantes corredores de tráfego da Cidade como as avenidas Ana Costa, Conselheiro Nébias e Álvaro Guimarães (Zona Noroeste) e também feiras livres.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SAÚDE

Carreta da mamografia com exames gratuitos inicia atendimento em Bertioga nesta terça (25)

SAÚDE

Novo Centro de Especialidades Odontológicas de Guarujá será entregue no dia 25

EVENTO

Festival une meio ambiente, cultura, moda, empreendedorismo e tradição em Cubatão

2
Entre em nosso grupo